15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Ação da perícia no Walmart pode durar semanas

  Ação da perícia no Walmart pode durar semanas

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Ação da perícia no Walmart pode durar semanas

Compartilhe

Americana

Ação da perícia no Walmart pode durar semanas

Segundo perito chefe do núcleo de Campinas do IC, o trabalho é lento e precisa ser cuidadoso por conta dos escombros

Por Leon Botão

25 fev 2017 às 10:06

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal
Nesta sexta-feira, uma equipe da perícia do IC e também representantes da seguradora do Walmart, realizaram vistorias no prédio

A Polícia Técnico Científica estima que a perícia para identificar as causas do incêndio que destruiu o hipermercado Walmart na última quarta-feira deve demorar semanas. Segundo o perito chefe do núcleo de Campinas do IC (Instituto de Criminalística), Edvaldo Messias o trabalho é lento e precisa ser cuidadoso, e diante da grande quantidade de escombros, é difícil dar um prazo para a conclusão. Peritos da seguradora da empresa também realizam ações no local, que foi interditado pela Defesa Civil.

O incêndio teve início por volta das 10h50 da última quarta-feira e só foi controlado por volta das 6h de quinta. O trabalho do rescaldo durou nove horas, totalizando 28 horas de serviço do Corpo de Bombeiros. Todo o prédio foi destruído pelas chamas. O estabelecimento tem 8 mil metros quadrados e está completamente comprometido. Algumas paredes caíram e as estruturas de aço cederam. De acordo com o perito do IC, o dano foi muito grande e “muito provavelmente” será necessário fazer a demolição do espaço. Uma mulher teve queimaduras leves e outras duas pessoas receberam atendimento médico por conta da inalação de fumaça.

Nesta sexta-feira, uma equipe da perícia do IC – que foi destacada somente para esse caso – e também representantes da seguradora do Walmart, realizaram vistorias no prédio. Segundo Messias, nesta sexta, foi feita uma perícia superficial, e os trabalhos devem continuar diariamente. “A perícia é demorada porque tem muito escombro. Conforme vai tirando os escombros, a gente vai examinando. Uma conclusão definitiva vai demorar bastante. Não dá pra prever quanto tempo vai demorar, vai depender dos vestígios que a gente vai encontrando, tem vestígios que ficam escondidos”, afirmou o perito.

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal
Prédio de 8 mil metros quadrados foi destruído pelas chamas na última quarta-feira em Americana, e trouxe preocupação

Messias explicou que pode ser necessária utilização de laboratório para analisar algumas substâncias durante o processo. “Provavelmente vamos para lá todos os dias. Tem uma equipe destacada para isso, a intenção é concluir o mais rápido possível, mas podemos estar falando em semanas”, disse Messias.

Demolição levaria cerca de 40 dias

Enquanto a perícia vistoriava na manhã desta sexta-feira o prédio do Walmart, destruído pelas chamas, o especialista em furos e cortes em concreto Luciano Albert Salmoiraghi de Souza chegou ao local para oferecer seus serviços à empresa. Em entrevista ao LIBERAL, ele afirmou que, pela sua experiência em demolições, a derrubada total do prédio é necessária e levaria cerca de 40 dias para ser concluída. Ele afirmou que o trabalho precisa ser feito por equipes de demolição controlada, por questões de segurança.

“Não tem como reestruturar isso de novo, tem que colocar no chão, até por questão de segurança mesmo. Sem condições, o calor abala toda a estrutura do prédio. No fundo dele, aqui na frente. A demolição demoraria de 30 a 40 dias, com limpeza, trabalhando sem parar, com caminhões, e máquinas, senão não consegue demolir. Tem que ser uma equipe que trabalha com demolição controlada, tem que fazer a avaliação do prédio inteiro, porque pode ser que desabe ainda”, disse Luciano.