'Santão' da Usina é reinstalado em Santa Bárbara d'Oeste

Imagem do Cristo Redentor datada de 1930 passou por manutenção e foi reinstalada em seu local de origem


A Festa da Negadinha, realizada neste domingo (25) em Santa Bárbara d’Oeste, além de alcançar a sua 20ª edição em 2017, contou com a presença de um “convidado” especial. A imagem do Cristo Redentor, carinhosamente apelidada pelos munícipes de ‘Santão’ da Usina Santa Bárbara, que havia sido retirado de frente da capela da Usina para manutenção, foi reinstalada no Caminho dos Flamboyants, seu local de origem, o qual anteriormente equivalia a estrada que ligava o empreendimento com a cidade. A iniciativa foi anunciada na última sexta-feira (23).

Foto: Divulgação
Santão da Usina Santa Bárbara foi reinstalado no Caminho dos Flamboyants

“Tomamos a decisão de fazer esse resgate histórico devido aos pedidos da população. Consultamos o Codepasbo (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara) e também a Associação dos ex-moradores da Usina, que aprovaram essa mudança, uma grande homenagem às pessoas que fazem parte da história da nossa cidade”, explicou o prefeito Denis Andia (PV) sobre a mudança, em nota da Prefeitura de Santa Bárbara.

Ainda segundo dados da Prefeitura, a imagem foi importada pela França pela Família Alves, e inaugurada em 1930. “Tem uma ‘porção’ de fé envolvida nisso tudo. Tinha gente que lavava o Santão quando precisava chover, chegavam tarde a sua casa e só sentiam o aconchego do retorno à Usina quando passava por ele e muitas outras histórias que passamos a conhecer conversando com as pessoas”, contou Andia sobre a história do monumento.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora