Museus das polícias são opções de passeio

Acervo e a história das forças da segurança pública do Estado de São Paulo podem ser conhecidos em passeios culturais


Para as férias, as policias Militar e Civil de São Paulo oferecem opções, tanto para crianças quanto para adultos, de passeios culturais para conhecer um pouco mais sobre a história da segurança pública do Estado de São Paulo, como o Museu da Polícia Militar, o Centro de Memórias do Corpo de Bombeiros e o Museu da Polícia Civil de São Paulo.

Histórias da criação e a evolução das forças de segurança, documentos históricos, uniformes, entre outros detalhes, poderão ser encontrados nos passeios. Confira:

Museu da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Dirigido pelo Coronel Galdino, há dois anos e meio, o Museu da Polícia Militar de São Paulo reúne acervo com objetos, armamentos, fardas, documentos e fotos que retratam a evolução da corporação, do Estado e da sociedade com o passar das décadas. O museu possui exposição nômade, já que parte de seu acervo é trocado periodicamente.

Algumas salas temáticas se destacam, como a da Revolução de 1932, a da Polícia Feminina, e também a que conta a história da aviação na força pública de segurança do Estado.

Serviço:
Terça a sábado das 9h00 até 17h00
Domingo das 9h00 até 16h00
Não abre às segundas
informacao@museupoliciamilitar.com.br
(11) 3311-9955
(11) 3227-3793
Rua Dr. Jorge Miranda, 308
Luz – São Paulo – SP

Foto: Governo do Estado
Museu da Polícia Civil

Museu da Polícia Civil de São Paulo

Contém a história da segurança pública paulista e, ao mesmo tempo, como se deram, tanto a evolução tecnológica – dos equipamentos e objetos utilizados pela polícia – quanto a do profissional de segurança.

Destacam-se as seções dedicadas a importantes crimes icônicos – como o “da mala”, registrado em 1928 – um módulo sobre tatuagens encontradas nos meios prisionais, estande de balística e salas temáticas que remetem a incêndios históricos no Estado de São Paulo.

Serviço
Museu da Polícia Civil
Praça Reynaldo Porchat, nº 219, Portão 1 da Cidade Universitária, Butantã, zona oeste de São Paulo.
(11) 3468.3360
Apenas pessoas maiores de 16 anos podem entrar
Visitação gratuita

Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo foi fundado em março de 1880. Tudo o que aconteceu com esta unidade, desde então, pode ser encontrado, visto e manuseado, gratuitamente.

Podem ser encontrados desde viaturas movidas à tração animal, a um escafandro para mergulho em profundidade, ou mesmo um submersível utilizado em operações subaquáticas.

Também estão presentes detalhes documentais de operações históricas para o Corpo de Bombeiros, como as realizadas nos famosos incêndios nos edifícios Andraus (em 1972) e Joelma (em 1974).

Serviço:
Centro de Memória do Corpo de Bombeiros
Rua Domingos de Morais, 2329, Vila Mariana, próximo à Estação Santa Cruz do Metrô.
Para agendar uma visita em grupo, entre em contato através do e-mail: ccbcentrodememoria@policiamilitar.sp.gov.br.
Para visitar individualmente o local sem agendamento prévio, confirme a disponibilidade de dias e horários por meio do telefone: (11) 3396-2596.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora