Tortinhas fáceis de preparar em casa

Seis receitinhas de tortas tradicionais para servir em festas, receber amigos ou para apreciar aos pouquinhos


Para festa, para a sobremesa após um almoço em família ou um docinho para os amigos que vieram visitar. Seja uma dessas a sua situação, uma bandeja com tortinhas doces é a pedida perfeita! Embora sofisticada, a tortinha não requerer grandes habilidades na cozinha e conquista os convidados pelo sabor e tamanho certo: o suficiente para adoçar a boca (seja uma, duas ou quatro vezes!) e experimentar outros tantos sabores.

Geralmente a confecção do docinho se divide em dois momentos: a elaboração da massa e do recheio. E se a criatividade permitir, a cobertura pode ser feita com merengue, ganache, farofa crocante ou pedaços de fruta. Além das tradicionais tortinhas de limão e morango, selecionamos outras seis receitinhas diferentes e tão apetitosas quanto para você experimentar em casa, com a família e os amigos.

Foto: Homedade_Divulgação
Tortinhas com recheio de cream cheese e geleia de framboesa

Tortinhas de cream cheese e geleia de framboesa

Ingredientes
Massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 gema batida
100g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de açúcar

Recheio
200g de geleia de framboesa
200g de cream cheese
Framboesas frescas e folhas de hortelã para finalizar

Modo de preparo
Coloque a farinha em uma superfície lisa, faça um buraco no meio e coloque todos os outros ingredientes. Misture até a massa ficar homogênea e lisa. Enrole a massa em plástico filme e deixe na geladeira por 45 minutos. Após esse tempo, misture bem a massa novamente e separe fazendo bolinhas de massa, para moldar forminhas redondas. Preaqueça o forno a 200ºC. Leve as massas para assar por 15 minutos ou até que fiquem douradas. Retire do forno e deixe esfriar. Coloque uma colher de sobremesa de cream cheese em cada uma e cubra com a geleia de framboesa. Finalize com as framboesas frescas e as folhas de hortelã.

Rendimento. 20 tortinhas
Dica. A receita leva duas horas para ficar pronta
Fonte: Geleia Homemade

Foto: Pixabay
Torta de damasco com creme de leite

Torta de damasco

Ingredientes
3 ovos
½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
½ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de leite condensado
350g de recheio de damasco Bom Princípio
500g de recheio e cobertura sabor baunilha
300g de recheio e cobertura sabor chocolate branco
200g creme de leite
200g de crocante de nozes ou castanha
50g damascos

Modo de preparo
Para fazer o pão de ló, bata os ovos e o açúcar na batedeira até ficar volumoso. Retire e coloque em um recipiente maior. Peneire a farinha e o fermento separadamente. Misture todos os ingredientes e leve para assar por 20 minutos. Espere esfriar e corte o pão de ló em 3 partes. RECHEIO. Em um recipiente, misture o recheio e cobertura sabor baunilha, recheio e cobertura sabor chocolate branco e o creme de leite, utilizando o fouet ou na batedeira. Misture o leite e o leite condensado até obter uma mistura homogênea e umedeça as camadas da massa de pão de ló. Faça camadas alternadas, espalhando sobre a fatia do pão de ló o creme, o recheio de damasco e finalize a camada com o crocante.

Decoração. Faça a cobertura da torta com o recheio de damasco e com damasco seco.
Fonte: Bom Princípio Alimentos

Foto: Pixabay
Tortinhas tradicionais de morango com biscoite maisena triturado

Tortinha de morango

Ingredientes
1 pacote de biscoito maisena triturado (200g)
3 colheres (sopa) de manteiga
1 clara
10 morangos cortados ao meio

Recheio
1 xícara (chá) de leite condensado
100g de chocolate branco picado
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (café) de essência de baunilha
1 gema

Modo de preparo
Para o recheio, em uma panela, em fogo baixo, cozinhe o leite condensado, o chocolate branco, o leite, o amido de milho, a manteiga e a gema, mexendo sempre até engrossar. Desligue e misture com a essência de baunilha. Reserve. Em uma tigela, misture o biscoito triturado, a manteiga e a clara até formar uma farofa bem úmida. Coloque porções da farofa em forminhas para empada, apertando bem com os dedos. Em uma fôrma grande, coloque as forminhas uma ao lado da outra e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 8 minutos ou até firmar. Retire, deixe esfriar e desenforme. Coloque o recheio em um saco de confeiteiro com bico pitanga e recheie as massas de forma decorativa. Decore cada tortinha com uma metade de morango. Coloque em forminhas de papel e leve à geladeira até o momento de servir.
Fonte: Ângela Cardoso e Fernando Santos_Guia da Cozinha

