Três receitas com azeite para Páscoa

Sugestões de entrada, prato principal e sobremesa com azeite para um almoço diferenciado no qual a ideia é realçar o sabor dos ingredientes


Páscoa é sinônimo de família reunida e mesa recheada de delícias, além é claro, da religiosidade de cada um. Se você já está planejando o cardápio desse domingo especial, que tal incluir no menu três receitas preparadas com azeite? É uma entrada leve e refrescante, o prato principal e a sobremesa. As sugestões de salada grega, bacalhau ao forno e trufa de chocolate são da cozinha do Azeite Cardeal.

Foto: Pixabay
O azeite confere um toque especial aos pratos, realçando o sabor dos ingredientes

Tipos de azeite de oliva / A classificação do azeite leva em conta o processo de extração

1 – Extra virgem: nutricionistas apontam que esse é o tipo mais adequado para o consumo, já que concentra os maiores índices de antioxidantes.

2 – Virgem: Por conta da presença do ácido oleico (ômega 9) não superior a 2%, esse tipo de óleo deve ser usado quando você deseja que o sabor do azeite sobressaia nas receitas.

3 – Virgem corrente: possui ácido oleico com quantidade não superior a 3,3%, ou seja, tem mais ácido graxo monoinsaturado, um dos principais componentes das gorduras nos alimentos

Benefícios do azeite de oliva

CÉREBRO
As propriedades antioxidantes do azeite retardam o envelhecimento das células e ajudam na prevenção do Mal de Parkinson e também Alzheimer.

CORAÇÃO
O azeite extraído da azeitona e sem a mistura de outros óleos reduzem as taxas do colesterol ruim (LDL), prevenindo a aterosclerose e o AVC (acidente vascular cerebral).

DIABETES
O consumo frequente de azeite colabora para a redução das inflamações e, dessa forma, o pâncreas fica menos sobrecarregado tentando produzir o hormônio insulina.

OSSOS
Fonte de vitamina K, o azeite de oliva fortalece os ossos, desde que o consumo seja bastante frequente.

DIETA
Nutricionistas costumam incentivar o consumo do azeite de oliva pelas pessoas que precisam emagrecer. Acontece que esse alimento produz a sensação de saciedade e assim a pessoa leva mais tempo para sentir fome.

Foto: Bunge_Divulgação
Salada grega

Salada grega

Ingredientes
2 pés de alface romana
100g de tomate cereja cortado ao meio
60g de cebola roxa fatiada
110g de azeitonas fatiadas
170g de queijo de cabra ou feta
Sal a gosto
Azeite Cardeal Extra Virgem a gosto

Modo de preparo
Coloque em uma travessa as folhas de alface. Junte os tomates e a cebola roxa. Desmanche, grosseiramente, o queijo feta com o auxílio de garfo e acrescente sobre os tomates com a cebola. Adicione as azeitonas e o sal. Acrescente azeite a gosto.

Rendimento: 6 porções
Fonte: Azeite Cardeal_Bunge

Foto: Bunge_Divulgação
Bacalhau ao forno é uma das receitas mais tradicionais na Semana Santa

Bacalhau ao forno

Ingredientes
1 litro de água
500ml de leite
1 folha de louro
6 dentes de alho descascado
500g de bacalhau em lascas dessalgado
300g de cebola fatiada fino
200g de cenoura cortada em tiras finas (julienne)
500g de batata cortada em rodelas
4 colheres (sopa) de Azeite Cardeal Extra Virgem
100g de pimentão vermelho em cubos pequenos
100g de farinha de rosca grossa
Salsinha picada a gosto

Modo de preparo

Em uma panela funda, junte a água, o leite, a folha de louro e o dente de alho. Ferva. Junte as lascas de bacalhau, a cebola fatiada e a cenoura ao líquido fervente, abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos. Escorra e reserve o líquido e o bacalhau separados. Volte o líquido à panela e cozinhe as rodelas de batata. Escorra e reserve.

Acerte o sal do bacalhau pré-cozido e junte metade do azeite. Unte um refratário com o azeite e cubra o fundo com as rodelas de batata. Disponha o bacalhau temperado sobre a batata. Misture a farinha de rosca com a salsinha e salpique sobre o bacalhau. Regue com o azeite restante e leve ao forno para dourar.

Dica. Faça esta mesma receita sem as batatas e sirva como antepasto acompanhado de torradas.
Fonte: Azeite Cardeal_Bunge

Foto: Bunge_Divulgação
trufa de chocolate com azeite

Trufa de chocolate com azeite

Ingredientes
300g de creme de leite
500g de chocolate meio amargo
60g de Azeite Cardeal Extra Virgem
1 pitada de sal
Cacau em pó a gosto

Modo de preparo
Ferva o creme de leite com uma pitada de sal. Adicione o chocolate e dissolva. Acrescente o azeite e misture bem. Retire do fogo e transfira para uma travessa e leve para gelar por 24 horas. Faça pequenas bolas irregulares com o chocolate ainda gelado. Não deixe esquentar. Passe as trufas no cacau em pó e sirva.
Fonte: Azeite Cardeal_Bunge

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora