15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  ‘Roteiro Raízes’ chega a mil alunos

  ‘Roteiro Raízes’ chega a mil alunos

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  ‘Roteiro Raízes’ chega a mil alunos

Compartilhe

Cultura

‘Roteiro Raízes’ chega a mil alunos

Número foi alcançado no primeiro semestre de atividades após projeto ter sido reiniciado com parceria entre secretarias

Por Karina Pilotto

17 dez 2016 às 11:00 • Última atualização 16 dez 2016 às 21:47

Embarque com destino às 'raízes'

O projeto “Roteiro Raízes”, que foi reiniciado este ano por meio de parceria entre as secretarias de Cultura e Turismo e Educação, atendeu entre agosto e dezembro 861 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, além de 143 alunos da Educação Infantil. As atividades foram realizadas entre agosto e este mês de dezembro, sendo que entre maio e julho ocorrem o planejamento, desenvolvimento das atividades e formação dos monitores. De acordo com a coordenadora do projeto, Luciana Polline, as atividades devem continuar em 2017.

Por meio do projeto “Roteiro Raízes”, as crianças realizam visitas guiadas aos principais pontos turísticos de Americana: casas da Conserva, Ribeirão Quilombo, Cemitério da Saudade, Portal de Americana, Rodovia Anhanguera, nascente do Rio Piracicaba, Casarão do Salto Grande, Bairro Carioba, Casa de Cultura Hermann Muller, Biblioteca Municipal, Avenida Brasil (onde existiu o Parque Ideal) e também a Estação de Trem.

As atividades foram idealizadas nos anos 1990, por historiadores locais, e reativadas em 2016 com monitores que são estudantes universitários de História, Geografia, Pedagogia e Artes Visuais. “Quatro monitores acompanharam os alunos durante todo o roteiro, explanando o conteúdo histórico cultural e também alguns aspectos geográficos do município”, explica Luciana. Para aumentar a compreensão do conteúdo, são utilizados recursos pedagógicos, como dinâmica educativa, material audiovisual, fantoches e maquetes. “Isso torna a abordagem do tema mais atraente e significativa utilizando linguagens diferenciadas para alunos do fundamental e do infantil”, completa a coordenadora.

Foto: Dener Chimeli - O Liberal
Crianças fazem visitas guiadas aos principais pontos turísticos de Americana como o Casarão do Salto Grande

“O ‘Raízes’ possibilita o estabelecimento de uma linha cronológica dos fatos, permitindo aos alunos uma melhor relação entre presente e passado, e a partir disso é possível que ocorra a assimilação dos fatos históricos, de modo que sejam evidenciadas as diferentes formas de marcação do tempo, ou seja, anterioridade, posterioridade e simultaneidade”, ressalta o secretário de Cultura, Fernando Giuliani.