28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Em 2019

Com 1,025 milhão de turistas, Itaipu tem recorde de visitação

Destino turístico já recebeu mais de 24 milhões de visitantes desde que foi aberto ao público, em 1976

Por Ministério do Turismo

04 de janeiro de 2020, às 07h53

O turismo no Brasil não para de crescer. A usina de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com o Paraguai, bateu recorde de visitação dois dias antes de terminar o ano de 2019: 1,025 milhão de turistas conheceram de perto a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável. O número supera os 1.024.549 registrados em 2018.

A dentista Creusa Sousa e o professor Daniel de Aquino Neto saíram de Manaus (AM) para conhecer o atrativo e foram homenageados como os visitantes de número 1,025 milhão. “Foi uma grande surpresa e estamos muito emocionados”, afirmou Daniel. Foi a primeira visita do casal à hidrelétrica.

Foto: Zig Koch / MTUR
Usina de Itaipu se destaca como um importante destino turístico do Paraná e bate recorde de visitação em 2019

A usina é o segundo destino turístico mais visitado da região, ficando atrás apenas do Parque Nacional de Iguaçu que acaba de alcançar a marca inédita de 2 milhões de visitantes. “Os números mostram que estamos no caminho certo para alcançar nosso objetivo de aumentar o número de turistas internacionais e domésticos no Brasil, além de estruturar e desenvolver as regiões turísticas brasileiras”, comemorou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, destacou que o turismo é a principal atividade econômica da região, gerando renda e emprego para os moradores. “Foz do Iguaçu e região têm vocação para o turismo e o crescimento desta atividade econômica gera benefícios para toda a sociedade. A Itaipu contribui porque faz parte de sua missão atuar no desenvolvimento regional”, completou.

Proporcionalmente, o mês com melhor desempenho para o turismo de Itaipu foi junho de 2019, com salto de 33,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o mês com maior visitação foi janeiro, com 128.840 turistas. Na margem brasileira, os três atrativos mais procurados foram a Visita Panorâmica, o Ecomuseu e o Circuito Especial. Na margem paraguaia, a Visita Panorâmica também foi a mais procurada, seguida do Museu da Terra Guarani e do Refúgio Biológico Taty Yupi.

CONHEÇA A USINA

O Complexo Turístico Itaipu (margem brasileira) conta, atualmente, com oito passeios. Em “Itaipu Especial”, o visitante faz um percurso no coração da usina, conhecendo áreas internas e externas. O passeio mais popular, “Itaipu Panorâmica”, é a bordo de ônibus double-decker que leva os visitantes por um passeio pelos ângulos mais impressionantes de Itaipu.

“Itaipu Iluminada” é uma chance de ver a usina de uma forma diferente, à noite, num show de luzes de tirar o fôlego. O turista que opta pelo passeio “Itaipu Refúgio Biológico” conhece a unidade de proteção ambiental da Itaipu, criada para preservar a fauna e a flora durante a formação do reservatório da usina. A experiência é ampliada com aprendizado sobre o meio ambiente.

Moradores de Foz do Iguaçu e de municípios próximos possuem gratuidade em alguns passeios. Conheça mais sobre a visitação, horários e valores clicando AQUI.

Publicidade