28 de março de 2024 Atualizado 18:57

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Combinando

Vinhos adequados para pratos típicos do inverno

O sommelier João Rodrigues, da Adega Tatu, ensina quais são os melhores vinhos para combinar com receitas típicas do clima mais frio

Por Danilo Reenlsober

13 de agosto de 2019, às 16h19

O inverno é o momento ideal para aproveitar aquelas receitas mais quentinhas, ou então convidar os amigos para uma rodada de queijos. Independente do menu, o vinho é sempre uma boa opção de harmonização para que o momento fique mais completo. E é aí que surge a dúvida: afinal, qual é a bebida mais adequada para servir junto a fondues, sopas, caldos ou a uma tábua de frios? Qual uva combina melhor com determinado prato?

Para sanar essas e outras dúvidas, o Mais Sabor ouviu o sommelier João Rodrigues, da Adega Tatu. O especialista deu dicas de vinhos, nacionais e importados, dos mais variados preços, que podem ser harmonizados com pratos típicos do inverno. “Para o fondue de queijo, um dos pratos mais tradicionais do inverno, as melhores combinações são feitas com vinhos brancos e leves”, aponta João. “Já os fondues de carne pedem um vinho mais encorpado”.

A pedido do Mais Sabor, o sommelier escolheu seis vinhos para harmonizar com fondue de queijo (ou com tábua de queijos em geral), fondue de carne, sopas, caldos e massas e deixar seu inverno ainda mais saboroso.

Fondues de queijo e queijos em geral

Quando se fala em queijos, de um modo geral, logo pensamos num bom vinho italiano. Para quem gosta de bebidas dessa nacionalidade, a indicação é o Luccarelli Puglia Bianco, um vinho branco caracterizado pela sua “universalidade”, já que pode ser harmonizado com a grande maioria dos queijos. Fresco e com boa acidez, não causa aquela sensação de “boca seca”. Já quem prefere um vinho tinto, a sugestão é o chileno Aliwen, que traz notas intensas e um leve toque de especiarias ao paladar.

Sopas, caldos e massas

Nem só de vinhos internacionais vive o homem. Para pratos quentes e típicos do inverno, como sopas e caldos de legumes e massas em geral, o brasileiro Vale da Pedra é uma boa pedida. Feito com uvas syrah, apresenta um paladar que agrada a todos devido ao seu aroma frutado e com especiarias. O tinto italiano Fantini Montepulciano d’Abruzzo, por sua vez, não vai interferir no sabor dos seus pratos – além de ser a opção ideal para harmonizar com massas que levem molho de tomate.

Fondue de carne

Pratos que levam fritura, como é o caso do fondue de carne, pedem vinhos específicos e que não causem adstringência. Por isso uma boa opção são vinhos feitos a partir da cabernet sauvignon, como o sul-africano Nederburg The Winemaster’s. Encorpado e com boa acidez, forma a combinação perfeita entre o álcool, a carne e a gordura. Enquanto isso, o argentino Trumpeter, feito com uvas malbec e syrah, é frutado e traz frescor, além de possuir uma acidez mais leve, fazendo com que seja um vinho bastante agradável.

 

Publicidade