Tartelette com café e chocolate

Confira a receita de tortinha preparada com creme de confeiteiro, chocolate e café


Você está sem ideia para a sobremesa? Os chefs curibanos Lenin Palhano e Diego Prado criaram uma receita em parceria com a cozinha do Barista Coffe Bar com a proposta de fazer um doce com sabor marcante e surpreendente. A receita leva café e chocolate meio amargo, e outros ingredientes que harmonizam perfeitamente como o creme de confeiteiro. A cremosidade fica por conta do creme de leite e o aroma é garantido pelas raspas de laranja. É um prato fácil de fazer que rende 12 porções preparadas para serem servidas individualmente ou uma torta.

Foto: Barista Coffe Bar_Divulgação
Tartelette de café e creme de laranja

Tartelette de café e creme de laranja

Ingredientes
Massa
150g de farinha de trigo
45g de açúcar de confeiteiro
20g de pó de café
1 gema
125g de manteiga
40g de cacau em pó

Recheio 1
(ganache com café)
200g de chocolate meio amargo
100g de creme de leite
10g de pó de café

Recheio 2
(creme de confeiteiro)
125g de leite
4 gemas
45g de açúcar refinado
10g de manteiga
7g de amido de milho
75g de creme de leite

Para finalizar
Raspas de laranja

Modo de preparo
MASSA. Misture os secos (farinha de trigo, açúcar de confeiteiro, pó de café, cacau em pó). Adicione a gema e a manteiga gelada. Misture com a ponta dos dedos, delicadamente até ficar uma massa homogênea. Deixe a massa na geladeira por pelo menos 2 horas. Distribua a massa pela forma, fazendo furos com o garfo e asse por, aproximadamente, 15 minutos. RECHEIO 1. Derreta o chocolate (pode ser no micro-ondas de 30 em 30 segundos, sempre mexendo). Esquente o creme de leite com o pó de café, deixando levantar uma leve fervura. Desligue e misture ao chocolate.
RECHEIO 2. Esquente o leite, creme de leite, o açúcar e as rapas de laranja. Misture as gemas e o amido de milho. Para evitar que ovos cozinhem, coloque um pouco da mistura quente de leite sobre as gemas, mexa bem e volte as gemas para a panela com o leite. Misture até o creme engrossar. Desligue e finalize com a manteiga.
MONTAGEM. Espalhe a ganache e, por cima, o creme de confeiteiro aromatizado com raspas de laranja.

Rendimento: 12 poções pequenas ou uma torta média.

Fonte: Barista Coffe Bar

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!