28 de março de 2024 Atualizado 18:57

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Poder da fruta

Yes, nós temos bananas!

Banana é fonte de energia, favorece a digestão e os ossos e contribui no combate ao estresse e depressão; confira receitas doces e salgadas

Por Débora de Souza

28 de setembro de 2019, às 08h01

A banana é uma das frutas mais populares e queridinhas dos brasileiros. Rica em potássio (conhecido pelo combate as câimbras após a prática de exercícios), a banana é fonte de fibras, ferro, vitamina A, cálcio e magnésio que contribuem para a digestão, previnem a anemia, reduzem o estresse e depressão e fortalecem dentes e ossos.

A banana tem origem no Sudeste da Ásia, mas foi no Brasil que ela melhor se adaptou podendo ser encontrada em qualquer época do ano. Quando madura é consumida in natura, em bolos, vitaminas, doces e salgados. Quando ainda verde pode ser usada para produzir farinha sendo acrescentada em preparações diversas, desde mingau a biscoitos.

Sua grande quantidade de fibras auxilia no processo de perda de peso, uma vez que favorece a sensação de saciedade. Seu baixo índice calórico ajuda a manter a forma (são 98Kcal para cada 100g da fruta). No entanto, o consumo deve ser moderado, isso porque a banana é rica em açúcares – responsáveis pelo sabor adocicado e por fornecer energia ao organismo.

Consultoria: Alimentos Regionais Brasileiros_Ministério da Saúde

Foto: Pixabay
Cada tipo de banana tem um indicação para as mais variadas receitas

Uso culinário de cada tipo de banana

Existe uma infinidade de banana e cada uma pode ser usada de uma maneira nas receitas. Por exemplo:

BANANAS “DE MESA”. As variedades maçã, ouro, prata e nanica (que, apesar de grandes, levam esse nome em virtude do tamanho da bananeira) são as melhores para serem consumidas in natura, mas podem integrar receitas doces e salgadas como o virado mineiro que utiliza a banana-nanica com farinha de milho e queijo.

BANANAS PARA FRITAR. São as variedades de banana-da-terra e figo.

BANANAS PARA CHIPS. Novidade deliciosa do Norte do Brasil, são feitas com a variedade pacová.

BANANA PARA COZINHAR. A banana-da-terra e a pacová são usadas em cozidos típicos do Rio de Janeiro e Pernambuco.

Fonte: Alimentos Regionais Brasileiros_Ministério da Saúde

Você sabia…

O cacho da banana é constituído de várias pencas (10 a 12), que vão se formando com a abertura das brácteas do “coração”, o que ocorre em dias consecutivos ou alternados, com isso tem-se para o cacho, pencas de diferentes idades. Por exemplo, num cacho de 10 pencas, a última penca formada será 10 dias mais jovem do que a primeira.

Fonte: Alimentos Regionais Brasileiros_Ministério da Saúde

Foto: Divulgação
Torta crocante com doce de leite

Torta crocante com doce de leite

Ingredientes
1 lata ou caixinha de leite condensado
8 pedaços de massa filo pronta (12X30 cm)
6 bananas-nanicas em rodelas finas
Raspas da casca de 1 limão

Modo de preparo
Retire o rótulo e o excesso de cola da lata de leite condensado, coloque-a fechada em uma panela de pressão e adicione água suficiente para cobri-la. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 20 minutos (contados após início da fervura). Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar antes de abri-la. Transfira o conteúdo para um recipiente e misture para ficar homogêneo. Reserve. Em uma assadeira, untada com manteiga, coloque os pedaços de massa filo, pincele manteiga, e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por 8 minutos. Reserve. Em um prato de servir, coloque um pedaço de massa filo, distribua um pouco do leite condensado cozido reservado e cubra com as rodelas de banana. Repita o processo até acabar os ingredientes, finalizando com o leite condensado cozido. Polvilhe as raspas de limão e sirva.
Fonte: Carol Gherardi_Receitas Nestlé

 

Foto: Divulgação
Barquete de chocolate e banana

Barquete de chocolate e banana

Ingredientes
100g de chocolate amargo
2 bananas
1 receita de massa sablée (veja dica)
1 colher (sopa) de creme de leite em lata gelado e sem soro
½ limão siciliano

Modo de preparo
Forre as forminhas de barquete com a massa. Espete o fundo das massas nas forminhas com um garfo, cubra com papel-manteiga e espalhe feijões-crus sobre eles. Leve ao forno preaquecido (180°C) por 10 minutos. Derreta o chocolate em fogo baixo e, fora do fogo, adicione o creme de leite e misture bem. Amasse uma banana, regue-a com o suco do limão e disponha esse purê nas bases dos barquetes já assadas e frias e sem o papel-manteiga. Espalhe o chocolate por cima e decore com a segunda banana cortada em fatias finas.

Dica. Para fazer a massa sablée, misture com a ponta dos dedos 125g de manteiga, 250g de farinha de trigo e uma pitada de sal, formando uma farofa grossa. Adicione 1 ovo e amasse até obter uma massa macia. Se necessário, junte um pouquinho de água para dar liga. Refrigere por 30 minutos antes de usar.
Fonte: Larousse das Sobremesas Infalíveis_Editora Alaúde

Foto: Divulgação
Nhoque de banana-verde ao molho de tomate e melancia

Nhoque de banana-verde ao molho de tomate e melancia

Ingredientes

Nhoque
300g de biomassa de banana-verde (fria)
1 colher de azeite
Farinha de arroz até dar ponto (cerca de 100g)
Sal a gosto

Biomassa
4 bananas-da-terra bem verdes
Água para o cozimento

Molho
1 kg de polpa de melancia (parte vermelha com sementes)
200g de tomate pelati triturados (ou molho de tomate caseiro)
50g de cebola
1 de dente de alho
20ml de azeite
Azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
Orégano
Manjericão fresco

Modo de preparo
Em um bowl colocar a biomassa, o azeite e o sal, misturar bem e ir adicionando a farinha aos poucos até a massa soltar das mãos. Fazer rolinhos com espessura de 1cm e cortar os nhoques. Cozinhar em água e sal como o nhoque tradicional. BIOMASSA DE BANANA. Lavar bem as bananas e cozinhar com a casca em panela de pressão, cobertas com água quente por 10 minutos. Tirar a pressão e processar sem a casca. Se precisar use um pouco de água quente limpa para ajudar no processamento. Reservar. MOLHO DE TOMATE E MELANCIA. Bater a polpa de melancia no liquidificador até triturar bem as sementes. Levar ao fogo até reduzir em ¼ e reservar. Dourar a cebola e o alho no azeite, adicionar a redução de melancia, o tomate pelati e temperar a gosto. Com o fogo desligado acrescentar o azeite de oliva e o manjericão fresco.
Fonte: Chef Iracema Bertoco_Centro Europeu

Foto: Divulgação
Torta morna de banana em camadas com chocolate em pó meio amargo

Torta morna de banana em camadas

Ingredientes
1 ½ (chá) de açúcar
1 ½ (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de chocolate em pó meio amargo
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
8 castanhas-do-pará trituradas
4 colheres (sopa) de manteiga
6 bananas-nanicas médias, bem maduras, cortadas em fatias médias (no sentido do comprimento)
4 ovos
½ colher (sopa) de essência de baunilha

Modo de preparo
Em um recipiente misture o açúcar, a farinha de trigo, o chocolate em pó, 1 colher (sopa) de canela em pó, o fermento em pó e as castanhas-do-pará. Em uma assadeira retangular pequena (20 x 30 cm) untada com manteiga, coloque uma camada desta mistura de ingredientes secos (1/3 da mistura), espalhe pedacinhos da manteiga e cubra com as bananas, fazendo uma camada. Cubra com mais uma camada dos ingredientes secos, espalhe os pedacinhos de manteiga e faça mais uma camada com o restante das bananas. Cubra com o restante da mistura de ingredientes secos e coloque o restante dos pedacinhos de manteiga. Reserve. Em um recipiente à parte, misture o leite em pó, os ovos, a essência de baunilha e a canela em pó restante e bata bem com um garfo. Despeje esta mistura sobre a assadeira reservada e, com auxílio de um garfo, abra espaços na massa, para que todo o líquido seja absorvido. Leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 35 minutos, ou até que esteja dourada. Sirva morno.
Fonte: Bruno Geraldi_Receitas Nestlé

Foto: Divulgação
Farofa de banana-nanica e salsa picadinha

Farofa de banana

Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo
2 bananas-nanicas em rodelas
1 cebola picada
1 colher (sopa) de tempero pronto para carnes brancas, saladas e legumes
1 pitada de pimenta-do-reino
3 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada
1 xícara (chá) de farinha de milho

