15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  RPT reúne 344 atletas para o 81º Jogos Abertos

  RPT reúne 344 atletas para o 81º Jogos Abertos

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  RPT reúne 344 atletas para o 81º Jogos Abertos

Compartilhe

Interior

RPT reúne 344 atletas para o 81º Jogos Abertos

Disputas ocorrerão simultaneamente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires

Por Renato Piovesan

15 nov 2017 às 10:06 • Última atualização 15 nov 2017 às 10:37

A RPT (Região do Polo Têxtil) terá 344 atletas na 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que ocorrem desta quarta-feira (15) até o dia 26, no ABC Paulista. Embora as competições só comecem na quinta-feira (16), os primeiros atletas são aguardados já nesta quarta-feira nas cinco sedes conjuntas do evento multiesportivo. As disputas ocorrerão simultaneamente em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires, com cerca 12 mil atletas de quase 200 cidades paulistas, configurando a maior competição deste segmento na América Latina.

Os Jogos Abertos contam com 32 modalidades esportivas e duas divisões – equipes e atletas campeões nos Jogos Regionais disputarão a primeira divisão, enquanto os vice-campeões jogarão a segunda. É possível obter índice olímpico em natação e atletismo.

A maior delegação da RPT nos Jogos Abertos será de Hortolândia, com 160 atletas, entre homens e mulheres, que disputarão 11 modalidades. Americana vem em seguida, com 90 atletas, sendo representada por quatro equipes na primeira divisão: basquete feminino Sub-21, biribol masculino livre, ginástica artística feminina (até 14 anos), ginástica rítmica feminina livre e malha masculino.

Foto: Prefeitura de Hortolândia / Divulgação
A maior delegação da RPT nos Jogos Abertos será de Hortolândia, com 160 atletas, entre homens e mulheres, que disputarão 11 modalidades

Na segunda divisão, as equipes americanenses na disputa por medalhas serão de basquete masculino livre, futebol masculino Sub-20, karatê masculino e taekwondo masculino. Por fim, na divisão única, competirão pela cidade atletas de natação masculino e feminino, atletismo masculino, atletismo ACD, além de tiro com arco masculino (modalidade extra).

A estreia de Americana será somente na sexta-feira. Às 8 horas, as meninas da ginástica artística fazem suas primeiras apresentações, enquanto às 11 horas o time Sub-20 do Rio Branco, representando a cidade, enfrentará Pindamonhangaba, às 11 horas, em Santo André. O Tigre utilizará o torneio como preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que começa dia 2 de janeiro.

Santa Bárbara d’Oeste terá 80 atletas nos Jogos Abertos, com equipes em ação no basquete feminino, tênis de mesa masculino e feminino, vôlei de praia feminino, luta olímpica, atletismo ACD, atletismo feminino e masculino e xadrez. Por fim, a menor delegação da RPT no evento será de Sumaré, com 14 atletas.
A cerimônia de abertura será realizada na sexta-feira no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo a partir das 10 horas, com desfile de todas as delegações participantes, acendimento de pira olímpica e atividades culturais.