Compra de ovos de chocolate requer atenção e cuidados

Procon orienta consumidor a pesquisar valores, identificar o preço do quilo do chocolate e não se iludir pelo tamanho do ovo


Alguns cuidados devem ser tomados pelo consumidor na compra de ovos de chocolate. É o que alerta o secretário de Negócios Jurídicos de Americana, Alex Niuri, cuja pasta é responsável pela unidade local do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor),

“O que é importante é que ele (consumidor) pesquise preço, que tente identificar o preço do quilo do chocolate e não se deixe enganar pelo tamanho ou pelo número, porque aquela numeração não tem um padrão estabelecido de peso, tem um ovo que pode ser maior, mas que é mais fino, que pode ter menos chocolate que um ovo menor. A outra questão é com relação às marcas, o consumidor deve procurar marcas confiáveis no mercado, suspeitar de marcas novas, com preços abaixo do mercado. Nem sempre a menor oferta é a melhor”, diz Niuri.

O secretário lembra ainda que é preciso se preocupar com outra questão bastante importante na hora de presentear uma criança com ovos de chocolate, já que alguns trazem consigo brinquedos e, em alguns casos, estes objetos podem representar riscos à saúde.

“O brinquedo deve ter o selo do Inmetro, a embalagem deve conter a especificação de que ele é certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade, deve ter todas essas informações para inclusive o consumidor, se for presentear uma criança pequena, verificar a faixa etária daquele brinquedo, para evitar que possa depois acontecer um acidente com isso”, explicou. Caso o consumidor se sinta lesado, ele pode procurar o Procon.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora