Suflê: a receita leve e saborosa

Chef Patrícia Pereira, do Café & Prosa, diz que um dos segredos para o suflê perfeito está na temperatura do forno e escolha dos ingredientes


O suflê é um prato leve e muito saboroso, que ajuda a incrementar com praticidade – e elegância – o cardápio de todos os dias. Versátil, essa receita pode ser feita em várias versões e agradar diferentes paladares. Algumas dicas, no entanto, ajudam a acertar no preparo.

Segundo a chef Patrícia Pereira, do restaurante Café & Prosa, um dos segredos para o suflê perfeito está na temperatura do forno. Ela explica que o ideal é preaquecer e ao colocar o suflê manter a mesma temperatura.

Outra dica da chef é não abrir o forno enquanto ele estiver assando e consumir o suflê logo após ficar pronto. Isso garantirá a degustação de um prato com a textura ideal e sem que haja perda de sabor. Veja algumas receitas selecionadas pelo Mais Sabor.

Foto: Divulgação
Suflê de legumes com frango desfiado

Suflê de legumes

Ingredientes
3 gemas
3 claras
1 copo de creme de leite fresco
½ copo de farinha de trigo
½ copo de vagem picada
½ copo de mandioquinha em cubos
1 copo de cenoura em cubos
1 copo de frango cozido e desfiado (opcional)
1 copo de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Dissolva a farinha de trigo no creme de leite. Junte a mistura as gemas e metade do parmesão ralado. Tempere com sal e pimenta. Selecione a função “Refogar” na Arno Multicooker e aperte o botão “power”. Coloque o azeite e espere 3 minutos para aquecer. Refogue a vagem, a mandioquinha e a cenoura por 5 minutos. Retire da Multicooker e tempere com sal e pimenta. Aperte o botão “Cancelar”. Em um recipiente, junte os legumes e o frango desfiado ao creme. Em uma batedeira, bata as claras com uma pitada de sal até ficarem em neve. Misture as claras com o creme de legumes. Despeje o creme na cuba da Multicooker. Polvilhe a outra metade do queijo parmesão por cima. Selecione a função “suflê/torta” e aperte o botão “power”. Ao término do programa, a Multicooker emite 5 sinais sonoros, que indica que a receita está pronta. Obs: é possível preparar a receita usando outros equipamentos.
Fonte: Arno

Suflê de couve-flor

Ingredientes
1 couve-flor média
3 ovos (claras e gemas separadas)
50g de queijo parmesão ralado
500ml de leite
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
Sal a gosto

Modo de preparo
Colocar a couve-flor para cozinhar em água e sal, porém sem que se torne extremamente mole. Prepare um molho branco colocando o leite, a farinha, o sal e a manteiga em uma panela. Leve ao fogo até engrossar. Reserve. Pique a couve-flor e junte as gemas, o queijo e o molho branco, misturando bem. Bata as claras em neve e junte, delicadamente, à mistura. Coloque o suflê em um refratário untado com manteiga e farinha. Asse em forno moderado, previamente aquecido, por cerca de 35 minutos ou até que se torne dourado. Sirva quente como acompanhamento de carnes.

Foto: Divulgação
Suflê de frango com espinafre

Suflê de frango com espinafre

Ingredientes
500g de filézinho de frango Seara DaGranja, cozido e desfiado
Molho bechamel (branco)
½ cebola
1 folha de louro
2 cravos da Índia
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ litro de leite integral frio
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Noz-moscada ralada na hora a gosto
4 gemas
2 xícaras (chá) de espinafre picado bem fininho
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
6 claras
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
Sal a gosto
½ xícara (chá) de farinha de rosca para untar

Modo de preparo
Para o molho béchamel, faça um corte na cebola e encaixe a folha de louro. Em seguida, espete os dois cravos. Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo. Quando derreter, junte a farinha de trigo e mexa por 30 segundos. Em fogo médio-baixo, adicione o leite frio, aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos. Quando incorporar todo o leite, adicione a cebola com louro e os cravos. Diminua o fogo e cozinhe por, aproximadamente, 15 minutos, mexendo sempre para o molho não grudar no fundo da panela. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Retire a cebola com o louro e os cravos do molho. Misture as gemas, o espinafre picado e o queijo ao molho bechamel morno. Na batedeira, bata as 6 claras em neve. Quando estiverem quase firmes adicione uma pitada de sal. Misture, com muito cuidado para não perder o volume, as claras em neve com o creme de espinafre. Unte uma forma de cerâmica grande (ou algumas individuais) com manteiga e polvilhe a farinha de rosca, formando uma fina camada. Preaqueça o forno a 200°C e asse por cerca de 20 minutos.
Fonte: Seara

Suflê Romeu e Julieta

Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de goiabada picada (300g)
1 lata de Creme de Leite Nestlé
3 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de farinha de trigo
4 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
1 copo de Requeijão Nestlé

Modo de preparo
Em uma panela, coloque a goiabada picada e leve ao fogo até derreter. Desligue o fogo, junte o creme de leite e misture bem. Reserve. Em outra panela, derreta a manteiga e junte a farinha de trigo, dourando-a ligeiramente. Adicione a mistura de goiabada reservada, mexendo sempre até formar um creme grosso e liso. Junte as gemas, misture rapidamente e desligue. Deixe esfriar. Em uma batedeira, bata as claras em neve e adicione o açúcar aos poucos. Incorpore delicadamente as claras em neve ao creme de goiabada. Distribua em 8 ramequins untados com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por 45 minutos. À parte, coloque o requeijão em um recipiente e mexa bem até amolecer; sirva acompanhando o suflê.

Suflê de frango com legumes

Ingredientes
1 peito de frango Seara cortado em cubos
800ml de leite
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de azeite
4 ovos
80g de queijo parmesão ralado
½ cebola cortada em cubos
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 cenoura média
1 batata baroa média
1 chuchu
1 abobrinha
Sal e pimenta a gosto
Salsa e cebolinha a gosto (opcional)

Modo de preparo
Corte os legumes em cubos e cozinhe em uma panela a vapor. Reserve. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e doure as cebolas e o alho. Acrescente o frango cortado em cubos e sal a gosto. Cozinhe por 20 minutos, em fogo médio. Ao abrir a panela, escorra o restante da água e desfie o frango. Em outra panela, acrescente o azeite, a farinha de trigo, o leite e uma pitada de sal. Mexa tudo, em fogo médio, até engrossar. Reserve até a mistura esfriar. Separe as claras da gema e, em um bowl grande, bata levemente as gemas com um garfo. Guarde as claras. Na mistura com a gema, acrescente o queijo ralado, os legumes cozidos, o frango desfiado, a salsa e a cebolinha. Misture bem. Depois desse passo, adicione a massa. Misture bem todos os ingredientes e reserve. Na batedeira, bata as claras em neve e misture no recipiente reservado com a massa, legumes e frango desfiado. Despeje tudo em uma travessa de vidro untada com manteiga. Asse em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos ou até dourar.
Fonte: Seara

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora