15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Julio Vitor quebra jejum do Rio Branco na seleção

  Julio Vitor quebra jejum do Rio Branco na seleção

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Julio Vitor quebra jejum do Rio Branco na seleção

Compartilhe

Futebol

Julio Vitor quebra jejum do Rio Branco na seleção

Atacante participará de um período de treinos voltado ao Sul-Americano

Por Renato Piovesan

22 out 2016 às 11:51

No gramado onde jogadores que ganharam o mundo como Bruno César, Diego Tardelli, Elano e Gabriel Boschilia deram seus primeiros toques na bola, o futebol brasileiro vê surgir uma nova promessa. Julio Vitor, destaque do time Sub-17 do Rio Branco, vai trocar, por uma semana, o campo do Unidos da Cordenonsi, onde treina desde os dez anos, pela Granja Comary, a casa da seleção brasileira.

Mesmo com apenas 15 anos, o jovem atacante já entrou para a história do Tigre, que não tinha um jogador convocado desde 2000, quando o lateral-direito Gustavo foi chamado para defender as seleções de base. Com a amarelinha, Julio Vitor participará de uma etapa de treinamentos com o técnico Guilherme Dalla Déa em preparação para o Sul-Americano Sub-17, que será disputado no Chile em fevereiro.

Foto: Dener Chimeli / O Liberal
Mesmo com apenas 15 anos, Julio Vitor já faz parte da história do clube alvinegro

“Eu sinceramente não esperava a convocação. A notícia veio pelo meu treinador (Raphael Pereira) no ônibus quando estávamos indo para Cotia para jogar com o São Paulo. Fiquei muito feliz, é um momento espetacular para a minha carreira. Estou muito ansioso”, diz o garoto, que embarca para o Rio na manhã deste domingo e volta a Americana no próximo sábado.

A convocação veio após Julio Vitor ter alcançado números surpreendentes no Paulista da categoria, em que aparece como vice-artilheiro, com 17 gols.

O Rio Branco se despediu da competição na semana passada, mas a seleção brasileira deu seu voto de confiança ao atacante, que se destacou mesmo sendo mais novo que a maioria dos atletas do torneio, que têm 16 anos.

Para um dos “pais” de Julio no futebol, o técnico do Unidos, Cláudio de Oliveira Pinto (“Repiado”), brilhar ao lado de jogadores mais velhos não chega a ser novidade para o atacante.

“Desde os dez anos de idade, quando o trouxemos dos campinhos de Nova Odessa para treinar no Unidos e na base do Rio Branco, ele já chamava a atenção. Em todas as categorias que ele jogou, foi artilheiro. E sempre jogou uma categoria acima. Com dez anos jogava com os de 11 e continuou sempre assim”, conta Repiado, que tenta manter o foco do garoto neste momento de badalação por sua primeira convocação.

“O conselho que eu dou é para ter sempre o pé no chão. O mundo do futebol é complicado, tem muitas pessoas ruins. Talento ele tem de sobra, é um menino dedicado, habilidoso, se espelha muito no Neymar e tenho certeza que ele vai evoluir muito e ainda vai jogar em times grandes do Brasil e da Europa”, aposta.

O futuro do garoto é incerto para 2017, mas o atleta já foi inscrito pelo Rio Branco para a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

MAIS UM. Julio Vitor é natural de São Bernardo do Campo e mora em Nova Odessa desde 2000. Mas a RPT (Região do Polo Têxtil) terá também um representante nascido em uma de suas cidades na convocação: o barbarense Vinicius Romualdo dos Santos, atacante do Grêmio e que vai disputar a posição justamente com Julio Vitor.