Os segredos dos mais famosos monumentos do mundo

Descubra curiosidades surpreendentes sobre estas maravilhas de vários países que vão lhe deixar de queixo caído!


Muitas atrações históricas ao redor do mundo ainda escondem mistérios e segredos que talvez você nem consiga imaginar! Mas, com o passar dos anos, alguns estudos vêm revelando pistas e fatos intrigantes sobre esses marcos.

Abadia de Westminster – Inglaterra

A maior igreja da Grã-Bretanha ficou com uma patina amarela suja devido a uma densa poluição que atingiu Londres em 1952. Foram necessários 20 anos de restauração para a Abadia de Westminster se livrar dessa camada tóxica.

Foto: Divulgação
Big Ben

Big Ben – Inglaterra

Por 160 anos, as moedas de um centavo inglesas foram empilhadas no pêndulo para manter o relógio icônico de Londres em pleno funcionamento.

Foto: Divulgação
Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade – Estados Unidos

O famoso marco da cidade de Nova York nem sempre foi verde! A estátua era originalmente cor de cobre, mas ficou verde com a oxidação ao longo dos anos.

Foto: Divulgação
Angkor Wat

Angkor Wat – Camboja

O agora desabitado e misterioso Angkor Wat foi habitado durante séculos por monges budistas e aldeões. Quando colonizadores europeus descobriram os templos no século 19, eles não acreditaram que as construções tivessem sido erguidas pelo povo Khmer.

Os 200 templos foram organizados para que os viajantes que passassem pelo local só pudessem ver apenas três deles. Hoje em dia é uma das maravilhas mais visitadas do mundo.

Foto: Divulgação
Empire State Building

Empire State Building – Estados Unidos

Os turistas podem visitar o topo do imponente monumento de Nova York, mas dizem que o prédio termina no 102º andar. Na realidade, há mais um andar – o 103 – onde há uma pequena sala com varanda. Apenas VIPs e funcionários podem ir até lá.

Baalbek – Líbano

As ruínas da cidade faziam parte de um templo complexo. O curioso é que os romanos não tinham o conhecimento para mover os blocos de pedra, que pesavam toneladas. Essas pedras podem ser encontradas na base do templo. É provável que os egípcios tenham construído as fundações do templo Baalbek. Alguns acreditam inclusive que esse monumento possa ter sido usado como base para a Torre de Babel.

Foto: Divulgação
Exército de Terracota

Exército de Terracota – China

As esculturas datam aproximadamente do final do século 3 aC. As estátuas foram redescobertas em 1974 por agricultores locais no distrito de Lintong. Essas obras incluem guerreiros, carruagens e cavalos – e a parte mais surpreendente? Cada soldado tem um rosto diferente!

Foto: Divulgação
Grande Esfinge de Gizé

Grande Esfinge de Gizé – Egito

A Grande Esfinge foi pintada em tonalidades diferentes. Os arqueólogos acreditam que o rosto do monumento costumava ser vermelho, e o corpo tinha as cores amarelo e azul. A Grande Esfinge foi enterrada até o pescoço em areia por volta de 1400 aC até ser escavada entre 1925 e 1936.

Foto: Divulgação
Trinity House Lighthouse

Trinity House Lighthouse – Gibraltar

Diz a lenda que um faroleiro desapareceu e manchas de sangue foram encontradas nos degraus do farol. Os restos de seu corpo foram encontrados 100 anos depois na área ao redor do monumento.

Foto: Divulgação
Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa – Oceano Índico

O grande mistério da Ilha de Páscoa são as 887 estátuas de pedra gigantes, chamadas Moais, espalhadas pelo lugar. Seu propósito e origens são desconhecidos. Acredita-se que as estátuas foram criadas para homenagear antepassados importantes, daí a forma de cabeças humanas.

Foto: Divulgação
Grande Muralha da China

Grande Muralha da China – China

Um dos monumentos mais emblemáticos e antigos do mundo também esconde um segredo sombrio. Estima-se que durante a sua construção, cerca de 400 mil pessoas envolvidas na obra morreram e foram enterradas na área. A parede é conhecida como o maior cemitério da Terra.

Durante anos, os moradores no entorno foram removendo tijolos da Grande Muralha da China. Eles os usam como materiais de construção e os vendem para os turistas.

Foto: Divulgação
8_El Ángel Caído

El Ángel Caído – Espanha

O monumento que retrata Lúcifer caindo do céu está situado em Madri e está exatamente a 666 metros acima do nível do mar. Um número bem simbólico.

Foto: Divulgação
Monte Rushmore

Monte Rushmore – Estados Unidos

O monumento aos quatro presidentes americanos esculpidos no Monte Rushmore tem uma câmara secreta atrás da linha do cabelo de Abraham Lincoln.

Sacsayhuamán – Peru

Sacsayhuamán é uma cidade murada construída com mais de 3.600 metros de altura. O mistério está em sua construção perfeita. Os blocos são tão precisamente montados que nem mesmo uma folha de papel se encaixa entre eles.

Foto: Divulgação
Torre Eiffel

Torre Eiffel – França

No passado, as pessoas usavam o monumento icônico de Paris para cometer suicídio. Estima-se que mais de 350 pessoas tenham subido na torre para se atirarem dela. O governo reforçou as medidas de segurança para preservar o monumento e evitar que vidas fossem perdidas.

Foto: Divulgação
6_Torre de Pisa

Torre de Pisa – Itália

O monumento italiano se inclinou desde que foi construído em 1173. Por ter sido erguido a partir de areia e argila, a edificação não teve estabilidade suficiente e desenvolveu esse ângulo único, que virou sua marca registrada.

Foto: Divulgação
Ponte dos Suspiros

Ponte dos Suspiros – Itália

Um dos marcos históricos de Veneza foi construído para transferir prisioneiros da sala de interrogatório para a prisão. A ponte tem esse nome por causa dos suspiros que os detentos soltavam durante a travessia.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora