24 de abril de 2024 Atualizado 07:57

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Ônibus

Motoristas da Sou Americana fazem paralisação no transporte

Funcionários cobram pagamento da primeira parcela do 13º salário e denunciam coação da empresa para trocar o registro trabalhista

Por Paula Nacasaki / Talita Bristotti

01 de dezembro de 2021, às 07h22 • Última atualização em 01 de dezembro de 2021, às 09h21

Os motoristas da Sou Americana, empresa que presta o serviço no transporte público em Americana, realizam uma paralisação na manhã desta quarta-feira (1º). Com isso, os ônibus não estão circulando nesta manhã.

Terminal Metropolitano: passageiros foram pegos de surpresa com paralisação – Foto: Paula Nacasaki / O Liberal

Segundo o LIBERAL apurou, os motoristas reivindicam o pagamento da primeira parcela do 13º salário, que deveria ter sido paga até o dia 30 de novembro.

Além disso, os funcionários relataram para a reportagem que a Sou Americana pretende transferir o registro dos trabalhadores para uma outra empresa sem pagar os 40% de multa sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e dividir o acerto das verbas rescisórias em 6x.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Americana e região, os funcionários disseram que estão sendo coagidos a assinar um documento abrindo mão dos direitos trabalhistas para fazer essa troca de registro para uma empresa chamada Mam Prestadora de Serviço, que seria do setor de limpeza.

“Resolvemos fazer essa paralisação de madrugada para cobrar o posicionamento da empresa, pois quem ganhou a licitação em Americana foi a Sou Americana. Que garantia os funcionários têm que vão continuar empregados, tendo que abrir mão dos direitos, só para favorecer o empresário?”, questionou Claudemir Alves da Cruz, presidente do sindicato.

“A gente também não entendeu essa mudança e acredito que a prefeitura também não foi informada sobre isso. Queremos cobrar também o Poder Público sobre essa mudança na calada da noite”, disse.

Ônibus da Sou Americana não deixaram a garagem da empresa – Foto: Paula Nacasaki / O Liberal

O sindicato afirma que entende que o transporte é um serviço essencial e lamenta que a paralisação tenha sido de 100% da frota, mas defende que optaram por essa medida para pressionar o pagamento da primeira parcela do 13º salário e para que a Sou Americana marque uma reunião com o sindicato para discutir a mudança de registro dos trabalhadores.

Em nota, a prefeitura informou que notificou a empresa para que se explique sobre o ocorrido e “garanta o retorno do serviço o mais breve possível”.

Publicidade