28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Ribeirão Pires

Torre de Miroku: sem pregos e parafusos

A Torre de Miroku, construída em Ribeirão Pires, é uma obra de arte de 32 metros de altura e é uma réplica da existente no Templo Horyu-Ji, no Japão

Por Agência Estado

08 de setembro de 2019, às 17h31

No dia 23 de agosto foi aberta ao público a Torre de Miroku. Às margens da Represa Billings, na cidade de Ribeirão Pires, região metropolitana de São Paulo, o local é uma exaltação ao belo, à arte, à paz, e fica a apenas uma hora da Avenida Paulista.

Foto: Divulgação
A construção de 32 metros, com 5 telhados utilizando 13 mil telhas, foi executada durante mais de 12 anos e as 400 toneladas de material utilizados foram exclusivamente madeiras ecologicamente sustentável e concreto

A história da construção dessa obra de arte começa a ser desenhada em junho de 1973 no Brasil, quando Minoru Nakahashi discípulo do Mestre Meishu-Sama, idealizador da Igreja Messiânica no Japão, funda o Templo Luz do Oriente com o objetivo de divulgar, ao maior número de pessoas, os ensinamentos revelados por Deus ao seu mestre.

A construção da torre iniciou em 2000, quando o já reverendo Nakahashi e a artista plástica Lilian Bomeny visitaram no Japão o Templo Horyu-Ji, considerado patrimônio mundial além de ser o templo de madeira mais antigo do mundo. Lá tiveram a inspiração para construir algo semelhante no Brasil. O objetivo era ter aqui um espaço repleto de arte, paz e cercado pela natureza nativa, para que as pessoas pudessem meditar e elevar a espiritualidade.

“Os desafios para essa construção eram enormes e demandavam um custo altíssimo”, explica Maurício Nakahashi, filho e sucessor do reverendo Nakahashi que faleceu em novembro de 2012.

Os incrédulos desacreditavam que seria possível e as únicas ferramentas disponíveis de Minoru eram uma planta original de um templo que ele havia encontrado quando jovem nos pertences de seu tataravô, que era um construtor de torres no Japão.

No ano de 2005, com poucos marceneiros, alguns ajudantes e sem experiência, o filho do fundador da religião e a artista plástica iniciam a grandiosa obra: a Torre de Miroku.

Foto: Divulgação
A Torre de Miroku é uma réplica da existente no Templo Horyu-Ji considerado patrimônio mundial pela Unesco

OBRA

A construção de 32 metros, com 5 telhados utilizando 13 mil telhas, foi executada durante mais de 12 anos e as 400 toneladas de material utilizados foram exclusivamente madeiras (angelim pedra, jatobá e eucalipto) ecologicamente sustentável e concreto. Não foi utilizado nenhum prego ou parafuso na construção da Torre de Miroku.

Foto: Divulgação
No interior da Torre há uma escultura 3D de 8 metros e que pesa 4 toneladas, executada durante 3 anos em blocos de madeira e folheada a ouro, simbolizando Kannon, uma divindade tanto masculina quanto feminina

A técnica de sustentação, muito utilizada no Japão, é semelhante àquela utilizada com blocos de montar. As vigas de madeira foram sendo encaixadas, uma a uma, intercalando com concreto. As 15 mil telhas da Torre foram feitas seguindo um molde trazido pelo pai de Maurício em um forno adaptado especialmente para que as peças fossem produzidas aqui no Brasil.

Para esmaltar as telhas, além da antena, ouro líquido foi trazido do Japão. O serviço de pintura das telhas com uma tinta que vem misturada com piche e que quando exposta ao calor do forno fixa a coloração dourada, contou com a ajuda de membros da religião.

Os vitrais do templo foram criados e produzidos pela artista plástica Lilian Bomeny com cristais de Murano e demoraram 5 meses para ficarem prontos.

Telhados representam uma parte do corpo de divindade

No interior da Torre há uma escultura 3D de 8 metros e que pesa 4 toneladas, executada durante 3 anos em blocos de madeira e folheada a ouro, simbolizando Kannon, uma divindade tanto masculina quanto feminina, reverenciada principalmente no Oriente.

Cada um dos 5 telhados representa uma parte do corpo da divindade. O primeiro e menor de todos é a cabeça, o segundo o pescoço, o terceiro o peito, o quarto a barriga e o quinto as pernas, como forma de alicerce.

A escultura foi feita por Cicero D’Ávila, renomado escultor brasileiro que tem obras, projetos, bustos e monumentos em vários países. No seu interior existem também 18 esculturas de 80 centímetros de Kannon. No alto da Torre existe uma antena com uma urna que possui um pouco do cabelo do Mestre Meishu-Shama.

Foto: Divulgação
Local fica às margens da Represa Billings, na cidade de Ribeirão Pires, região metropolitana de São Paulo

Na área de 75 mil metros quadrados, foram construídas uma capela (Okunoim) onde está o desenho do Supremo Deus, representando o Espírito do lugar, um espaço reservado para a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que simboliza a Kannon do Ocidente, e um espaço dedicado a São João Batista que é o santo padroeiro do Japão. Além disso há jardim Zen, minicachoeira, lago com carpas e diversos jardins espalhados com o objetivo de auxiliar a conexão com o Divino.

O acesso a Torre é feito por meio de uma embarcação pela Represa Billings com capacidade para até 80 pessoas. A viagem já começa com o clima oriental já que a embarcação possui um dragão dourado na sua proa, simbolizando a proteção a Kannon. A viagem de ida a volta leva cerca de 40 minutos e é um convite a contemplação da beleza da natureza local.

O local obedece às normas e critérios para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Os ingressos poderão ser adquiridos, exclusivamente, por meio da Uakatur Agência de Viagens, única agência credenciada e que está localizada em Ribeirão Pires.

ORIENTAÇÕES AOS VISITANTES

Horário de funcionamento: de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h (retorno ao pier). Durante o horário de verão o último barco sai às 18h do pier.

INGRESSOS

Venda apenas pelo site: www.uakatur.com.br

R$ 55,00 – Adultos e crianças acima de 12 anos – incluso no valor, traslado da agência ao Tahiti Náutica Club, ou espaço no Tahiti Náutica Club, para guardar carros particulares.

R$ 27,50 – Crianças de 6 a 11 anos (acompanhadas de um adulto) – Estudantes (necessário apresentar carteira de identificação estudantil válida) – Maiores de 60 anos (com documento comprovatório).

Incluso no valor, traslado da agência ao Tahiti Náutica Club, ou espaço no Tahiti Náutica Club, para guardar carros particulares. Excursões e escolas pacotes especiais.

Como chegar à torre de miroku

O acesso à Torre de Miroku acontece somente por meio da embarcação própria* que tem saída de hora em hora do Tahiti Náutica Club (avenida Palmira, 450, bairro Represa, Ribeirão Pires). No local há espaço para guardar carros particulares. Não nos responsabilizamos pelos veículos e pertences guardados dentro dos veículos.

Transporte Público: A partir da estação Brás de trem CPTM e Metrô, pegar o trem sentido Ribeirão Pires ou Rio Grande da Serra. Descer na estação Ribeirão Pires e seguir a pé até a agência Uakatur, na Avenida Fortuna, 100, Centro, Ribeirão Pires, são 6 minutos de caminhada leve.

Na agência disponível ÔNIBUS FRETADO (valor incluso no ingresso) para a Torre de Miroku, com saída de hora em hora, das 8h30 às 14h.

*A navegação do barco que dá acesso ao Complexo Torre de Miroku é uma atividade contingente ao clima. Todas as partidas estão sujeitas a cancelamento devido às condições seguras de navegação. Caso não haja condições de navegação o ingresso será trocado por outra data ou haverá devolução do valor pago.

Dicas para visitação

CULTOS E ORAÇÕES
Verifique a programação atualizada constantemente.

USO DE CÂMERA FOTOGRÁFICA
São autorizados os registros do espaço em áreas abertas por meio de câmeras e filmadoras fotográficas comuns e profissionais além de celulares.

EXPRESSAMENTE PROIBIDA
Fotos e filmagens dentro de áreas fechadas, por exemplo, templo e imagem de Kannon.

As sessões fotográficas ou de filmagem como: casamentos, noivados, debutantes, aniversários, bodas, gestantes, modelos, publicidade etc, em qualquer área do Templo inclusive jardins precisam de prévia análise e autorização do Templo.

Regras de conduta no templo

  • Não é permitido a entrada de qualquer tipo de bebida e alimentos;
  • Não é permitido a entrada de animais de estimação;
  • Trajar roupas adequadas. Não será permitida a entrada com peças inadequadas como: trajes de
  • banho, decotes no colo e costas, ombros de fora, barriga à mostra, regatas, saias e shorts curtos.
  • Sugerimos que caso tenha dúvidas quanto a vestimenta, leve um lenço ou casaco.
  • Proibido fumar em qualquer dependência do espaço;
  • Proibido pegar mudas de flores e plantas;
  • Proibido pescar;
  • Proibido sentar, debruçar ou deitar na grama, bem como em qualquer outra dependência do espaço;
  • As manifestações de contatos íntimos acalorados (beijos, abraços, carícias etc) são proibidas;
  • Pedimos silêncio, pois o espaço é um local para contemplação e meditação;
  • Usar celular no modo silencioso ou vibracall.
  • O espaço oferece água e chá gratuitamente.
  • No momento o espaço não possui nenhum tipo de alimentação disponível.

Publicidade