Férias o ano todo na Chapada dos Veadeiros

Além de todos os atrativos turísticos, engana-se quem pensa que a região, localizada em Alto Paraíso (GO), não tem espaço para os pequenos


Para quem gosta de viajar, um ótimo lugar para conhecer nesse período, e de quebra, fugir do agito das grandes cidades, é a Chapada dos Veadeiros. Segundo pesquisa realizada pelo serviço de aluguel de imóveis por temporada AlugueTemporada, 83% dos viajantes apontaram locais que permitem contato com a natureza como os melhores destinos para viagens em família.

Engana-se quem pensa que a região, localizada em Alto Paraíso (GO), não tem espaço para os pequenos. Cachoeiras de fácil acesso fazem a alegria das crianças e também garantem diversão de sobra para os pais.

Foto: Divulgação
Cachoeira Loquinhas

Cachoeira Loquinhas

Uma ótima opção é aproveitar as cachoeiras com fácil acesso da região. A Loquinhas se destaca entre uma das mais belas do entorno e perfeita para as crianças. O local conta um conjunto de sete poços com águas em tonalidade que variam de azul para verde. Fica próxima ao Centro de Alto Paraíso de Goiás. A Trilha Loquinhas é a principal, um caminho com 800 metros de distância totalmente acessível. Para alegria da molecada, tem um parquinho logo na entrada.

Foto: Divulgação
Cachoeira dos cristais

Cachoeira dos Cristais

A cachoeira dos cristais tem uma sede com banheiros e bar/restaurante, além de um bonito jardim incluindo um deck com vista para a Chapada e 7 poços existentes nos 400 metros de declive. É uma trilha bem curta, pois em 400 metros chega-se à última cachoeira, a Véu de Noiva. Com bastante sombra e uma boa estrutura no local, é uma boa opção para curtir com os pequenos com segurança.

Foto: Divulgação
Cachoeira do Poço Encantado

Cachoeira do Poço Encantado

Outra dica para curtir com a garotada é a cachoeira do Poço Encantado, que tem uma ótima prainha de areia, com bastante espaço para a família se integrar. O poço é bem amplo, com partes rasas perfeitas para crianças. Para quem quiser garantir ainda mais diversão, é possível alugar prancha de stand up paddle para dar uma remada. O poço é pequeno, mas é uma atividade para os pequenos que adoram chegar mais perto da queda d’água.

Foto: Divulgação
Poços Doutor ou Gabi

Poços Doutor ou Gabi

Para quem procura um ambiente mais privativo, os poços Doutor ou Gabi, são ideais. Localizados dentro da pousada-boutique Inácia, foram assim nomeados em homenagem aos donos do local. A queda d’água e o poço natural, respectivamente, contam com uma trilha de fácil acesso de aproximadamente cinco minutos. É exclusiva para hóspedes.

Um dos diferenciais é que, enquanto curtam o poço, é possível desfrutar do serviço de bar da pousada. O momento dá a chance de toda a família se renovar durante os mergulhos nas águas cristalinas enquanto saboreiam sucos, drinks e petiscos.

“Uma outra possibilidade é que as crianças podem estar sempre acompanhadas por seus animais de estimação, o que garante mais alegria e descontração para toda família”, comenta Gabriela Alcoforado, uma das sócias da pousada que, complementa explicando que no período de férias a procura é maior, principalmente, por famílias.

Foto: Divulgação
Cachoeira Santa Bárbara

Cachoeira Santa Bárbara

A Cachoeira Santa Bárbara fica em Cavalcante. Ela ostenta o título de queda d’água mais bonita de Veadeiros. Para chegar até ela vá a pé da vila Kalunga Engenho 2 por uma trilha plana. Cuidado, pois há trechos escorregadios, especialmente durante a época das chuvas. É preciso atravessar um rio.

No caminho, curta a paisagem impressionante: colinas cobertas com campos floridos. Vá pela manhã para evitar o sol forte e aproveitar a melhor luz para fazer fotos. Ao meio-dia é a melhor hora para aproveitar o véu branquíssimo da cachoeira. www.vamostrilhar.com.br.

Cachoeira Capivara

A pouco mais de 22km de Cavalcanti fica a Cachoeira Capivara. Ela é deslumbrante, de fácil acesso e pode ser apreciada por toda a família, inclusive crianças. O local possui um mirante que pode ser explorado para fazer lindas fotos. www.vamostrilhar.com.br.

Foto: Divulgação
Vale da Lua

Vale da Lua

O Vale da Lua é um dos pontos mais visitados na Chapada dos Veadeiros. Tem este nome por lembrar mesmo uma paisagem lunar. Fica em Alto Paraíso de Goiás e é um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel. Este vale está fora do Parque Nacional, na Serra da Boa Vista.

Mas, atenção: torna-se perigoso nos períodos de muita chuva, pois as trombas d’água podem acontecer a qualquer momento. Está a 11 km de São Jorge pela rodovia GO-239, entrando-se por uma estrada de terra do lado oposto ao Parque Nacional. Não é obrigatório ir com um guia, porém há uma pequena taxa que deve ser paga para entrar neste paraíso. www.vamostrilhar.com.br

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora