24 de abril de 2024 Atualizado 08:48

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Morcego positivo para raiva é encontrado no Parque das Nações

Fato de um morcego testar positivo significa que o vírus está em circulação no município, segundo CCZ; não há registro de contactantes humanos

Por Marina Zanaki

03 de dezembro de 2020, às 18h17 • Última atualização em 04 de dezembro de 2020, às 10h02

CCZ realizou atividades preconizadas pelo Ministério da Saúde para monitoramento da circulação viral - Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG

Um morcego que testou positivo para raiva foi encontrado no bairro Parque das Nações, em Americana. O animal estava morto na Rua Tanzânia e foi localizado por um morador no dia 26 de outubro. Não há registro de contactantes humanos e nem animais.

Contudo, segundo o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), o fato de um morcego testar positivo significa que o vírus está em circulação no município. Este é o segundo morcego encontrado morto com a doença este ano no município (veja abaixo).

Segundo a Secretaria de Saúde, o animal foi encaminhado ao Instituto Pasteur, de São Paulo, laboratório de referência que confirmou a presença do vírus da raiva.

O CCZ realizou atividades preconizadas pelo Ministério da Saúde para monitoramento da circulação viral.

“Diante da confirmação, uma equipe de agentes de saúde desencadeou uma atividade educativa junto aos moradores de aproximadamente 1.300 imóveis, localizados num raio de 500 metros do local onde o animal foi encontrado. A ação consiste na distribuição de material educativo, esclarecimento aos moradores sobre o que fazer em caso de se deparar com um morcego no quintal, além do reforço quanto à necessidade da população manter em dia a vacinação antirrábica dos cães e gatos”, disse o CCZ.

Segundo o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença quase sempre fatal, para a qual a melhor medida de prevenção é a vacinação pré ou pós exposição. Quando a profilaxia antirrábica não ocorre e a doença se instala, pode-se utilizar um protocolo de tratamento da raiva humana, baseado na indução de coma profundo, uso de antivirais e outros medicamentos específicos.

Em março deste ano, um adolescente de 14 anos de Angra dos Reis (RJ) morreu após ter sido contaminado por raiva, transmitida por um morcego. Foi o único caso de raiva humana relatada no país em 2020.

Casos de raiva animal em Americana:

  • 1996 – Gato (Iate Clube de Campinas)
  • 12/8/2002 – Cavalo (Clube dos Cavaleiros)
  • 30/05/2003 – Morcego (Vila Bertini)
  • 19/04/2018 – Morcego (Antônio Zanaga 1)
  • 04/07/2018 – Morcego (Jardim Nossa Senhora do Carmo)
  • 16/03/2020 – Morcego (Balneário Riviera)
  • 26/10/2020 – Morcego (Parque das Nações)

Publicidade