Tapioca: versátil e saborosa


A tapioca é um ingrediente versátil e que vai muito além do preparo clássico na frigideira. Com um pouco de criatividade é possível usá-la em várias e saborosas versões, capazes de surpreender até os paladares mais exigentes.

Muito conhecida e facilmente encontrada nos supermercados, a tapioca na verdade é a fécula – ou goma – extraída da mandioca. A forma mais comum de usá-la é distribui-la na frigideira quente e depois rechear da maneira que preferir.

As opções de recheio são as mais variadas. Do queijo com presunto, passando por frango desfiado, frutas com chocolate, doce de leite ou simples, só com manteiga ou requeijão. Mas é possível ir muito além disso.

O ingrediente, que já era usado pelos índios brasileiros no século XVI na fabricação do tradicional beiju, pode ser usado em outros formatos e até como base para deliciosas sobremesas. Pelo seu sabor ser neutro, permite as mais variadas combinações de sabores. Tem para todos os paladares.
Acompanhe as receitas que o Mais Sabor traz nesta edição, descubra formas diferentes de usar esse versátil ingrediente e surpreenda!

Foto: Marcelo Resende_Divulgação
Rolinhos de tapioca com frango e abacate

Rolinhos de tapioca com frango e abacate

INGREDIENTES
Recheio
1 colher (sopa) de azeite
½ cebola roxa picada
1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado
1 colher (sopa) de suco de limão
1 tomate sem sementes, picado
1 sachê do tempero Maggi Natusabor Tomate Suculentos com Ervas
1 abacate pequeno maduro em fatias

Tapioca
3 colheres (sopa) de beterraba picada
2 xícaras (chá) de polvilho doce

MODO DE PREPARO
RECHEIO. Em um recipiente, misture todos os ingredientes, com exceção do abacate. Reserve. TAPIOCA. Em um liquidificador bata a beterraba com 100 ml de água. Passe por uma peneira, formando um suco fino – cerca de meia xícara (chá). Em um recipiente coloque o polvilho e regue-o aos poucos com o suco formado, misturando bem e esfregando-o com as mãos até obter uma farinha granulada, solta e umedecida. Aqueça uma frigideira antiaderente, peneire o polvilho umedecido sobre a frigideira, cobrindo todos os espaços, formando uma camada uniforme semelhante a uma panqueca. Espere a massa ficar unida e vire-a, deixando secar rapidamente do outro lado. Repita o processo até terminar toda a massa. Reserve. MONTAGEM. Recheie os discos de tapioca com o frango e acrescente as fatias de abacate. Enrole feito um rocambole, corte em 4 rolinhos e sirva.
Fonte: Receitas Nestlé

Foto: Sheila Oliveira_Divulgação
Rolinhos de tapioca com abobora e peru

Rolinhos de tapioca com abóbora e peito de peru

INGREDIENTES

Pasta
1 dente de alho amassado
1 envelope de Maggi Tempero e Sabor Massas e Molhos
1 colher (chá) de sal
150g de abóbora cozida e amassada
½ colher (chá) de raspas da casca de limão
2 potes de Iogurte Grego Tradicional
½ colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sálvia fresca picada
1 colher (sopa) de salsa picada

Tapioca
250g de massa de tapioca
150g de peito de peru defumado (em fatias)

MODO DE PREPARO
PASTA. Em um recipiente, misture todos os ingredientes da pasta e leve para gelar por cerca de 1 hora. TAPIOCA. Esfarele a massa de tapioca com as mãos e passe por uma peneira. Em uma frigideira, modele a tapioca como uma panqueca. Quando estiver pronta, a massa estará unida. Vire e deixe secar do outro lado. Depois de fria, passe a pasta reservada em toda a área do disco da tapioca e coloque duas fatias de peito de peru. Enrole feito um rocambole, corte as fatias e sirva.
Fonte: Receitas Nestlé

Foto: Iara Venanzi _Divulgação
Dadinhos de tapioca

Dadinhos de tapioca

INGREDIENTES

Dadinho
2 xícaras (chá) de Leite Líquido Ninho Forti+ Integral
1 stick de Maggi Meu Segredo
1 pitada de pimenta-do-reino
2 ½ xícara (chá) de queijo coalho ralado grosso
1 ½ xícara (chá) de tapioca granulada

Molho picante
½ pimenta dedo-de-moça sem sementes, picada
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 maçã pequena ralada
1 colher (sopa) de ketchup
1 pitada de canela em pó
1 pitada de cravo

MODO DE PREPARO
DADINHO. Em uma panela, aqueça o Leite Ninho com o Maggi Meu Segredo e a pimenta-do-reino até ferver. Em um recipiente acrescente o queijo e a tapioca, e regue com o leite fervente. Misture bem até ficar homogêneo. Transfira essa mistura para um recipiente refratário forrado com plástico-filme e leve para gelar por cerca de 2 horas, ou até a massa estar firme. Corte em quadradinhos, e coloque-os em uma assadeira antiaderente. Leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, virando na metade do tempo, ou até estarem dourados. MOLHO PICANTE. Em uma panela misture todos os ingredientes com meia xícara (chá) de água e cozinhe até engrossar levemente. Sirva com os Dadinhos.
Fonte: Receitas Nestlé

Foto: Sheila Oliveira_Divulgação
Pavê de tapioca

Pavê de tapioca

INGREDIENTES

Pavê
1 manga picada
1 xícara (chá) de uvas-verdes sem sementes picadas
2 maçãs picadas
½ xícara (chá) de uvas rubi sem sementes picadas
1 xícara (chá) de tapioca quebrada
1 ½ xícara (chá) de Leite Líquido Ninho Forti+ Integral quente
1 vidro de leite de coco
1 Leite Moça® (lata ou caixinha)

Cobertura
1 manga picada

MODO PREPARO
PAVÊ. Em um recipiente, misture as frutas e reserve. Em outro recipiente, misture a tapioca quebrada com o Leite Ninho para hidratar por cerca de 5 minutos. Acrescente o leite de coco e o Leite MOÇA e deixe hidratar por cerca de 30 minutos. Em um refratário médio (20 cm x 30 cm), faça uma camada de tapioca, outra de frutas picadas e finalize com a tapioca. Reserve. COBERTURA. Em um liquidificador, bata a manga até obter um purê e coloque sobre o pavê. Cubra com plástico-filme e leve à geladeira por cerca de 2 horas. Sirva.
Fonte: Receitas Nestlé

Foto: Iara Venanzi_Divulgação
Taça fresquinha

Taça fresquinha de tapioca

INGREDIENTES
1 manga média bem madura picada (manga tipo Palmer)
1 vidro de leite de coco (200 ml)
2 xícaras (chá) de Leite Líquido Molico Total Cálcio
½ maço de hortelã fresca
5 colheres (sopa) de açúcar
1 xícaras (chá) de tapioca granulada

MODO DE PREPARO
Em um liquidificador bata a manga, o leite de coco, meia xícara (chá) de água e reserve. Em uma panela, ferva o Leite Molico com as folhas de hortelã e o açúcar. Retire as folhas e despeje o liquido sobre a tapioca. Deixe repousar até que absorva o liquido e amoleça (cerca de 20 minutos). Acrescente a mistura de manga reservada, mexa bem, distribua em tacinhas de sobremesa e leve para gelar por cerca de 1 hora. Sirva decorado com folhinhas de hortelã, coco fresco e finas fatias de manga.
Fonte: Receitas Nestlé

 

Foto: Divulgação
Cestinha de tapioca com geleia de damasco

Cestinha de tapioca com carne seca e geleia de damasco

INGREDIENTES
200g de farinha de tapioca hidratada
200g de carne seca
50g de manteiga
50 ml de azeite
1/2 cebola picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
50g de salsinha picada
100g de Geleia de Damasco Homemade

MODO DE PREPARO
Pré-aqueça o forno a 150ºC. Disponha a farinha de tapioca já hidratada em pequenas forminhas. Molde uma a uma em formato de cestinhas. Leve para assar por 30 minutos. Reserve e deixe esfriar. Após esfriar, retire as cestinhas de tapioca de dentro das forminhas. Dessalgue a carne e cozinhe com água por 30 minutos. Espere esfriar e desfie a carne. Em uma panela, aqueça a manteiga e o azeite e refogue a carne com cebola, o sal e a pimenta. Recheie as cestinhas com a carne refogada, salpique a salsinha e adicione uma colher de café de Geleia de Damasco Homemade. Sirva em seguida.
Fonte: Homedade

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora