Tempero é a chave para hambúrgueres veganos

O hambúrguer vegano vem ganhando cada dia mais espaço, mas para alcançar todo o seu sabor, é necessário ter atenção aos ingredientes


Hambúrgueres veganos já não são novidade no mercado e, cada vez mais, conquistam seu espaço nos cardápios dos restaurantes e hamburguerias de todo o País. Feijão, grão-de-bico, ervilha e até castanha são alguns dos ingredientes usados para o preparo da receita, no entanto, é atenção aos detalhes: os temperos são essenciais para que o prato fique ainda mais saboroso. “Aposte muito nos temperos, eles são essenciais”, explicou Eliana Kuroda, da Le Chulis Hambúrguer Vegano Artesanal.

Especialista em hambúrguer de castanha de caju com beterraba, ela egundo ela, o misô, ingrediente bastante conhecido da culinária japonesa, é uma boa opção. “Ele tem esse sabor umami, o chamado sexto sabor da cozinha, que é único e agrada muito o paladar, além de realçar os demais sabores”.

Segundo Lindsay Barros, proprietária da Nóz Culinária Vegana, o segredo para um bom hambúrguer é escolher a base correta e usar a criatividade. “Eu costumo dizer que dá para fazer hambúrguer de quase tudo que você imaginar. De maneira geral, as leguminosas, como os feijões, grão-de-bico e lentilha, são ótimos ingredientes: basta cozinhá-los e amassá-los, juntar o que mais você quiser, temperar a seu gosto e acrescentar algum tipo de farinha para dar a liga”.

Se ficou interessado em experimentar opções diferentes de hambúrgueres veganos, o Mais Sabor separou duas receitas deliciosas para você fazer em casa:

Foto: Restodonte_Divulgação
Hambúrguer de feijão preto

Hambúrguer de feijão preto

Ingredientes:
1 xícara (chá) de feijão preto cru
1/3 de xícara (chá) de cebola bem picada
2 dentes alho médios bem picados
1 colher (sopa) de orégano desidratado
2 colheres (sopa) de azeite
½ xícara (chá) de salsinha picada
1 colher (sopa) de suco de limão
Sal a gosto
Pimenta moída a gosto
1/3 de xícara (chá) de aveia em flocos finos
½ de xícara (chá) de farinha de trigo integral

Modo de preparo:
Coloque o feijão preto cru em uma vasilha, cubra com o triplo de água e deixe de molho por 12 horas. Escorra, lave, coloque em uma panela de pressão e cubra com 2 dedos de água. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos depois que pegar pressão e desligue. Retire o feijão cozido com o auxílio de uma escumadeira (deixe escorrer todo o caldo, para o hambúrguer não pedir muita farinha depois, o que atrapalhará no sabor) e coloque em uma vasilha. Amasse com um garfo, e, se você quiser, pode deixar alguns grãos inteiros para dar mais textura ao hambúrguer. Adicione a cebola, o alho, o orégano, o suco de limão, o azeite, a salsinha picada, tempere com sal e pimenta a gosto e misture. Adicione a aveia em flocos finos e a farinha integral. Misture bem e caso necessário adicione mais farinha, até a massa ficar modelável. Modele hambúrgueres e frite em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo, em fogo médio, até os dois lados ficarem bem douradinhos.
Fonte: Presunto Vegetariano

Foto: Trilhas e Aventuras_Divulgação
Hambúrguer de castanha-de-caju e castanha-do-pará

Hambúrguer de castanhas

Ingredientes:
24g farinha de linhaça dourada de molho em 65 g de água por 20 minutos
100g de castanha de caju
100g de castanha do pará
70g de farelo de aveia ou alguma outra farinha de sua preferência
½ cebola picada
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma tigela, adicione água à farinha de linhaça dourada e deixe de molho por 20 minutos. Processe a castanha de caju até obter uma granulometria média. Processe a castanha do pará até virar uma farofa. Misture as castanhas processadas com a cebola picada, a linhaça, farelo de aveia e sal Modele os hambúrgueres e leve ao forno preaquecido a 200º C por 15 minutos, virando na metade do tempo. Se preferir, frite em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite até dourar os dois lados.
Fonte: Le Chulis

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora