15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Filosofia da USP diz que polícia prendeu estudante em sala por ‘crime grave’

  Filosofia da USP diz que polícia prendeu estudante em sala por ‘crime grave’

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Filosofia da USP diz que polícia prendeu estudante em sala por ‘crime grave’

Compartilhe

Brasil

Filosofia da USP diz que polícia prendeu estudante em sala por ‘crime grave’

Em nota, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP afirmou que um aluno foi preso, nesta quinta-feira,…

Por Agência Estado

28 mar 2019 às 16:02 • Última atualização 28 mar 2019 às 19:35

Em nota, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP afirmou que um aluno foi preso, nesta quinta-feira, 28, em sala de aula, por policiais civis, em razão de suposto crime “potencialmente grave que choca a comunidade”. A Instituição criticou o fato de o aluno ter sido preso dentro da instituição, interrompendo a aula.

A Faculdade afirma que “policiais civis uniformizados e fortemente armados entraram em salas de aula para buscar um aluno acusado de crime potencialmente grave que choca a comunidade”. “O estudante foi levado para uma delegacia onde responde a acusações”.

A diretoria afirma que “é inteiramente a favor do combate a crimes potencialmente graves que chocam a comunidade”. “Temos uma longa tradição de estudos e ações com vistas a combater quaisquer tipos de violência”.

“Sem entrar no mérito das acusações, que a Justiça irá julgar, resguardados os direitos também do acusado, de acordo com os preceitos do Estado democrático, chocou-nos a desproporcionalidade entre os fins e os meios do procedimento policial. Por que o aluno não foi preso na sua residência, como seria típico de um flagrante? Para quê interromper aulas com armas à vista na Universidade? Para quê mobilizar duas dezenas de policiais uniformizados e com uso de metralhadoras para prender o acusado nos prédios da USP?”, diz a Universidade.

“A diretoria da Faculdade está acionando a procuradoria da Universidade com vistas a esclarecer o episódio. Não vamos aceitar calados que a imagem da FFLCH-USP e a autonomia desta instituição sejam violados por ações injustificáveis. O mais do que necessário combate à criminalidade não pode justificar a agressão às instituições universitárias”, conclui, por meio de nota.