Terapias anabólicas ósseas para a osteoporose

Fraturas frágeis são as consequências mais significantes da osteoporose, e terapias para essa doença são julgadas […]


Fraturas frágeis são as consequências mais significantes da osteoporose, e terapias para essa doença são julgadas pela sua eficácia em reduzir a sua incidência. O remodelamento ósseo consiste em dois processo, na resorção óssea e na formação óssea, os quais precisam estar em equilíbrio para manter a massa óssea. Osteoporose pós-menopáusica é caracterizada por um estado de alto remodelamento ósseo levando a uma queda na massa óssea. Agentes que reduzem a resorção óssea são eficazes em estabilizar a arquitetura óssea e reduzir a incidência de fraturas na osteoporose.

A terapia anti-ressortiva tem um papel central na manutenção da osteoporose, mas não pode restaurar a estrutura óssea que foi perdida devido a um aumento no remodelamento. Possivelmente, isso pode ser atingido a uma extensão por agentes anabólicos, o que aumentando a formação óssea pode aumentar a massa óssea. Durante a última década, estudos testemunhama um progresso significante no entendimento dos eventos celulares que regulam a diferenciação celular osteoblástica e sua função. Isso leva a um desenvolvimento de agentes novos que podem melhorar a formação óssea e, como consequência podem restaurar a estrutura óssea.

Agentes anabólicos tem um papel na manutenção da osteoporose severa e nas formas específicas da doena caracterizada pela queda na formação óssea e remodelamento, como a osteoporose induzida pela glicocorticóide. A administração dos fatores sistêmicos de crescimento para a manutenção da osteoporose é limitada por uma falta de especificidade esquelética. A possibilidade de modificar a atividade de um sinal anabólico especificamente no ambiente esquelético pode oeferecer uma rota para uma nova terapia para o tratamento da osteoporose.

Referências

CANALIS, E. Update in New Anabolic Therapies for Osteoporosis, J Clin Endocrinol Metab, V.95, N.4, P.1496-1504, 2010.

Por Joyce Rouvier

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora