15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Lousa musical é recurso moderno de aprendizagem

  Lousa musical é recurso moderno de aprendizagem

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Lousa musical é recurso moderno de aprendizagem

Compartilhe

Educação

Lousa musical é recurso moderno de aprendizagem

Vitor Moreira explica funcionamento da PiMu, lousa que possibilita qualquer um a compor músicas, neste sábado, no Senac

Por Karina Pilotto

10 dez 2016 às 09:32

O músico Vitor Moreira, de Limeira, defende que todos podem compor. E por acreditar nisso criou um instrumento inusitado: a PiMu, uma louca de desenho musical, que permite a qualquer pessoa compor músicas, mesmo sem ter conhecimento teórico. Aqueles que desejam entender melhor como funciona a PiMu podem matar suas curiosidades e tirar dúvidas em uma palestra que acontece neste sábado, às 11h, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Americana. A entrada é gratuita.

A PiMu foi lançada este ano e visa cativar alunos durante o aprendizado musical. A ideia surgiu da experiência de Vitor como educador. Ele percebeu a necessidade de novos métodos de ensino da música para seus alunos.

Foto:
Conforme o aluno passa o pincel com a tinta, a lousa emite sons e permite um aprendizado diferente

“Fui estudar como todos são capazes de fazer música com o corpo, algo com que todos nascemos e é tão musical por natureza. Barulhos, ritmos do coração, respiração… Eu só quero potencializar a música que existe em todos”, explica o idealizador do instrumento inovador.

A lousa possui 24 pontos musicais, que podem ser combinados por meio do uso da tinta, ligando um ponto a outro, ou desenhando botões e teclados, para que assim possam ser acionados os sons. Ela funciona pelo fechamento de um circuito elétrico de dois pontos, o musical e a borda. O computador interpreta os pontos acionados, e assim é reproduzido o som. E se a tinta for apagada, a música para.

“Para uma pessoa ter uma produção musical, ela leva uns dois anos, entre domínio do instrumento e teoria. Com a PiMu possibilitamos que o aluno crie uma música desde o início do aprendizado. E simultaneamente, ele vai aprendendo as notas, as harmonias, entre outros conhecimentos. Isso ajuda bastante porque eles vão se sentir engajados e empoderados para continuar a estudar”, completa Moreira.

O projeto foi eleito em 9º lugar no concurso “Acelera Startup”, promovido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), com mais de 5,7 mil inscritos. O aparelho ainda não está à venda, mas existe uma lista de interessados em adquiri-lo no site www.pimu.com.br.

Acontece
A palestra sobre a PiMu ocorre hoje às 11h. A entrada é gratuita. O Senac Americana fica na Rua Doutor Angelino Sanches, 800, Vila Gallo. Informações pelo telefone 3621-1350.