Foto: Pixabay
Tortinhas de maça com suco de limão

Tortinha de maçã

Ingredientes
4 discos de massa pronta para pastel (cerca de 10cm)
2 maçãs
Suco de meio limão
Raspinhas de limão
½ colher (sopa) de açúcar
½ colher (sopa) de amido de milho
Canela em pó a gosto

Modo de preparo
Em uma tigela, misture o suco e as raspas do limão, o açúcar, a canela e o amido de milho. Descasque as maçãs, corte-as em fatias e as fatias em cubos, e acrescente à mistura. Cozinhe as maçãs e todo esse líquido por 5 minutos após começar a ferver, mexendo de vez em quando. Deixe esfriar. Preaqueça o forno (temperatura média). Arrume os discos de massa em forminhas para torta ou empada e divida o recheio entre eles. Use algumas fatias de maça para decorar, polvilhe a canela em pó e asse por dez minutos. Sirva quentinha.

Dica. Você pode cobrir as tortinhas com farofinha crocante (misture com a ponta dos dedos 2 colheres de margarina e 2 colheres de farinha de trigo até formar uma farofinha. Polvilhe sobre o recheio e, em seguida, a canela em pó. Leve para assar por 10 minutos ou até a farofinha ficar dourada.
Fonte: Chama (app)

Foto: Freepik
Torta merengue de laranja

Torta de laranja e merengue

Ingredientes
Massa
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 gemas

Recheio
½ xícara (chá) de amido de milho
500ml de suco de laranja coado
2/3 de xícara (chá) de açúcar
3 gemas peneiradas
Raspas de laranja

Cobertura
3 claras
4 colheres (sopa) de açúcar
Raspas de laranja para polvilhar

Modo de preparo
MASSA. Misture os ingredientes secos, junte as gemas e a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma bola macia. Envolva em filme plástico e deixe em repouso por 30 minutos. Abra a massa e forre a base e a lateral de uma forma de fundo removível (20 cm de diâmetro x 5 cm de altura). Fure a massa em diversos pontos com um garfo e leve ao forno moderado preaquecido (180°C) por 15 a 18 minutos. Retire do forno e reserve. RECHEIO. Dissolva o amido no suco, junte o açúcar e as gemas, leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Cozinhe por mais 2 minutos e agregue raspas de laranja a gosto. Deixe esfriar coberto com filme plástico rente ao creme para não formar película. COBERTURA. Bata as claras em neve, junte o açúcar e bata até formar um merengue. MONTAGEM. Espalhe o recheio e a cobertura na massa já pronta. Leve ao forno novamente (180°C) e deixe até dourar levemente a superfície. Polvilhe raspas de laranja, espere esfriar e leve à geladeira até o dia seguinte antes de desenformar.

Dica. Quando pronta, deixe a torta descansar 8 horas na geladeira. Você pode substituir a forma de fundo removível por 10 a 15 forminhas de silicone para tortinhas.
Fonte: Laranja Online (site)

Foto: Adobe Stock
Tortinha de limão

Tortinha de limão

Ingredientes
Massa
200g de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
200g de manteiga sem sal, gelada e picada
Essência de baunilha
Raspas da casca de 1 limão

Recheio
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
Suco de 4 limões

Montagem
200 ml de chantilly para bater
Raspas de limão

Modo de preparo
MASSA. Em um bowl, coloque todos os ingredientes, misture com as pontas dos dedos até obter uma massa homogênea, lisa e firme. Leve para a geladeira por uma hora envolta em um saco plástico. Abra a massa em forminhas para tortinhas polvilhadas com farinha de trigo e faça furos com um garfo na massa. Asse em forno a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até dourar levemente a massa. Espere esfriar antes de retirar as massas das forminhas. RECHEIO. Misture bem os três ingredientes e leve para gelar por meia hora. MONTAGEM. Bata bem o chantilly até ficar firme. Cubra cada tortinha com uma colher de sopa cheia de creme de limão e cubra com o chantilly batido e raspas de limão. Leve para a geladeira por meia hora antes de servir.

Dica. Geralmente os confeiteiros usam um suspiro feito com claras e açúcar e levam para dourar no forno. O suspiro pode ser substituído por chatilly – fica mais suave.
Fonte: Tudo Gostoso (site)

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora