17 de abril de 2024 Atualizado 23:14

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Comida típica

Sugestões de quitutes para um ‘arraiá’ cheio de sabor

Passo a passo de quatro receitas de doces típicos que não podem faltar nas festividades de junho e que você pode fazer em casa com facilidade

Por Débora de Souza

05 de junho de 2019, às 07h35 • Última atualização em 05 de junho de 2019, às 07h42

Foto: Adobe Stock
Comidas típicas são tradicionais nas festas juninas e fáceis de preparar em casa

Além do friozinho, o mês de junho dá início a uma das mais gostosas tradições brasileiras: as festas juninas! E o arraiá é bom por demais da conta, sô! Tão bom que ele se estende pelos meses de julho, agosto e, em alguns lugares, até meados do mês de setembro. O sucesso das festas está justamente no cardápio. Salgados e doces caseiros, muitos feitos a partir do milho, do amendoim, da abóbora e do coco.

As festividades começam no dia 13 de junho, com as comemorações a Santo Antônio, mas o “esquenta” para a festança quem sugere é a Aline Doces que, nesta edição, traz quatro receitas de doces típicos e que não podem faltar no arraiá – ou em casa, afinal, pra quê esperar até o dia 13 para começar a festança, não é?

Foto: For the love of cooking_Divulgação
Strogonoff de coco com leite condensado e creme de leite

Strogonoff de coco

Ingredientes
800g de leite condensado
300g de coco fino
400g de creme de leite
200 ml de chantily

Modo de preparo
Coloque o leite condensado em um recipiente de vidro. Adicione o coco fino e misture bem. Leve ao micro-ondas por seis minutos, parando a cada três minutos para mexer a mistura. Acrescente o creme de leite, mexa e reserve. Bata o chantilly em velocidade mínima na batedeira até que dobre de volume. Em seguida, junte o chantilly à misura de coco (já fria), mexendo levemente até ficar incorporar. Tampe o recipiente de vidro e mantenha na geladeira até o momento do consumo.

Dica. A receita tende 1,6 kg de strogonoff de coco e tem validade de sete dias na geladeira e de 30 dias se mantida no congelador.

Foto: Adobe Stock
Doce de abóbora

Doce de abóbora

Ingredientes
3 kg de abóbora limpa
1 kg açúcar cristal

Modo de preparo
Junte os ingredientes em uma panela. Leve ao fogo e deixe cozinhar por duas horas, em fogo baixo, até que suma toda a água, mexendo de 10 em 10 minutos. Para um doce mais “apurado’ e firme, deixe cozer por mais tempo. Sirva gelado.

Dica. A receita rende três quilos de doce de abóbora

Foto: Aline Doces_Divulgação
Cajuzinho clássico com leite condensado, amendoim e chocolate em pó

Cajuzinho

Ingredientes
1 kg de leite condensado
375g de amendoim triturado
10g de chocolate em pó

Para decorar
Açúcar cristal

Modo de preparo
Junte todos os ingredientes em uma panela. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar por 15 minutos. Quando a massa começar a se desprendendo do fundo da panela, desligue o fogo. Desligue o fogo e transfira para um prato ou forma untada com manteiga. Espalhe a massa pelo prato com a ajuda da colher para que fique uniforme (bem espalhada). Cubra com a folha de plástico deixando bem rente a massa para que não resseque e deixe esfriar. Quando frio, enrole os cajuzinhos, passe em um pouco de açúcar cristal e coloque na forminha.

Foto: Aline Doces_Divulgação
Doce de figo

Doce de figo verde

Ingredientes
2 kg de figo verde
2 xícaras (chá) de açúcar refinado
Cravo a gosto

Modo de preparo
Corte o talo do figo, do outro lado faça um pequeno corte em cruz. Coloque-os em água fervente e cozinhe por 10 minutos. Deixe esfriar. Quando frios, leve os figos ao congelador até que eles congelem. Depois de congelados, lave em água corrente e retire a pele de cada figo (ela vai sair inteira). Descarte a pele e reserve o figo. Reserve. CALDA. Em uma panela funda, adicione as 2 xícaras de açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo até que vire um caramelo. Junte 1 xícara de água e misture bem até fazer um caramelo. Sem desligar o fogo, adicione os figos ao caramelo. Coloque água o suficiente para cobrir os figos. Deixe cozinhar e coloque cravos a gosto.

 

Dica. Se a calda secar muito coloque outra xícara de água e mais 1/2 xícara (chá) de açúcar. Ferva novamente e sirva, ou guarde em compotas na geladeira.

Publicidade