15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Dicas para quem quer alugar um imóvel

  Dicas para quem quer alugar um imóvel

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Dicas para quem quer alugar um imóvel

Compartilhe

Locação

Dicas para quem quer alugar um imóvel

Segurança de tudo que foi acordado entre as partes só vale se estiver especificada no contrato de aluguel do imóvel

Por Agência Estado

24 fev 2019 às 08:19

O aluguel é uma alternativa sempre muito buscada por quem precisa de um imóvel, seja para morar ou trabalhar. Além de evitar juros de financiamento ou a descapitalização pela compra, uma das vantagens da locação é a possibilidade de escolha e troca de imóvel, sempre que necessário. “A locação não te prende a um imóvel específico.

Ao mudar de local de trabalho ou estudos, é possível fazer a troca geralmente depois de um ou três anos de contrato, dependendo do acordo. Essa é uma das grandes vantagens de optar pela locação e não compra do imóvel”, conta a gerente de locação Danielli Prestes. Por outro lado, alguns cuidados são necessários para garantir que seja feito um bom negócio. Confira:

Foto: Adobe Stock
Aluguel pode ser uma boa opção, mas desde que alguns cuidados sejam tomados na hora de escolher um imóvel e assinar o contrato

Garantia locatícia

A segurança de que nada irá atrapalhar o sossego do seu novo lar depende de alguns cuidados essenciais durante a contratação, como ter a garantia locatícia, por meio de uma seguradora. Esse tipo de seguro garante o ressarcimento em caso de danos causados por vazamentos ou problemas elétricos, além de prejuízos causados por terceiros ou dentro e fora da residência.

Contrato

Na hora de conhecer o imóvel e conversar com o proprietário, as propostas podem ser as melhores e estar tudo dentro do esperado. Mas a segurança de tudo que foi acordado só vale se estiver especificado no contrato. “Fique alerta aos contratos, pois é importante ter total garantia de que tudo que foi apresentado a você e sua família estará descrito no documento”, alerta Danielli.

Condições do imóvel

A análise do imóvel é de extrema importância. Não se intimide em perguntar e saber tudo sobre estrutura, condomínio e todas as características do seu novo lar. Tenha em mente que a localização também precisa ser considerada, para suprir as necessidades de toda família. Analisando todos estes itens e tendo garantia de que o imóvel realmente é o que você precisa, evita decepções futuramente.

Imobiliária de confiança

Algo que frequentemente acontece com quem está buscando alugar é escolher primeiro o imóvel disponível para locação. Mas a grande sacada para quem quer garantir um bom negócio é começar a procura pela imobiliária. Danielli indica que o locatário pesquise, conheça a história da empresa e procure conhecer mais sobre a equipe e o quanto a empresa é reconhecida pelos negócios que já foram feitos.

“Conheça a forma de atendimento, se tem pessoas qualificadas e as garantias de locação. Essa é a dica chave para quem quer garantir a segurança”, comenta. Tanto em questão de procura pelo imóvel ideal para toda a família quanto em praticidade com papéis e todas as etapas de uma locação, quanto mais qualificados e excelentes os profissionais que a imobiliária tenha, mais conforto e segurança você poderá garantir ao seu negócio.

Consultoria especializada

Outro grande diferencial é procurar por uma empresa que proporcione consultoria em locação para garantir pela segurança e confiabilidade do cliente.

“O mercado está saturado de corretor. Por isso, prestamos, de fato, uma consultoria: desde a recepção até a análise do perfil do cliente, necessidades da família e todas as questões mais burocráticas, complementa a gerente de locação. Nisso, o cliente não é influenciado por valores de aluguel e pelo que o proprietário apresenta do imóvel, mas sim pelo que ele precisa e tem ajuda para conhecer muito bem o imóvel. Com a consultoria especializada, o cliente garante a ajuda do profissional que tem experiência no mercado e aliando isso com a análise do perfil de cada pessoa, chegamos a um bom negócio”.