Uso da cachaça na gastronomia

Bebida 100% brasileira é ingrediente para sobremesas, pizzas, pastéis e outras delícias da culinária


No dia 13 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Cachaça, a bebida 100% brasileira. Também conhecida por caninha, aguardente, parati, pinga, bico, branquinha, para se ter uma noção da paixão nacional que a bebida é em solo tupiniquim, o País produz mais de um bilhão de litros de cachaça por ano e exporta o destilado para mais de 60 nações. E a cachacinha não é só boa, no copo, mas também na receita de pratos salgados e sobremesas.

A chef do Zucchini restaurante, Carina Cecchino Duarte, conta que gosta de usar a bebida para flambar pratos. “O gosto da cachaça é muito característico, me remete ao sabor do sítio do meu avô, que tinha um pequeno engenho e fazia garapa para a família”, lembra. Para ela, o destilado tem carta livre tanto para pratos doces quanto salgados, desde que bem harmonizados. “Gosto de usar a cachaça em doces, como no sorbet de tangerina, ou em massas. Um exemplo é talharim de salmão e açafrão, que leva uma boa quantidade de cachaça para flambar”.

Para quem já ficou com água na boca, aqui vão algumas receitas bacanas para reproduzir em casa com a bebida tipicamente brasileira.

Foto: Divulgação
Cocada com sorbet de tangerina
Cocada com sorbet de tangerina com gengibre e cachaça

Ingredientes
Cocada de tabuleiro
1 coco fresco ralado
3 xícaras (chá) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
3 ovos inteiros

Sorbet
¼ xícara (chá) de calda de açúcar
1 lata de tangerina em calda
1 ½ colher (sopa) de gengibre ralado bem fino
1/4 xícara (chá) de cachaça

Calda
1 xícara (chá) de água
1 1/3 xícara (chá) de açúcar

Physalis para decorar

Modo de preparo
Bata o gengibre, as tangerinas junto com sua calda e a calda de açúcar no liquidificador até obter um creme macio. Despeje em uma forma média e leve ao freezer até o dia seguinte. Bata então a massa no liquidificador até formar uma massa homogênea. Coloque o 1/4 de xícara de cachaça e o licor e mexa levemente. Retorne à forma, cubra e deixe mais umas três horas no freezer. Coloque a água e o açúcar em uma panela e deixe o fogo alto até começar a ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. Misture todos os ingredientes, coloque em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com açúcar e leve ao fogo preaquecido (180°C) até que fique dourada. Com o auxílio de um cortador redondo (ou até uma xícara), separe a cocada de tabuleiro em porções individuais. Em seguida, com uma colher de sorvete, coloque o sorbet em cima da cocada e finalize com uma physalis para decorar a sobremesa.

Fonte: Zucchini

[img-1]Sobremesa do chefe

Ingredientes
Amêndoas torradas a gosto
Sorvete (sabor de sua preferência)

Massa
3 ovos
250ml de leite
150g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Calda
300g de açúcar
100ml de água
2 colheres (sopa) de cachaça
7 maças picadas

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes até obter uma massa para panqueca. Fazer a calda com o açúcar e a água. Esquentar uma panela, colocar a cachaça e flambar. Junte as maçãs e cozinhe por cinco minutos. Montar com amêndoas torradas em açúcar mascavo e sorvete de sua preferência.

Fonte: Lindinalva Amaro_Villa Premium

[img-2]Brigadeiro de cachaça

Ingredientes
20g de manteiga com sal
1 lata de leite condensado
50ml de cachaça
Açúcar cristal para enrolar

Modo de preparo
Coloque o leite condensado em uma panela, acrescente a manteiga e mexa sempre, mantendo o fogo baixo até que a mistura começa a desgrudar da panela. Tire do fogo e acrescente a cachaça. Coloque a panela de volta ao fogo e espere até que atinja o ponto. Depois disso, coloque a massa em um recipiente plano e deixe esfriar. Unte as mãos com manteiga, boleie e faça os brigadeiros. Passe no açúcar cristal para finalizar.

Fonte: Confeitaria Romana – Chef Pedro Scanferla

[img-3]Pizza Badebec

Massa
Um quilo de farinha de trigo
500 ml de água em temperatura ambiente
2 pitadas de sal
2 pitadas de açúcar
30g de fermento em sachê

Uma dose pequena de cachaça
Duas colheres (sopa) de azeite extra virgem

Modo de preparo
Em um vasilhame grande disponha a farinha e, no centro do trigo, adicione o fermento, o açúcar, o azeite e a água os poucos. Misture todos os ingredientes e junte o sal por último. Sove a massa até que ela solte dos dedos. Deixe-a em descanso por até três horas. Após este descaso separe a massa em porções e abra discos grandes para recheá-los.

Rendimento. Seis discos grandes
Fonte: Babedec

[img-4]Ninho ao molho especial com camarão

Ingredientes
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
500g de camarões médios
½ xícara (chá) de aguardente de cana
Sal a gosto
500ml de creme de leite fresco
1 copo de requeijão
Pimenta-rosa a gosto
1 embalagem de Ninho Basilar (500g)

Modo de preparo
Em uma panela grande ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Doure a cebola e o alho no azeite. Junte o camarão e refogue por 3 minutos. Acrescente a aguardente e deixe evaporar um pouco. Polvilhe com o sal. Junte o creme de leite, o requeijão, a pimenta-rosa, misture e deixe aquecer bem. Sirva a seguir sobre a massa.

Fonte: Basilar

[img-5]Pastel de carne-seca e cebola flambada na cachaça

Ingredientes
300g de massa para pastel
Óleo para fritar

Recheio
500g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
1 cebola grande picada
1 colher (sopa) de manteiga
Coentro fresco picado grosseiramente
100ml de cachaça
Sal e pimenta-do-reino
50g de castanha-do-pará picada

Modo de preparo
Em uma panela, derreta a manteiga, doure bem a cebola, com cuidado para não queimar e tempere com sal e pimenta-do-reino. Quando a cebola ficar bem dourada, jogue a cachaça e flambe. Deixe evaporar o álcool, junte a carne, o coentro e a castanha-do-pará. Deixe esfriar. Corte a massa em quadrados de 7 centímetros e recheie com a carne. Com um garfo, feche as laterais do pastel e frite no óleo quente até dourar dos dois lados. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções
Fonte: Friboi

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora