Versões de lasanhas para rechear o cardápio vegetariano

Esqueça o presunto ou o molho à bolonhesa: é possível fazer lasanhas deliciosas com itens simples para quem não quer comer carne


A lasanha talvez, ao lado da macarronada, é aquele prato tradicional para receber a família no almoço de domingo. Massa bastante relacionada à culinária italiana, tem-se evidências de que a lasanha, na verdade, é uma invenção inglesa. Historiadores apontam para um prato muito similar comido na corte de Rei Ricardo II no século 14. Independentemente da origem, é um prato delicioso e adorado no mundo inteiro. Par quem não pode – ou não quer – consumir a receita com carnes, existem diversas opções vegetarianas igualmente deliciosas. O Mais Sabor selecionou algumas para você.

Foto: Tastemade_Divulgação
Lasanha com berinjela, alcaparras, tomate seco e muçarela

Lasanha de berinjela

Ingredientes
1 kg de berinjela
1 maço de escarola
50g de alcaparras
100g de azeitonas verdes
100g de tomate seco
150g de muçarela ralada
1 cebola picada
Cheiro-verde a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Descasque a berinjela e corte a longitudinalmente, cozinhe e deixe escorrer, reserve.
Em uma panela refogue a cebola até murchar, adicione a escarola chiffonade (em tiras), as alcaparras, azeitonas e o tomate seco, tempere com o cheiro-verde, sal e a pimenta-do-reino.
Em um refratário, faça camadas intercalando a berinjela, o refogado e a muçarela. Finalize com a muçarela e leve para gratinar.
Fonte: Café & Prosa Restaurante

Foto: Kitchen aid_Divulgação
Lasanha vegetariana com abobrinha, vagem, cenoura,  muçarela e parmesão

Lasanha vegetariana

Ingredientes
1 pacote de massa fresca para lasanha (500g)
300g de queijo muçarela fatiado
50g de queijo parmesão ralado

Molho
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 pimentão amarelo picado
1 cenoura picada
200g de vagem picada
1 abobrinha italiana picada
1 berinjela picada
200g de ervilha fresca congelada
2 latas de tomate pelado picado
Sal e manjericão a gosto

Modo de preparo
Para o molho, aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a cebola, o alho e o pimentão por 2 minutos. Adicione a cenoura, a vagem, a abobrinha, a berinjela, a ervilha e refogue por 5 minutos. Junte o tomate pelado, sal e cozinhe até encorpar. Misture manjericão e desligue. Em um refratário médio, intercale camadas de molho, de massa, de molho e de muçarela, terminando em molho. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até gratinar. Retire e sirva.
Fonte: Guia da Cozinha

Foto: Istock_Divulgação
Lasanha de espinafre com abobrinha, creme de leite e muçarela

Lasanha de espinafre

Ingredientes
Massa para lasanha pré-cozida
1 maço de espinafre, lavado, aferventado, bem picadinho e bem espremido
2 cenouras raladas a Juliana
1 abobrinha menina ralada a Juliana
1 cebola grande
3 dentes de alho
2 folhas de louro
3 cravos
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de óleo
1 litro de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 lata ou caixinha de creme de leite
200g de queijo muçarela
Sal a gosto

Modo de preparo
Refogue o espinafre com óleo e alho e sal a gosto e reserve. Refogue as cenouras com óleo e alho e sal a gosto e reserve. Refogue a abobrinha com óleo e alho e sal a gosto e reserve. Coloque o leite para ferver em fogo baixo com a cebola cortada em 4 partes, a manteiga, o louro, o cravo e sal a gosto. Após ferver em fogo baixo, por cerca de 5 minutos, retire o louro, os cravos e a cebola, coloque a farinha de trigo, dissolvida em água e deixe cozinhar, mexendo bem; fazendo assim o molho branco. Coloque o creme de leite e desligue o fogo. Se o molho branco ficar empelotado, coloque no liquidificador e bata. Monte a lasanha começando com molho branco, massa, espinafre, queijo, molho branco, massa, abobrinha, molho branco, massa, cenoura, molho branco, queijo… até acabar os ingredientes. Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que borbulhe.
Fonte: Tudo Gostoso