Modo de preparo
Em uma panela, aqueça 1 colher (sopa) de óleo e doure ligeiramente as bananas. Reserve. Na mesma panela, coloque o óleo restante e refogue a cebola, tempere com o tempero pronto e a pimenta-do-reino, junte a salsa, a cebolinha e, por último, misture a farinha de milho. Acrescente a banana sem mexer muito. Sirva.
Fonte: Marcelo Resende_Receitas Nestlé

Foto: Divulgação
Tapioca de café com mel e canela em pó

Tapioca de café

Ingredientes

Tapioca
½ colher (sopa) de Nescafé® Tradição
1 xícara (chá) de polvilho doce

Recheio
1 banana-nanica em rodelas
1 colher (sopa) de mel
1 pitada de canela em pó
2 fatias de queijo brancos picados

Modo de preparo
TAPIOCA. Em um recipiente, dissolva o café com 5 colheres (sopa) de água. Reserve. Em outro recipiente, coloque o polvilho e regue-o aos poucos com a mistura de café, esfregando-o entre as mãos até obter uma farinha granulada, solta e umedecida. Aqueça uma frigideira antiaderente pequena, peneire o polvilho umedecido, cobrindo todos os espaços, formando uma camada uniforme semelhante a uma panqueca. Espere a massa ficar unida e vire-a, deixando-a secar rapidamente do outro lado. Repita o processo até acabar o polvilho. Reserve. RECHEIO. Em um recipiente refratário, misture todos os ingredientes e leve ao micro-ondas por cerca de 40 segundos, em potência média. Distribua o recheio em cada disco de tapioca. Sirva.
Fonte: Carol Gherardi_Receitas Nestlé

Foto: Divulgação
Sopa de banana-verde com bacon e cheiro-verde

Sopa de banana-verde com bacon

Ingredientes
8 bananas-nanicas (caturra) verdes
2 litros de água
400g de bacon em cubos
Óleo de soja
Sal a gosto
Alho picadinho ou socado (sem sal)
Cebola assada crocante
Manteiga de garrafa
Cheiro-verde
Torradinhas

Modo de preparo
Descascar as bananas com a faca (passar óleo nas mãos e deixar a banana, após descascar, em uma bacia com água) evita grudar a nódoa nas mãos. Picar em rodelas. Colocar para cozinhar em água com um pouco de sal. Bater no liquidificador até ficar bem homogêneo (separar uma parte cozida mais inteira para refogar). Numa panela, coloque 2 colheres de óleo. Refogue o bacon até ficar bem corado. Acrescente 2 colheres de manteiga de garrafa e refogue o alho. Acrescente a banana cozida que esteja mais inteira. Em seguida, coloque o creme batido e refogue. Acrescente a água do cozimento até chegar no ponto de caldo desejado. Acerte o sal e coloque um pouco de pimenta-do-reino branca. MONTAGEM. Coloque numa cumbuca funda, um pouco de bacon frito. Acrescente o caldo já refogado. Salpique cebola crocante e cheiro-verde. Acompanha deliciosamente algumas torradas aromatizadas com manteiga e ervas.
Fonte: chef Sandra Antunes_Lapinha da Serra

Foto: Divulgação
Cartola com banana-nanica e fatias de queijo coalho

Cartola com banana-nanica

Ingredientes
2 bananas-nanicas maduras
2 fatias de queijo de coalho
2 fatias de pão de cereais
Canela a gosto
Mel a gosto

Modo de preparo
Descascar as bananas e cortá-las no sentido do comprimento em três fatias iguais. Em uma frigideira, aquecer 1 fio de azeite de oliva e fritar as bananas de ambos os lados até ficarem douradas e macias. Reservar. Dourar também o pão e as fatias de queijo. Em uma das fatias do pão sobrepor uma das fatias de queijo de coalho. Sobre essa fatia, colocar três fatias de banana lado a lado. Repita esse processo para a outra fatia de pão. Transferir os sanduíches abertos para uma assadeira e levar ao forno preaquecido a 200°C por 5 minutos ou até ficarem levemente tostados e o queijo levemente derretido. Retirar do forno, acrescentar mel e polvilhar a canela sobre os sanduíches. Servir quente.
Fonte: Nutrella

Publicidade