Versões doces de fondue são boas alternativas para criar sobremesas

Chocolate, creme de avelã, sorvete… Para quem gosta de uma boa sobremesa, tudo pode virar fondue


Prato característico da Suíça, a fondue foi criada em meio à Segunda Guerra Mundial, quando os moradores de regiões mais pobres derretiam o queijo para comer com pedaços de pão. De lá para cá, o prato passou por mudanças, novos ingredientes foram acrescentados e a receita ganhou versões doces – que fazem o maior sucesso, principalmente no Inverno.

O chocolate é a principal versão, mas há outras opções “diferentonas”, como a fondue de doce de leite. Confira essa e outras receitas que o Mais Sabor separou:

Foto: Daninoce_Divulgação
Fondue de sorvete com creme de leite fresco e frutas da estação

Fondue de sorvete

Ingredientes

300g de chocolate ao leite, meio amargo ou com flocos crocantes
180ml de creme de leite fresco
Frutas da estação
Sorvetes de sabores variados

Modo de preparo

Corte as frutas em tamanhos pequenos. O ideal são cubos de 2 centímetros. Depois, com o auxílio de uma colher de sobremesa, faça bolinhas de sorvetes e disponha em um refratário. Coloque no freezer por 30 minutos para deixar as bolinhas bem firmes para quando forem ser espetadas na fondue. Corte o chocolate em pequenos pedaços e acrescente o creme de leite.

Leve para derreter no aparelho de fondue (ou micro-ondas). É importante mexer constantemente para não queimar. Assim que os pedaços de chocolate e o creme de leite tornarem-se uma mistura homogênea, desligue o fogo. Prepare a mesa, retire as bolinhas de sorvete do freezer e sirva imediatamente.

Dica. Vale a pena deixar na mesa potinhos com castanha triturada, granulado, entre outros acompanhamentos que combinam com sorvete.
Fonte: Perfetto / Canal Rango

Foto: Malagueta_Divulgação
Fondue de chocolate branco

Fondue de chocolate branco

Ingredientes
340g de chocolate branco
200ml de creme de leite
1 colher (sopa) de conhaque (opcional)
Frutas a gosto (kiwi, banana, morango, abacaxi, etc)

Modo de preparo
Aqueça o creme de leite. Coloque o chocolate picado pequeno ou ralado. Misture bem para dissolver o chocolate. Depois acrescente o conhaque e misture novamente. Despeje no aparelho de fondue e acenda a vela ou a espiriteira. Assim que tiver quentinho sirva com os acompanhamentos, como frutas (kiwi, morango, banana, abacaxi, etc) ou marshmallow.
Fonte: Aqui na Cozinha

Foto: Crazy for Crust_Divulgação
Fondue de chocolate com creme de avelã

Ingredientes
200ml de creme de leite
50g de chocolate meio amargo
4 colheres (sopa) de creme de avelã
Bananas e morangos cortados em rodelas

Modo de preparo

Coloque o creme de leite, a avelã e o chocolate no lugar em que vai servir a fondue. Leve ao micro-ondas para esquentar por 30 segundos. Retire e misture tudo até que incorpore bem, caso o chocolate não tenha derretido totalmente leve ao micro-ondas de novo e aqueça por mais 20 segundos. Acenda o rechaud, corte as frutas e sirva para seus convidados.

Dica. Você pode colocar um pouquinho de licor de Amarula para ganhar em sabor
Fonte: Lazz Gourmet

Foto: Divulgação
Fondue de doce de leite

Fondue de doce de leite

Ingredientes

300g de doce de leite
100g de creme de leite em caixinha
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de conhaque

Modo de preparo

Coloque o doce de leite e o creme de leite em uma panela e leve ao fogo, mexendo. Assim que aquecer adicione o conhaque e o sal e deixe ficar bem quente (não precisa ferver). Coloque no aparelho de fondue para manter aquecido. Leve à mesa com os acompanhamentos (ideal para essa fondue é queijo, mas você também pode experimentar com banana).
Fonte: Aqui na Cozinha

Foto: Comidas e Bebidas_Divulgação
Fondue de chocolate para comer com bolo de limão

Fondue de chocolate

Ingredientes
Bolo de limão
• 230g de manteiga sem sal
• 180g de açúcar cristal
• 4 ovos
• 240g de farinha de trigo peneirada
• 10g de fermento em pó
• Uma pitada de sal
• 80ml de suco de limão
• Raspas de 2 limões sicilianos
• Mirtilos a gosto
Fondue
• 170 ml de leite
• 80g de creme de leite fresco ou de lata misturado com o soro
• 40g de açúcar
• 50g de manteiga sem sal
220g de chocolate meio amargo
• 20ml de rum, conhaque ou cachaça (opcional)
Modo de preparo

BOLO DE LIMÃO

Bata a manteiga e o açúcar até obter uma massa fofa e branca. Adicione os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Misture a farinha com o fermento e o sal e depois peneire. Acrescente a farinha aos poucos, intercalando com o suco. Em seguida, coloque as raspas dos limões e misture bem.

Com a ajuda de um saco de confeitar, porcione a massa dentro de uma forma de silicone com moldes de coração ou em uma forma com as medidas 20x30cm, untada e enfarinhada. Se quiser, adicione alguns mirtilos na massa para dar um toque a mais. Então leve para assar em forno preaquecido a 180°C, por 15 a 20 minutos, ou por 40 a 50 minutos se você estiver usando a forma de 20x30cm. Em ambas as formas, espete um palito no centro e, se ele sair limpo, estará pronto. Retire do forno e deixe esfriar.

FONDUE DE CHOCOLATE

Em uma panelinha, misture o leite, o creme de leite, o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo baixo e assim que a mistura estiver bem homogênea, combine o chocolate meio amargo já derretido. Agora é só banhar os seus bolinhos nesse chocolate cremoso e ser muito feliz!
Fonte: Daninoce

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora