15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Santa Bárbara entra em estado de atenção

  Santa Bárbara entra em estado de atenção

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Santa Bárbara entra em estado de atenção

Compartilhe

Chuvas

Santa Bárbara entra em estado de atenção

Balanço divulgado pela Defesa Civil Regional inclui a cidade entre as nove cidades da região que registraram volume de chuva superior a 80 milímetros

Por Valéria Barreira

18 mar 2019 às 20:34 • Última atualização 19 mar 2019 às 07:28

Santa Bárbara d´Oeste entrou em estado de atenção após as chuvas do final de semana. Um balanço divulgado nesta segunda-feira (18) à tarde pela Defesa Civil Regional inclui a cidade entre os nove municípios da região que registraram volume de chuva superior a 80 milímetros.

Somente entre 14 e 17 horas do último sábado (16), período de maior chuva, o volume foi de 70 milímetros. O Ribeirão dos Toledos transbordou na altura dos bairros Jardim Conceição e Jardim Batagin, alagando ruas dos dois bairros.

Foto: Cláudio Mariano / SB Notícias
Chuva no fim de semana colocou Santa Bárbara d’Oeste em estado de atenção

Segundo informações da prefeitura, a água chegou a entrar no quintal de algumas residências, mas apenas uma delas teve o interior invadido. Nenhum morador ficou desalojado. Ainda no sábado, no início da noite, a água já havia abaixado.

Também houve alagamento em trecho da Rua Argentina, na Vila Sartori, e a queda de uma árvore na Rua do Diamante, no Jardim São Fernando. Em três dias, choveu 91 milímetros na cidade.

O coordenador regional da Defesa Civil, Sidney Furtado, informa que o estado de atenção exige que as prefeituras intensifiquem o monitoramento nas áreas de risco. Isso é necessário, segundo ele, porque o risco de alagamentos, desmoronamentos e quedas de árvores aumenta.

Transtornos

Em Americana, a chuva do final de semana também provocou transtornos. Segundo a Defesa Civil do município, houve pontos de alagamentos na Avenida da Saúde, Viaduto Centenário e Avenida Brasil.

Um imóvel foi alagado no Jardim São Roque, mas não houve vítimas. Não houve registros de quedas de árvores. O índice de chuva chegou a 69,6 milímetros e elevou o nível do Ribeirão Quilombo em dois metros. Ele não chegou a transbordar.

Tempo

O tempo instável deve prevalecer sobre a região durante toda a semana. Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade de Campinas), pode ocorrer pancadas de chuva especialmente o período da tarde nos próximos dias.

Há possibilidade de chuvas fortes com temporais. O outono, que tem início oficialmente nesta quarta-feira (20), chega com temperaturas ligeiramente mais baixas na região. A máxima prevista para esta terça-feira (19) é de 28 graus.