Foto: Cheftime_Divulgação
Lasanha 3 queijos com azeite, alho e tomate

Lasanha aos 3 Queijos

Ingredientes

Molho de tomate
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
6 tomates maduros, sem pele, sem sementes picados
400ml de polpa de tomate
Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto

Molho rosé
2 colheres (sopa) de margarina
1 cebola pequena picada
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 ½ litro de leite
500g de polpa de tomate
2 colheres (sopa) de catchup
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

Recheio
4 colheres (sopa) de margarina
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
2 tomates maduros, sem pele, sem sementes picados
1 xícara (chá) de cenoura em cubinhos
1 xícara (chá) de vagem em cubinhos
1 xícara (chá) de abobrinha em cubinhos
1 xícara (chá) de flores de brócolis
1 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
Sal, salsinha, cebolinha e pimenta-do-reino a gosto

Montagem
1 embalagem de Lasanha Basilar (500g)
250g de queijo muçarela ralada
250g de queijo provolone ralado
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo
MOLHO DE TOMATE. Em uma panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, acrescente os tomates, a polpa de tomate, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até desmanchar o tomate. Acerte o sal, tempere com o orégano, a pimenta-do-reino e reserve. MOLHO ROSÉ. Em uma panela média, aqueça a margarina, refogue a cebola e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente a polpa de tomate, o catchup e mexa delicadamente. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz-moscada, retire do fogo e reserve. RECHEIO DE VEGETAIS. Em uma panela média, aqueça a margarina, refogue a cebola e o alho, acrescente os tomates, cenoura, vagem, abobrinha, brócolis, azeitonas e 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até que os vegetais fiquem macios. Acerte o sal, tempere com a salsinha, a cebolinha e a pimenta-do-reino. Retire do fogo e reserve. Monte a lasanha em um refratário grande e fundo. Divida o molho de tomate e o molho rosé em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e os queijos muçarela e provolone, e o recheio de vegetais em 2. Alterne as camadas de molho, massa e recheio da seguinte forma: molho de tomate, queijos muçarela e provolone, tiras de lasanha, molho rosé, recheio de vegetais, tiras de lasanha, molho de tomate, queijos muçarela e provolone, tiras de lasanha, molho rosé, recheio de vegetais, tiras de lasanha, molho de tomate e molho rosé e finalmente queijo parmesão. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200º C) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.
Fonte: Basilar

Foto: Pixabay
Lasanha ao funghi com salsinha, noz-moscada e queijo parmesão

Lasanha ao funghi

Ingredientes
200g de lasanha fresca
1 pitada de noz-moscada ralada
600g de funghi frescos
1 colher (chá) de salsinha picada
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
100g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Limpe os funghi com um pano úmido, fatie-os e leve-os ao fogo médio por 10 minutos em uma panela com azeite e alho. Se você não encontrar funghi frescos pode substituí-los pela versão seca (cerca de 350 gramas) que você deve deixar de molho em água quente antes de cozinhar. Adicione aos funghi o sal, a pimenta e salsinha picada, cozinhe por 5 minutos e retire do fogo. Cozinhe a lasanha em água fervente com sal por 3 a 4 minutos, retire da água e coloque-as em uma toalha enxuta. Em um refratário coloque no fundo o molho branco (2 colheres de sopa cheias de manteiga, 2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo e sal e noz-moscada a gosto), cubra com a massa de lasanha, uma camada de molho, cerca de 2 colheres de sopa de funghi e polvilhe um pouco de parmesão ralado. Continue com as camadas de massas e molho até que todos os ingredientes sejam usados (você terá cerca de 2 camadas de massa). Por último, cubra com o molho, funghi e uma polvilhada generosa de queijo parmesão ralado. Cozinhe durante uns 20 minutos a 180°C, até que na superfície da lasanha se forme uma camada crocante e dourada.
Fonte: GreenMe

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora