15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Tecnologia dos bancos permite que se obtenha senha do Meu INSS

  Tecnologia dos bancos permite que se obtenha senha do Meu INSS

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Tecnologia dos bancos permite que se obtenha senha do Meu INSS

Compartilhe

MAIS FÁCIL

Tecnologia dos bancos permite que se obtenha senha do Meu INSS

Foi firmada uma parceria entre o INSS, Dataprev, empresa de processamento de dados da Previdência Social, e os bancos, facilitando o acesso

Por Agência Estado

11 nov 2018 às 08:53

Quem já tentou obter pela internet uma senha para ter acesso aos serviços eletrônicos do INSS conhece bem as dificuldades para concluir o processo. Ora porque o sistema trava, ou não reconhece as informações, ora pelas muitas questões que são colocadas ao interessado nem sempre tão simples de serem respondidas.

Isso porque não são apenas dados pessoais que são solicitados, mas algo como ano em que foi realizado o último recolhimento à Previdência ou qual o valor do salário que recebeu em último emprego.

Foto: Reprodução / INSS
Acesso ao programa MEU INSS foi facilitado com parceria

Mesmo depois de passar por essa bateria de perguntas e obter uma senha pelo portal do INSS, não raras as vezes, no dia seguinte o sistema já não a reconhecia indicando “senha errada”. E aí era necessário aguardar mais 24 horas para solicitar uma nova.

Agora está mais fácil conseguir se cadastrar para ter acesso aos mais de 20 serviços do INSS sem sair de casa. Foi firmada uma parceria entre o INSS, Dataprev, empresa de processamento de dados da Previdência Social, e os bancos. O serviço já está disponível nos sites do Itaú, Santander, Bradesco, Mercantil, Sicredi, Banrisul e Banco do Brasil.

Ao acessar o internetbanking do seu banco, no menu de serviços, o segurado deve ir à opção para criação do código inicial, de sete números. Depois, acessar o link cidadao.dataprev.gov.br ou “Meu INSS” e informar CPF e código inicial gerado pelo banco. É só isso, porque será criada então a senha definitiva, que permitirá acesso aos diferentes serviços.

Entre os serviços do “Meu INSS” está a consulta ao Cadastro Nacional de Informações Sociais, CNIS. Trata-se de um documento de muita importância para qualquer trabalhador que pretende um dia se aposentar pelo INSS, porque ali constam todas as contribuições feitas pelo segurado e foram registradas na base de dados da Previdência. Por tabela, será possível identificar as que foram feitas, mas não estão sendo consideradas pelo INSS. Muitas falhas podem, então, ser corrigidas a partir da conferência dessas informações.

Além do CNIS, será possível obter a segunda via da carta de concessão de benefícios e histórico de créditos, informações sobre o seguro-desemprego, intermediação de mão de obra e abono salarial, e extrato para efeitos de declaração do imposto de renda.

Passo a passo

A seguir, veja onde obter essa senha em cada internetbanking

Banco do Brasil – Serviços > Previdência Social > Senha Meu INSS – NAI
Bradesco – Outros Serviços > Documentos > INSS > Cadastrar Código Inicial
Itaú – Previdência > INSS > Cadastrar Senha Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS
Santander – Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária