15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Sancetur mantém frota de ônibus igual à VPT

  Sancetur mantém frota de ônibus igual à VPT

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Sancetur mantém frota de ônibus igual à VPT

Compartilhe

transporte

Sancetur mantém frota de ônibus igual à VPT

Prefeitura afirma que fiscaliza a atuação desde o primeiro dia e pretende notificar a nova empresa caso identifique irregularidades

Por Leon Botão

04 dez 2018 às 10:24

A Sancetur assumiu oficialmente o transporte de Americana no último sábado, e nesta segunda-feira teve o primeiro dia útil de trabalho, atendendo, segundo a prefeitura, às 35 linhas do município. O serviço, entretanto, foi prestado com 67 ônibus, mesmo número que era utilizado pela VPT (Viação Princesa Tecelã) e gerava críticas por parte do prefeito Omar Najar (MDB), já que a quantidade estipulada em contrato era de 80 coletivos.

Ainda na madrugada, os vereadores Thiago Martins (PV), presidente da comissão de transportes, e Welington Rezende (PRP), estiveram na garagem da empresa, em um terreno emprestado pelo prefeito, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, para acompanhar a saída dos coletivos. De acordo com os vereadores, 67 coletivos saíram e três ficaram de reserva. A prefeitura, por sua vez, disse que a empresa informou estar com 70 coletivos em circulação.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Movimento de passageiros no Terminal Metropolitano nesta segunda

Em maio, o prefeito Omar Najar pressionou a VPT para exigir o cumprimento do contrato, que estipulava que a frota devia ter 80 coletivos em circulação e mais sete na reserva. “Se o contrato diz que tem que ser 80 veículos, tem que ser 80 veículos. Já cheguei a falar que tem que cumprir. Ou eles cumprem o contrato, ou vamos entrar com outro processo na Justiça”, disse o prefeito, em entrevista na época.

Questionada sobre o fato de a nova empresa circular com menos de 80 ônibus, a prefeitura citou que fiscaliza a atuação desde o primeiro dia e pretende notificar a empresa caso identifique irregularidades. A Sancetur não retornou os contatos feitos ao departamento de marketing.

Presidente da comissão de transportes, o vereador Thiago Martins (PV) elogiou a condição dos ônibus. “Estão bem novos, com ar-condicionado, funcionando muito bem. Qualidade superior aos que estavam rodando”, disse.

O costureiro Jhonatan Silva Sepulvera, de 26 anos, também elogiou as condições dos coletivos e disse que os horários foram cumpridos. Ele relatou, entretanto, que o cartão Sou Americana não estava completando a integração. “Tive que pagar duas passagens para ir trabalhar, porque não fez a integração. Agora, para ir embora, vou ter que pagar duas também”, reclamou.

A Prefeitura de Americana disse que todas as queixas relatados serão passados à empresa, mas orientou que os usuários procurem o guichê da concessionária no terminal para informar problemas.