Tire proveito da versatilidade da maçã nas receitas

Duas receitas para comemorar o mês em que a maça tem um destaque especial: Dia Internacional da Maçã (21 de outubro)


Além de ser conhecido como o mês das crianças e no qual os fiéis católicos comemoram a padroeira do Brasil, outubro também tem outra data especial no mundo da gastronomia. O dia 21 é dedicado a uma das frutas mais versáteis da culinária mundial: a maçã. Nesta data é comemorado o Dia Internacional da Maçã. Pensando nisso, os culinaristas da M. Dias Branco prepararam duas receitas, sendo uma salgada – salada de penne com brócolis e maçã -, e uma sobremesa, a torta crocante de maçã. Os especialistas destacam que a fruta “contém minerais, ferro e diversas vitaminas, como B1, B2 e B3, que colaboram com uma vida mais equilibrada”.

Foto: Divulgação
Salada de penne com brócolis e maçã

Salada de penne com brócolis e maçã

Ingredientes
1 embalagem de Penne Basilar “al dente” (500g)
1 maço pequeno de brócolis (só as flores) cozido “al dente”
150g de muçarela em cubinhos
20 tomatinhos cereja
2 maçãs em cubinhos passadas no suco de limão
100g de castanha-do-pará picada
1 copo de requeijão light
3 colheres (sopa) de leite desnatado
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado light
Sal e salsa picadinha a gosto

Modo de preparo
Em uma saladeira coloque os 6 primeiros ingredientes. Reserve.
Misture o requeijão light com o leite, o queijo e o molho inglês. Tempere com o sal e a salsa. Coloque sobre a salada e misture delicadamente. Leve à geladeira até o momento de servir. Sirva fria.

Rendimento: 6 porções

Foto: Divulgação
Torta crocante de maçã

Torta crocante de maçã

Ingredientes
1 embalagem de Biscoito Maizena Zabet (400g)
2 colheres (sopa) de açúcar
2 gemas peneiradas
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (café) de noz-moscada
325g de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de aveia
1 colher (café) de sal
3 maçãs verdes em cubinhos
100g de uvas passas brancas
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

Modo de preparo
MASSA. Leve ao processador o biscoito maizena, triture e reserve 1 xícara (chá) para a cobertura. O restante bata até obter uma farofa. Despeje em uma tigela funda, junte 250g de manteiga ou a margarina, 1 colher (sopa) de açúcar, 2 gemas, 1 colher (café) de sal e amasse bem com os dedos para ligar tudo. Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável (27 cm de diâmetro). Leve ao forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 10 minutos ou até que as beiradas comecem a pegar cor. Reserve. COBERTURA.
Em uma tigela pequena, junte 5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, ½ xícara (chá) de açúcar mascavo, 1 xícara (chá) de aveia, 1 xícara (chá) de biscoito maisena Zabet triturado, misture bem até envolver todos os ingredientes e reserve. RECHEIO. Em uma tigela média, junte as 3 maçãs verdes, 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de canela, 100g de uvas passas e 1 colher (café) de noz-moscada. Misture bem até envolver todos os ingredientes. Despeje o recheio sobre a massa, espalhando bem com a ajuda de uma colher e leve ao forno médio preaquecido (180ºC) por cerca de 10 minutos. Retire do forno, acomode por cima a cobertura e retorne ao forno por mais 10 minutos. Retire a torta do forno, deixe amornar, desinforme sobre um prato raso e sirva a seguir.

Rendimento: 15 porções
Fonte: Basilar

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!