Instagram Brasil para de mostrar curtidas em fotos

"Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram", explicou a rede social


O Instagram Brasil iniciou nesta quarta-feira (17) um teste para ocultar a contagem de curtidas em postagens no País. Na prática, apenas o proprietário do perfil terá acesso aos números.

“Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias”, disse a empresa em nota.

Foto: Reprodução
Instagram está testando ocultar a contagem de curtidas no feed

A ferramenta começou a ser testada em maio no Canadá e, para a rede social, os primeiros resultados foram animadores.

De acordo com a empresa, a intenção é que “os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”.

Mais mudanças

Além dessa medida, a rede social tinha anunciado no último dia 8 outros dois recursos que estão na fase de testes para a “luta contra o bullying online”. “Essas ferramentas são baseadas no profundo entendimento de como as pessoas intimidam umas às outras e de como elas reagem ao bullying no Instagram”, explicou a empresa, ressaltando que as mudanças “são apenas dois passos em uma longa jornada”.

Uma delas é proteger a conta dos usuários de interações indesejadas com o recurso “Restringir”. Quando o recurso em um perfil, os comentários dela em nas publicações dos usuários só ficarão visíveis para ela mesma. Além disso, as pessoas restritas não podem ver quando você está ativo no Instagram ou quando você leu as mensagens diretas delas.

Ou seja, não será necessário bloquear, deixar de seguir ou denunciar uma pessoa que comete bullying. Na visão da rede social, o bloqueio de usuários poderia, por exemplo, agravar a situação, “especialmente se eles tiverem contato com o agressor na vida real”.

O outro recurso anunciado pelo Instagram é a implementação de inteligência artificial para notificar pessoas quando o comentário delas pode ser considerado ofensivo, mesmo antes que ele seja publicado. “Essa intervenção dá às pessoas a chance de refletir e desfazer seus comentários, além de impedir que o destinatário receba uma notificação com o comentário nocivo”, avaliou a rede social.

Esses dois recursos ainda estão em teste pelo Instagram e não há data para que sejam implantados.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora