Toque francês no café da manhã

Aprenda a fazer um croissant com miolo macio, casquinha dourada e crocante


O famoso pão de massa folhada de Paris conquistou o paladar dos brasileiros! E você sabe fazer um croissant com miolo macio, casquinha dourada e crocante? Confira receitas:

Croissant romeu e julieta

Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de margarina culinária
1 colher (café) de sal
3 ovos
2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
1 tablete de fermento biológico fresco
1 colher (sopa) de Adoçante Stela Plus Lowçucar
3 colheres (sopa) cheias de margarina gelada (para folhar)
¼ xícara (chá) de leite desnatado em temperatura ambiente

Recheio
200g de goiabada diet cortada em pedaços
200g de queijo muçarela cortado em pedaços

Modo de preparo
Em um recipiente, dissolva o fermento no leite, acrescente o adoçante e mexa bem. Em seguida adicione os ovos, a margarina culinária, o leite em pó, o sal e coloque a farinha aos poucos até dar ponto. Sove bem a massa e deixe descansar por, aproximadamente, 20 minutos. Após este descanso, coloque a massa em uma mesa enfarinhada e abra com auxílio de um rolo. Divida a margarina para folhar em três partes e espalhe uma parte desta margarina no centro da massa, faça dobras de três e repita esse processo mais duas vezes.
MONTAGEM. Abra a massa deixando com 1 cm de espessura, corte em triângulos, recheie com um pedaço de queijo, outro de goiabada e feche como um croissant. Coloque em uma forma e deixe crescer por 30 minutos. Em seguida pincele com as gemas e leve para assar em forno à 180ºC por cerca de 35 minutos.

Dica. Rende 28 unidades de 30g; cada unidade/porção contém 178,5kcal

Fonte: Lowçucar

Croissant doce com Bonne Maman

Ingredientes
100g de amêndoas descascadas
2 colheres (sobremesa) de açúcar
1 gema de ovo
2 colheres (sobremesa) de creme de leite
2 massas folhadas abertas
1 pote de geleia Bonne Mamam sabor framboesa

Para finalizar
gema de ovo
1 colher (sopa) de creme de leite

Modo de preparo
Misture as amêndoas, o açúcar, a gema de ovo e o creme para fazer uma massa grossa. Coloque a massa folhada em um formato redondo na superfície. Corte a massa em 8 pedaços (como pedaços de pizza). Você deve obter 8 triângulos compridos. Na base maior de cada triângulo coloque um pouco do creme de amêndoas e uma colher de sobremesa da geleia Bonne Maman. Enrole a massa no formato de croissant e feche o final para dentro. Posicione-os em uma assadeira forrada com papel de assar. Misture a gema e o creme de leite e pincele os croissants com a mistura. Coloque-os em um forno preaquecido a 220ºC, por 12 a 15 minutos. Sirva quente ou frio.

Dica. Rende, aproximadamente, 16 croissants

Fonte: Aurora

Croissant de presunto e queijo

Ingredientes
500g de farinha de trigo
10g de sal
50g de açúcar
280 ml de água
25g de fermento biológico
250g manteiga especial croissant
1 ovo para pincelar

Recheio
150g de presunto cozido magro
150g de queijo prato
Orégano

Modo de preparo
Em uma vasilha, acrescente a farinha, o sal e o açúcar. Misture tudo. Dilua o fermento biológico na água. Agregue o líquido ao sólido, fazendo a massa e sovando. Depois, deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa em um formato retangular. Aplique a manteiga croissant em ¾ da massa e fazer uma dobra de três. A cada dobra, levar para a geladeira por 5 minutos. Feita a terceira dobra, abrir a massa e fazer os cortes em triângulos.
RECHEIO. Corte as fatias do presunto ao meio. O queijo prato corte em bastões. Sobrepor sobre a massa meia fatia do presunto e um pedaço de queijo prato. Coloque um pouco de orégano.
MONTAGEM. Enrolar a massa tipo croissant e deixar descansar por 15 minutos. Pincelar os ovos por cima e levar para assar em forno preaquecido, por 18 minutos, à temperatura de 170ºC.

Fonte: CyberCook

Croissant de frango desfiado
Ingredientes
Massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento biológico
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
2 ovos batidos
1 colher (chá) de sal
½ xícara (chá) de água em temperatura ambiente

Para folhar a massa
100g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 ovo batido para pincelar

Recheio
Frango desfiado
Catupiry

Modo de preparo
MASSA. Em uma tigela, coloque apenas ½ xícara de farinha de trigo, adicione o açúcar, sal, água e os ovos. Com uma colher mexa tudo muito bem até atingir uma consistência homogenia. Coloque o restante da farinha, passe o conteúdo para uma superfície lisa e sove a massa. Sempre que necessário, pode acrescentar mais farinha de trigo. Coloque a massa em outra tigela, polvilhe com farinha de trigo e depois passe para um saco. Deixe a massa descansar durante 50 minutos. Em um pote coloque 100g de manteiga em temperatura ambiente e 1 colher (sopa) de farinha de trigo, misture bem. Com um rolo, abra a massa e acrescente essa mistura dentro polvilhando a superfície, depois torne a fechá-la. Isso dará aquela consistência folhada da massa de croissant.
FINALIZANDO. Em uma superfície enfarinhada abra a massa e com um rolo, estique. Ao cortar a massa procure formar um triângulo. Coloque o frango e um pouco de catupiry (cuidado para não abusar da quantidade de recheio, pois a massa pode quebrar). Enrole a massa formando o croissant. Em um prato bata o ovo, preaqueça o forno a 180º C por 15 minutos. Coloque o croissant na assadeira e pincele com o ovo batido. Leve ao forno durante 20 minutos ou até dourar.

Fonte: Bolsa de Mulher

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora