15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Banda Verde Vale traz décadas de história

  Banda Verde Vale traz décadas de história

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Banda Verde Vale traz décadas de história

Compartilhe

Lançamento

Banda Verde Vale traz décadas de história

Encabeçada por Jeová Pereira, que tem trajetória ligada ao cenário musical americanense, banda lança novo disco e remasterização do primeiro

Por Rodrigo Pereira

29 dez 2018 às 07:50 • Última atualização 29 dez 2018 às 12:19

O nome de Jeová Pereira está inevitavelmente ligado à história da música em Americana nas últimas décadas. Entre as provas disso estão a participação na primeira edição do Feca (Festival Estudantil da Canção de Americana), há 34 anos, evento no qual já venceu com a melhor composição; a parceria com o Trio Virgulino quando o grupo chegou do nordeste a Americana, no começo da década de 1980; e aulas de música que deu aos primeiros membros da banda do cantor Rodrigo José.

E o artista segue escrevendo novos capítulos desta trajetória, aos 65 anos. No último sábado, foi lançado nas plataformas digitais o segundo disco da Verde Vale, banda que encabeça como vocalista, guitarrista e compositor. Na mesma data, também foi disponibilizada uma versão remasterizada do primeiro álbum do grupo, que traz um rock mergulhado em uma época que Jeová conhece bem: os anos 1980.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
O músico Jeová Pereira ensaia em sua casa para o novo disco que ele e sua banda devem lançar em 2019

O primeiro álbum, “O Som do Verde Vale”, tem sete músicas e foi produzido em 2013 no antigo Banana Estúdios. Além de Jeová, formavam a banda Glauco Campestre (baixo e voz) e Rodrigo Barros (bateria e voz). Um dos destaques do disco é a faixa título, que ficou conhecida como o hino do festival oitentista “O Som do Verde Vale”, que se tornou um marco na cidade.

O segundo álbum, “Sonhar”, também com sete músicas, foi produzido em 2018 no Pepper Studio. A banda teve alterações: Rafael Francischangelis fez arranjos e gravações dos baixos e Glauco Campestre fez participação especial em duas faixas nos teclados. “O Jeová tem uma relevância para a música em Americana que quase ninguém tem”, aponta Rodrigo Barros.

Sentado ao lado de sua inseparável Fender Stratocaster 1970 preta e branca na varanda de sua casa, na Rua Abolição, no Vila Santa Catarina, onde segue dando aulas de música, Jeová conta que cresceu ouvindo Yes, Jimi Hendrix, Led Zeppelin e O Terço.

“A gente faz isso pelo sonho, pelo prazer que você tem, de criança”, revela, sobre ter conseguido lançar dois discos com a Verde Vale. Do mais atual, fala com orgulho da faixa “Não Há Inocentes”, que traz uma crítica à guerra. “Na guerra, você sai com seus próprios amigos e vai lá se matar. E são os jovens que fazem isso, porque os mais velhos, que são os sargentos, estão lá sentados mandando fazer”, reflete.

E foi quando ele também era jovem que começou sua história com a Verde Vale, entre 1982 e 83, mas com outra formação. “Era eu, Marcelo, Edmilson, Teco”, recorda Jeová.

Mas entre esse início e as mudanças de formações e gravações, o músico integrou outras bandas de destaque no cenário local, como a Sol Laranja, com Beto Franco (guitarrista e vocalista), Sergio Kina (baixo) e Rubão (bateria); a Raiz Quadrada e a Tropa de Choque.

“Eu toquei no [festival] Verde Vale a primeira vez em 82 e quebrou a corda da minha guitarra. Fiquei preocupado, passou um amigo meu e ele falou: ‘eu sei de uns caras de Santa Bárbara que têm essa corda’. E aí eram o Kina e o Sergio Franco”, conta.

Professor de música há mais de 40 anos, ele aponta como um dos seus méritos a possibilidade de passar seu aprendizado adiante. “Eu tive muito aluno aqui que hoje eu vejo os moleques tocando e falo: ‘esse cara toca melhor do que eu’. É legal fazer parte de uma coisa que você impulsionou”.