17 de abril de 2024 Atualizado 23:47

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Férias

Você conhece os riscos do seu destino

Nova iniciativa auxilia turistas a reduzir o risco recorrentes em viagens

Por Da Redação

25 de janeiro de 2020, às 08h46

A época mais esperada do ano já chegou. O verão, o calor e aquela viagem que você planejou por praias maravilhosas com coqueiros e mar azul, comidas típicas, visitas a parques aquáticos e parques de diversão, mas principalmente a tranquilidade de se afastar da rotina corrida e curtir um tempo com sua família e amigos.

Nessa época do ano, os principais destinos brasileiros recebem grande quantidade de turistas, que movimentam a economia local e geram renda para o ano todo. Além de muita diversão, o período de férias apresenta alguns riscos recorrentes. Por isso, a preparação do turista é importante.

Foto: Reprodução
Nova plataforma digital chamada Turismo Seguro oferece dicas importantes aos viajantes

Com o objetivo de reduzir os riscos do turista, foi lançada em 20 de dezembro de 2019 uma nova plataforma digital chamada Turismo Seguro. Ela oferece informações detalhadas e gratuitas sobre os principais destinos do País, além de orientações gerais sobre segurança.

Conheça 6 dicas para uma viagem mais segura, segundo Inbal Blanc fundador da plataforma Turismo Seguro e co-autor do livro Gestão de Qualidade e de Crises em Destinos Turísticos em conjunto com Otavio Novo. Vamos às dicas:

• Estude o seu destino antes de viajar. Existem valiosas informações disponíveis na internet, seja na plataforma Turismo Seguro . ou em sites de avaliação de destinos turísticos como Trip Advisor por exemplo.

• Planeje bem o seu deslocamento entre as praias ou regiões turísticas, veja onde não é recomendável alugar ou passear de carro.

• No aeroporto e no hotel cuide bem da sua bagagem. Mantenha suas malas sempre na sua frente e próximas ao corpo. Nesse período do ano, existem quadrilhas especializadas em furtos de bagagens atuando em aeroportos, rodoviárias e hotéis.

• Verifique se o seu plano de saúde oferece cobertura no destino de sua viagem e qual local de atendimento mais próximo à sua hospedagem. É sempre importante conhecer a localização e distância do hospital mais próximo.

Caso o seu plano não ofereça cobertura ou você deseje reforçar a cobertura, recomendamos que faça um seguro de viagem nacional. Ele é relativamente barato e poderá ajudar em diferentes casos.

• Ao visitar praias, parques naturais ou trilhas, antes de sair informe-se no hotel sobre as restrições e os riscos específicos de seu local de visita. Geralmente os habitantes e funcionários locais conhecem muito bem os horários a se evitar. Evite ir sozinho, prefira fazer visitas em grupo.

• Antes de fechar qualquer passeio, veja se o fornecedor está cadastrado no Cadastur, o cadastro de fornecedores do turismo. Essa prática diminui o risco de contratação de fornecedores clandestinos.

Procure garantir uma viagem livre de problemas fazendo uma preparação básica para visitar o destino, além de tomar os cuidados que já estamos acostumados no dia a dia das grandes cidades.

Publicidade