18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Sábado

CNPEM de Campinas abre as portas para visitação

Quarta edição do Ciência Aberta traz diversas atrações, permite conhecer o acelerador de partículas Sirius e proporciona contato com cientistas

Por André Rossi

27 de junho de 2019, às 13h57 • Última atualização em 28 de junho de 2019, às 16h30

O CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) de Campinas realiza neste sábado (29), a partir das 9h, a quarta edição do Ciência Aberta. O evento oferece visitas guiadas, estandes e oficinas para todas as idades, além de praça de alimentação com food trucks. A entrada é gratuita.

Foto: "Visita ao CNPEM" by mctic.gov.br is licensed under CC BY 2.0
CNPEM de Campinas recebe o público nesta sábado, com entrada gratuita

Um dos principais atrativos é poder circular pelo prédio do Sirius, novo acelerador de elétrons brasileiros que foi inaugurado em novembro de 2018. O aparelho de 4ª geração é considerado como a mais moderna fonte de luz síncrotron já construída no Brasil e uma das principais instalações deste tipo no mundo.

Os visitantes poderão conhecer as dependências dos quatro laboratórios da unidade, que são de luz síncrotron, de biociências, de biorrenováveis e de nanotecnologia. O público também poderá fazer perguntas e tirar dúvidas com os pesquisadores das áreas de física, química, biologia, entre outras.

Os portões ficam abertos das 9h às 15h, e as atrações ocorrem até às 17h. Apesar da entrada ser gratuita, o centro incentiva a doação de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza ou higiene pessoal. Os itens serão enviados para a Casa Santana (Centro de Convivência e Inclusão Social para a Cidadania.

O CNPEM fica na Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, no Polo II de Alta Tecnologia de Campinas.

Publicidade