15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Americanense faz preparação para Ultraman

  Americanense faz preparação para Ultraman

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Americanense faz preparação para Ultraman

Compartilhe

UB515

Americanense faz preparação para Ultraman

Em três dias, Fred Alves irá nadar 10 km em mar aberto, pedalar por 421 km de estrada e correr mais 84 km no asfalto de rodovia

Por Renato Piovesan

25 fev 2017 às 08:21 • Última atualização 25 fev 2017 às 18:52

O engenheiro civil e de segurança do trabalho Fred Alves, de 40 anos, representará Americana pelo segundo ano consecutivo no Campeonato Sul-Americano de Ultra Distância UB515. A prova de triatlo, que é a única da América do Sul na distância Ultraman, ocorrerá de 5 a 7 de maio, com percurso entre Ubatuba e Rio de Janeiro, passando por Parati. Nos três dias de competição, os atletas terão o desafio de completar longas distâncias em mar aberto (10 km), bicicleta em estrada (421 km) e corrida no asfalto de rodovia (84 km).

Obviamente, é uma prova para poucos. Neste ano, serão 35 competidores de toda a América do Sul, com homens e mulheres – Luiza Tobar, de Campinas, por exemplo, foi campeã em 2015. Já Fred Alves buscará ao menos concluir o UB515, o que já é uma meta ousada, já que anualmente menos da metade dos participantes conseguem chegar à linha de chegada, na praia da Barra da Tijuca, no Rio. Ano passado, em sua estreia na competição, o americanense cumpriu as provas de nado e pedal, mas não teve condições de participar da ultramaratona do último dia, em virtude de uma lesão sofrida um mês antes da competição.

“Ano passado, um mês antes da prova, tive uma lesão, uma fratura por estresse na tíbia, por causa do volume de treino. Consegui fazer o primeiro e segundo dias, mas não consegui ir para a ultramaratona”, lembra Fred, que iniciou sua preparação em novembro, utilizando a piscina, a pista de atletismo e o velódromo do Centro Cívico. “Durante todo o ano, fazemos provas mais curtas, até para pegar uma velocidade e um ritmo. Cinco meses antes da prova, começa uma periodização focada na prova mesmo. Divido os treinos entre o período da manhã e final da tarde, cerca de quatro horas por dia”, conta.

CABEÇA. Segundo ele, apesar do cansaço e exaustão da prova, o lado psicológico também tem peso representativo. “Na prova o lado psicológico influencia bastante. É praticamente 70% cabeça e 30% corpo. Independente do nível de treinamento que se tem, o atleta sempre está exposto a dor nas costas, vento, calor excessivo, e até mesmo a dificuldade para alimentação”, explica Fred, que já disputou nove Ironmans (provas de triatlo com distâncias de 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida) na carreira.

Na edição do ano passado, Ivan Albano foi tricampeão do UB515 ao vencer com tempo geral de 23h04min57s, considerando as provas de natação, ciclismo e corrida.