Cinco museus com jardins em São Paulo

Amantes da natureza podem aproveitar para visitar mostras e exposições e curtir a tranquilidade e a beleza de áreas verdes ao redor


Além de ser uma das principais metrópoles do país e do mundo, São Paulo também é conhecida pela grande oferta de atrações culturais. O que nem todo mundo sabe é que alguns dos museus paulistas contam ainda com belos jardins, aliando cultura e beleza natural em um mesmo ambiente.

Assim, os amantes da natureza podem perfeitamente aproveitar para visitar mostras e exposições e curtir a tranquilidade dos jardins ao redor.

Foto: Divulgação
Casa das Rosas é um dos atrativos da capital paulista

A Casa das Rosas, localizada em plena Avenida Paulista, é uma das antigas mansões que ainda resistem ao tempo no centro econômico da cidade. O lindo jardim, com bancos que oferecem aconchego aos visitantes, é composto por roseiras e considerado um dos mais bonitos da capital. Lá é possível encontrar cursos, oficinas, exposições e eventos como a Virada da Poesia.

“Eu gosto de aproveitar quando estou na Paulista e passar na Casa das Rosas. Sentar nos bancos e ler um livro parece que estou no campo mesmo ainda estando na cidade”, fala o motorista Belmiro da Silva.

Foto: Divulgação
Pinacoteca também oferece a integração entre cultura e natureza

Já o Catavento Cultural, museu voltado à ciência e tecnologia, fica no histórico edifício do Palácio das Indústrias e oferece mais de 250 instalações para crianças e adultos se divertirem. Entre elas está o Borboletário Catavento, que contém algumas espécies de borboletas e mais de 20 tipos de plantas específicas para cada espécie em seu jardim.

Para Eduardo Magoga, de 10 anos, visitar o museu com os pais é sempre divertido. “Minha mãe já me trouxe aqui mais de uma vez. Eu adoro! É sempre divertido e animado. Eu gosto muito de tecnologia e aqui eu posso brincar e aprender”, conta empolgado.

Foto: Freeimages.com
Museu Afro Brasil fica em pleno Parque do Ibirapuera

Na Pinacoteca, um dos mais antigos museus de São Paulo, fica o Parque da Luz, que foi originalmente criado como Horto Botânico, em 1825. A área possui diversas espécies de árvores, espelho d’água, gruta com cascata e aquário subterrâneo.

Situado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, o Museu da Casa Brasileira possui 6.600 m² de área verde e abriga um lindo jardim, perfeito para ficar mais próximo da natureza, mesmo no meio de uma das mais movimentadas áreas da cidade.

Para fechar a lista, um equipamento de cultura que fica dentro de um dos mais visitados parques da cidade, o Ibirapuera. O Museu Afro Brasil tem em seu acervo mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, produzidos entre o século XVIII e os dias atuais.

O parque em seu entorno conta com área verde de 1.584 km², três lagos artificiais, pista de cooper, parque infantil, ciclofaixa, e diversas opções de lazer.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!