18 de abril de 2024 Atualizado 09:31

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PANTANAL

Convivência intensa

Malu Rodrigues valoriza período de gravações no Pantanal para o “remake” das nove

Por CAROLINE BORGES - TV PRESS

12 de maio de 2022, às 09h24

A fatídica pandemia de Covid-19 alterou a ordem de inúmeras situações. Nos Estúdios Globo, localizados na Zona Oeste do Rio de Janeiro, rigorosos protocolos de biossegurança tornaram as preparações de elenco presenciais bastante escassas. Ainda assim, Malu Rodrigues, que vive a obediente Irmã em “Pantanal”, conseguiu encontrar o entrosamento necessário com seus colegas de cena bem longe dos tradicionais estúdios cariocas. Durante as gravações na região pantaneira, a atriz utilizou a convivência por trás das câmeras como uma importante etapa de preparação na trama adaptada por Bruno Luperi.

“É uma galera que faz parecer que eu estou no teatro. A gente pensa no conjunto e eu trabalho muito em conjunto. Por mais que a gente tenha se visto pouco, eu e Bruna (Linzmeyer) fomos conversando na viagem, falando sobre o quanto foi importante a viagem para a gente. Eu não conhecia a Bruna. Rolou uma conexão forte entre nós durante o período no Pantanal. Foi como viver um ‘BBB’, sabe? Isso ajudou muito na parceria em cena”, valoriza.

Por mais que as intérpretes das irmãs Irma e Madeleine, papel de Bruna Linzmeyer, tenham se aproximado durante as gravações, a relação das irmãs vai no sentido oposto. Na trama Irma é a mais velha das duas filhas de Mariana e Antero, interpretados por Selma Egrei e Leopoldo Pacheco. A jovem vive sob os firmes cabrestos impostos pela mãe, uma mulher extremamente autoritária. Enquanto Madeleine responde com rebeldia, Irma se afunda cada vez mais no jogo da mãe, sem notar que a vida escorre por entre os dedos sem que ela tenha sentido sequer o seu sabor.

“A gente teve um cuidado muito grande porque tinha uma imagem de que a Irma era muito pura, apaixonada, mas a pureza de antigamente não é a mesma de hoje. Então, a gente tentou não deixar ela tão pacata, tão menina, tão boba no bom sentido. Acho que o legal dessa novela é que ninguém é vilão ou mocinho. A gente erra, se apaixona, se apaixona errado, na situação errada, acha que se apaixonou e não se apaixonou. A vida é feita de escolhas certas e erradas”, explica.

A partir da segunda fase, Irma passará a ser vivida por Camila Morgado. Para dividir o papel com a veterana atriz, Malu buscou um trabalho de composição em conjunto. As duas estiveram juntas duas vezes para criar todos os trejeitos e a personalidade da recatada irmã de Madeleine.

“A gente também se ligava e ficava horas ao telefone conversando. Desde meu primeiro dia trabalhando vou compartilhando tudo com ela, prova de figurino, acessórios, tudo. Essa troca é importante, tem todo esse processo de cuidado, de construção, de não imitar o que era, até porque era outra época”, afirma Malu, que assistiu à primeira versão da novela na internet.

“Conhecia por alto o que significa ‘Pantanal’, mas não assisti à novela. Mas assisti à reprise na internet, toda a primeira fase. Vi algumas coisas da segunda fase. E estou muito feliz de estar fazendo”, completa. Na versão original de 1990, Irma era vivida na primeira fase por Carolina Ferraz e na segunda por Elaine Cristina.

Em seu último dia na região do Pantanal, a atriz passou por um susto quando gravou algumas cenas sem roupa no rio. “Foi libertador. Se alguém tiver a oportunidade de fazer isso algum dia, faça. Eu entrei na água e não saí mais porque estava quase nua”, relembra. Porém, enquanto estava relaxando na água, a atriz não viu a aproximação de alguns peixes. “De repente, o Renato (Góes) olhou pra trás de mim e viu uns peixes pulando. Eu vi que tinha algo nadando próximo a mim, mas não vi o que era. Eu estava tranquila, mas ao mesmo tempo preocupada (risos). Um assistente de direção veio ajudar, deu uma espantada nos peixes, aí eu me acalmei. E com o Renato ao meu lado eu sabia que tinha mais alguém para o jacaré comer além de mim (risos)”, brinca.

Publicidade