19 de abril de 2024 Atualizado 21:38

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Delícias

Três quitutes saudáveis para festa junina

No mês das festas de São João experimente doces típicos juninos em versões mais leves com as dicas a chef funcional Lidiane Barbosa

Por Leslie Cia Silveira

17 de junho de 2019, às 08h56

A culinária típica das festas juninas inclui vários tipos de doces de dar água na boca. Entretanto, como nem todos podem consumir açúcar, a chef funcional Lidiane Barbosa selecionou algumas receitas mais leves e saudáveis que podem ser saboreadas sem medo e sem culpa.

A chef criou os pratos a partir dos conhecimentos adquiridos no curso de técnicas em gastronomia na Escola de Restauració I Hostalatge, em Barcelona. As delícias criadas pela chef funcional também foram desenvolvidas nos cursos de pós-graduação na Le Cordon Bleu, em Paris, no Natural Gourmet Institute, em Nova York e Escola Jamie Oliver, em Londres.

“Tenho como ‘bandeira’ a disseminação da comida ‘de verdade’, o uso de ingredientes integrais, frescos e orgânicos, incentivo ao produtor local, a utilização das plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a socialização por meio da comida”, explica a chef que também é especialista em gastronomia sem glúten e sem outros alergênicos e autora das receitas do livro “Vó Leninha e o aniversário de Isabela”.

Foto: Divulgação
Bolo de fubá

Bolo de fubá com coco e açafrão

Ingredientes:
3 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar de coco ou eritritol (da 1/2 xicara retirar 2 colheres de sopa)
1 xícara (chá) de fubá fino orgânico
4 colheres (sopa) de manteiga ghee líquida
1/2 xícara (chá) de leite de coco caseiro
1 xícara (chá) de coco seco em pedaços ou em lascas
1 colher (sopa) de fermento caseiro
1 colher (chá) de açafrão em pó

Modo de preparo
Bata no liquidificador os ovos e o açúcar por 5 minutos. Acrescente os demais ingredientes, aos poucos, deixando por último o fermento. Coloque em uma forma pequena untada com manteiga ghee e polvilhe fubá fino. Asse em forno preaquecido a 180°C, por 30 minutos. Quem gosta de pedaços de coco, coloque em lascas e não bata no liquidificador. Quando a massa estiver pronta, coloque em um bowl e misture delicadamente.

Foto: Divulgação
Bolo de milho

Bolo de milho

Ingredientes
3 a 4 ovos
1 xícara (chá) de eritritol em pó ou xilitol* pó ou açúcar de coco (se você utiliza açúcar mascavo ou demerara, pode ser também)
½ xícara (chá) de fubá fino orgânico
¾ de xícara (chá) de manteiga ghee ou de óleo de coco (líquidos)
400g de milho cozido ou 2 xícaras (chá)
¼ de xícara (chá) de farinha de linhaça (opcional)
1 ½ xícara (chá) de leite de coco caseiro
1 colher (sopa) de fermento caseiro
1 colher (chá) de canela em pó (opcional)

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma média com manteiga ghee ou óleo de coco e polvilhe fubá fino orgânico. No liquidificador, bata os ovos e o eritritol em pó ou açúcar de sua escolha. Bata bem, por 3 minutos. Coloque o fubá e o leite de coco e bata mais um pouco, até obter uma massa homogênea. Por último acrescente o milho, a farinha de linhaça e o fermento. Bata até obter uma massa lisa. Coloque a massa na assadeira e leve-a ao forno preaquecido por 40 a 45 minutos.

Foto: Divulgação
Pipoca doce

Pipoca doce com caramelo de coco Ingredientes
1 xícara (chá) de milho de pipoca orgânico
2 colheres (sopa) de óleo de coco extra virgem
3 colheres (sopa) de açúcar de coco
1/4 de xícara (chá) de água flor de Sal

Modo de preparo
Em uma panela coloque o óleo de coco. Deixe esquentar um pouquinho e adicione o milho. Mexa um pouco e deixe que a pipoca estoure. Abaixe o fogo e deixe que ela estourar sozinha. Retire a pipoca da panela, coloque em um bowl. E na mesma panela adicione o açúcar e a água e mexa por 5 minutos, até formar um caramelo. Adicione a pitada de flor de sal e na mesma panela adicione a pipoca já estourada. Mexa delicadamente e sirva em seguida.

Publicidade