Santana do Riacho e o Parque Nacional da Serra do Cipó

Santana do Riacho é dotada de vários sítios arqueológicos, que fazem parte da 'Grande Região Arqueológica de Lagoa Santa'


Inicialmente chamada de Fazenda Riacho Fundo, a cidade surgiu no século XVIII, ao redor da de uma pequena capela construída no local. Santana do Riacho é dotada de vários sítios arqueológicos, que fazem parte da “Grande Região Arqueológica de Lagoa Santa”, que comprovam a existência humana no local há mais de 10 mil anos.

Foto: Portal Serra do Cipó / Divulgação
Parque Nacional da Serra do Cipó é o principal atrativo de Santana do Riacho

Alguns desses sítios encontram-se no Parque Nacional da Serra do Cipó, o principal atrativo do destino, que conta também com rios, cânions, paredões, cachoeiras, lagoas e expressiva fauna e flora. Nele, turista pode praticar atividades de ecoturismo como hikking, canyoning; passeio de caiaque e barco, turismo equestre; trekking, ciclo turismo, caving e alpinismo.

Fora do Parque, encontram-se outros atrativos naturais como a Congonhas, as Cachoeiras do Lajeado e Paradise, as Grutas do Padre Borges, além do Sitio Arqueológico da Lapinha e o Pico do Breu. Dentre os atrativos culturais, estão a Igreja Nossa Senhora de Santana, a Escultura do Juquinha da Serra e o Caminho dos Escravos.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!