28 de março de 2024 Atualizado 08:15

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Viajando

Os melhores lugares para você conhecer em 2020

No noticiário mundial em 2019, todos os olhares se voltam para ela; com 12 votos e lugares diversos, é da Amazônia o troféu de melhor lugar para 2020

Por Agência Estado

28 de dezembro de 2019, às 07h57 • Última atualização em 28 de dezembro de 2019, às 09h34

Por que ir para o Amazonas em 2020? Sem o pessimismo do “visite antes que acabe”, fato é que a região guarda muitas riquezas naturais e culturais. Destaque para o Pará, em alta.

Quentes o ano todo, Amazonas e Pará vivem a seca de junho a novembro, quando surgem as praias de rio. Na época chuvosa, igarapés se enchem de vida.

Foto: Divulgação
Teatro Amazonas

Há muitas Amazônias. Viajantes de olho na gastronomia vão amar. Os mais urbanos podem desbravar as capitais; os de natureza, toda a floresta ao redor.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

Hospede-se em hotéis de selva. Tapuruquara tem comunidades indígenas; Presidente Figueiredo, cachoeiras; Silves, artesanato de mulheres.

QUANDO IR

Belém: Círio de Nazaré (outubro) e Festival Ver-o-Peso (maio). Alter do Chão: Sairé (setembro). Parintins: Boi-Bumbá (junho). Manaus: Festival de Ópera (abril).

Foto: Divulgação
Alter do Chão

Principais pontos de Belém

Belém: Mercado Ver-o-Peso, Museu Emílio Goeldi, Parque Mangal das Garças, Forte do Castelo, o Santuário de Nazaré e Estação das Docas.

Principais pontos do Pará

Ilha de Marajó: praias, fazendas com búfalos, carimbó e a cerâmica pré-colombiana.

Alter do Chão: praia do Rio Tapajós, floresta e comunidades ribeirinhas.

Principais pontos do Amazonas

Manaus: Teatro Amazonas, MUSA, Museu do Seringal, Mercado Adolpho Lisboa, ver os botos cor-de-rosa e o encontro dos rios Negro e Solimões.

Serviço

Desde SP: 3h30 até Belém e 3h50 até Manaus. Belém-Ilha de Marajó, 2h de barco. Para Alter do Chão, voe até Santarém desde Belém, Manaus ou Brasília.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

2º colocado – Japão

Além das novidades que acompanham a Olimpíada (hotéis, shoppings e áreas de lazer), o Japão estará em festa e a população, aberta para receber os turistas.

Foto: Divulgação
Japão

Melhor período para ir é durante os jogos, para ver competições e estar numa festa mundial. Mas haverá muvucas e os preços (aéreo e hospedagem) estarão mais altos.

Mesmo quem não liga para esporte se diverte em Olimpíada. É destino para vários perfis, de fãs de anime a viajantes solo, casais e famílias. A Match Hospitality é a responsável pela venda de ingressos. Há pacotes com ingressos nas operadoras Quickly Travel, Ambiental e Century Travel.

Tóquio, a cidade-sede dos jogos, é vibrante e intensa. Vale sair do circuito turístico para conhecer pontos como Yanaka Ginza, rua de comércio autêntico e casas baixas.

É fácil explorar o País de trem. Antes de viajar, compre o passe da Japan Rail para viajar ilimitado (desde 7 dias). De Tóquio a Kyoto, por exemplo, são 3h.

VOOS

Não há voos diretos. Para os Jogos, espere preços acima dos R$ 6 mil. Mas podem surgir ofertas; monitore em buscadores de passagens.

3º colocado: Bahia

Salvador está tinindo: Pelourinho e orla revitalizados, lojas no aeroporto e metrô. Em novembro, tem Afropunk, maior festival de cultura negra do mundo.

Melhor época para ir é entre meados de setembro e o fim de março, quando os dias de sol predominam. De junho a agosto chove, mas ainda dá praia no sul do Estado.

Foto: Divulgação
Salvador

Quem gosta de festa e carnaval (a animação dura o ano todo). História, cultura e gastronomia fazem de Salvador uma cidade única. Para fãs de vilarejos de praia e amantes da natureza, a Bahia tem outros destinos a considerar, do litoral ótimo para ser desbravado de carro à Chapada Diamantina. Dá para ir em casal ou em família.

PRINCIPAIS PONTOS

Além de Salvador, a costa tem praias badaladas (Trancoso, Morro de São Paulo, Praia do Forte, Arraial d’Ajuda) e sossegadas (Boipeba, Caraíva, Itacaré).

Serviço

Salvador está a 2h20 de São Paulo. Há voos diretos para Porto Seguro e Ilhéus. Para a Chapada, é preciso pegar, em Salvador, voo para Lençóis (ou ir de ônibus).

Publicidade