15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Arquiteto ou engenheiro, qual contratar?

  Arquiteto ou engenheiro, qual contratar?

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Arquiteto ou engenheiro, qual contratar?

Compartilhe

Seu Valor

Arquiteto ou engenheiro, qual contratar?

Em grandes obras eles costumam trabalhar em conjunto; já nas pequenas, eles podem se responsabilizar por diversas atividades envolvidas

Por Ana Carolina Leal

23 out 2014 às 08:50 • Última atualização 05 jan 2016 às 16:49

Construir uma casa não é uma tarefa simples. Não basta comprar um terreno, materiais e contratar um pedreiro. Erguer uma residência exige planejamento e um bom projeto! Para isso, mais do que ter dinheiro para dar andamento na obra é preciso ter o auxílio de um profissional que entenda do assunto. Geralmente um arquiteto ou engenheiro. Mas qual deles é o mais indicado para levar a frente um projeto?

Foto: Shutterstock
Normalmente os arquitetos já trabalham em parcerias com engenheiros
Em termos gerais, contrata-se um arquiteto para a elaboração da planta, que trará a distribuição dos espaços internos da construção, do entorno e da fachada. Cabe ao engenheiro dimensionar as vigas e colunas, calcular a disposição das cargas e projetar as instalações hidráulicas. “Engenheiros e arquitetos, na verdade, se complementam. Trabalhamos na mesma área (construção civil), mas cada um tem sua especialidade. Gosto sempre de usar como exemplo os médicos. Todos são médicos, mas cada um tem sua especialidade, um não substitui o outro”, afirma a engenheira Maria Luisa Defavori Novaes.

Segundo Maria Luisa, em grandes obras engenheiros e arquitetos costumam trabalhar em conjunto. Já nas pequenas, os dois profissionais podem se responsabilizar por diversas atividades envolvidas na construção. “O engenheiro pode assinar um projeto arquitetônico, e muitas vezes ele assina. Da mesma forma, o arquiteto pode gerenciar uma obra, função que cabe ao engenheiro. É comum vermos arquitetos executando obras de sobrados, que não são tão complicadas. Neste caso, o profissional é responsável por tudo o que acontece na construção, da parte trabalhista à administrativa”, diz.

Ainda que arquitetos e engenheiros tenham atribuições para projetar e construir, as graduações apresentam grades curriculares bem diferentes. A formação na área da Engenharia Civil envolve conhecimentos como cálculos e projetos estruturais, elétricos e hidráulicos. Já na Arquitetura, as disciplinas são mais voltadas para Conforto Ambiental e História da Arte. “No curso de Engenharia Civil, os alunos contam com formação mais sólida em matemática e física. Eles também têm aulas de desenho e projeto arquitetônico, mas esses conteúdos são apenas complementares”, afirma Maria Luisa.

Então mesmo que o arquiteto faça o projeto, dependendo do tamanho da obra, é necessário também o engenheiro. Mas normalmente os arquitetos já trabalham em parcerias com engenheiros e você não precisa fazer a contratação separada, ou seja, o próprio arquiteto encaminha para os profissionais responsáveis.

Cada um no seu canto. Arquitetos trabalham sozinhos quando se dedicam a projetos de restauração, paisagismo, design de interiores, praças públicas e patrimônio histórico. “Temos algumas atribuições que são iguais, mas o arquiteto tem uma formação completamente diferente. Uma das áreas específicas é o trabalho com patrimônio histórico. Somente arquitetos podem atuar com obras de restauro”, diz Maria Luisa. Os engenheiros civis, por sua vez, podem trabalhar com a construção de pontes, viadutos e estradas, em áreas de saneamento e transporte, competências para as quais o arquiteto não tem formação.

Consultoria: Penci Engenharia & Arquitetura