O que é importante na hora de criar uma senha

Blogueira da PSafe detalha todos os quesitos para reforçar a segurança na Web


A senha é a porta de entrada para suas contas online. É ela, na maioria dos casos, a última barreira que protege seus dados e, muitas vezes, até mesmo informações confidenciais. Por isso, em ambientes digitais, é de suma importância ter uma senha consistente, que dificulte ser “quebrada” por hackers.
Você com certeza já deve ter ouvido ou lido sobre a quantidade de caracteres que fazem uma senha segura. Especialistas recomendam que o mínimo necessário para criar uma senha segura é de oito caracteres. Isto é recomendado por conta dos softwares utilizados pelos hackers para quebrar as senhas. Programas deste tipo utilizam a poder de hardware do PC para decifrar os códigos. Quanto maior a senha, mais poder de processamento é exigido e mais tempo é necessário para que o software seja eficiente.

Apenas uma senha grande não garante a proteção de uma conta. Por isso, é importantíssima a inclusão de caracteres especiais na hora de elaborar uma. O motivo é justamente o software que tem a função de decifrar senhas. Com a inclusão de caracteres especiais o programa precisa se esforçar ainda mais para conseguir ter resultado. Além dos caracteres especiais, para dificultar ainda mais de ser decifrada, a senha deve conter letras maiúsculas e espaços, como neste exemplo: %p!SAf3@2&015.

Um tipo de senha bastante utilizada é mesclando datas de nascimento e nomes comuns, como o sobrenome, apelido ou o nome do bichinho de estimação. Além disso, muitas pessoas utilizam números de documentos nas senhas, por ser mais fácil de memorizar. Estes métodos de elaboração de senha são bastante perigosos, já que essas informações podem ser descobertas por hackers utilizando táticas de Engenharia Social. Por isso, quando for criar uma senha, não utilize informações que sejam fáceis de serem descobertas.

Do que adianta você ter uma senha bem elaborada e segura se não consegue se lembrar. Uma dica legal que você pode usar quando for criar sua próxima senha é mesclar letras iniciais de frases marcantes, utilizando os caracteres especiais para identificar qual serviço ela pertence. Por exemplo: &Eh0DdAeATnPp3C. No caso, o “&” identifica que era uma senha de e-mail e o restante da senha as letras iniciais da frase “É hoje o dia da alegria e a tristeza não pode pensar em chegar”.

Às vezes, cria-se uma senha que pensamos ser segura. A Intel tem um site onde é possível verificar o quanto ela demoraria em ser quebrada. A senha abc12345 demoraria apenas 0.0002 segundos para ser decifrada. Já a &Eh0DdAeATnPp3C, que utilizamos como exemplo, seria necessário mais de um milhão de anos para ser descoberta.

Fonte: www.psafe.com

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora