Sucos naturais são sempre a melhor opção

Frutas frescas rendem sucos nutritivos e refrescantes e sempre devem ser a escolha na hora de decidir sobre a bebida para acompanhar as refeições 


Fonte de vitaminas e outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, as frutas in natura são a melhor opção para preparar sucos. Bebidas refrescantes e saudáveis, os preparos feitos à base de fruta contribuem para elevar a imunidade do corpo, além de agirem como antioxidante e anti-inflamatório.

“Também possui alto teor de manganês e é um bom alimento para auxiliar na prevenção da osteoporose e de fraturas ósseas”, traz a nota divulgada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Para incentivar hábitos alimentares saudáveis, o órgão divulgou uma relação das principais frutas e seus benefícios nutricionais, além de duas receitinhas saborosas para fazer em casa. Confira as dicas e o passo a passo das receitas:

Foto: Pixabay
Hábito de comer fruta diariamente, ao menos três tipos por dia, é importante para a manutenção da saúde

As frutas e seus benefícios

• Banana nanica: Tem o sabor mais adocicado, tornando-se uma das variedades preferidas da fruta. Possui fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de fósforo que ajuda na saúde dos dentes e ossos e a vitamina C, que atua no sistema imunológico e é antioxidante.

• Banana prata: Fonte de energia a banana prata é um dos tipos que contém maior quantidade de potássio em sua composição, prevenindo câimbras musculares e auxiliando no controle de pressão arterial. Além disso, possui triptofano, aminoácido precursor do hormônio serotonina que está associado com a sensação de bem-estar.

• Laranja lima: É menos ácida que os outros tipos. É bastante suculenta, rica em vitamina C, potássio, ferro e vitaminas do complexo B, além de possuir características anti-inflamatórias.

• Laranja pera: A laranja é uma fruta fonte de vitamina C, além de conter fibra, ácido fólico, potássio e antioxidantes, possui diversos benefícios, entre eles ação preventiva contra gripes e resfriados, melhora função do sistema digestivo e auxilia na prevenção de anemia, pois aumenta a absorção do ferro. A melhor forma a ser consumida é in natura.

• Manga: Grande fonte de carotenoides e carboidrato, fornecendo energia para o organismo. Contém cálcio e fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal.

• Melão: O melão contém vitaminas A e C, potássio, e uma grande quantidade de água. Proporciona diversos benefícios a saúde, dentre eles controlar a pressão arterial, prevenir a desidratação e função diurética. É pouco calórico e pode ser consumido in natura ou em forma de sucos.

• Tangerina: Também conhecida como mexerica ou bergamota, é uma fruta cítrica rica em vitamina C, que auxilia na proteção do organismo. Contem fósforo e cálcio, que são minerais importantes para a manutenção de ossos e dentes.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Foto: Governo de São Paulo_Divulgação
Suco de abacaxi com gengibre

Suco de abacaxi com gengibre

Ingredientes

1/2 abacaxi grande (841g)
2 colheres (sopa) de açúcar (28g)
1 xícara (chá) de água (240ml)
1 limão grande (116g)
2 colheres (sopa) de açúcar (28g)
1 colher (sopa) de gengibre ralado (8g)

Modo de preparo
Descasque e corte o abacaxi. Bata-o no liquidificador com a água e o açúcar e reserve. Higienize e corte os limões em fatias finas. Distribua em 2 copos as fatias de limão, o gengibre e o açúcar. Amasse o açúcar até ele derreter. Acrescente gelo picado, despeje o suco de abacaxi e sirva. Se preferir, substitua o açúcar da receita por adoçante.

Rendimento: 2 porções

Peso da porção: 250mL

Tempo de preparo: 15 minutos

Valor calórico por porção: 360Kcal

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Foto: Governo de São Paulo_Divulgação
Suco de melão com erva-doce

Suco de melão com erva-doce

Ingredientes

1/2 melão (1278g)
1 1/2 colher (sopa) de erva-doce (12g)
1 1/2 xícara (chá) de água (360ml)

Modo de Preparo
Lave, higienize, descasque e corte o melão, retirando as sementes e reserve. Coloque a água e a erva-doce em um caneco e deixe até levantar fervura, por cerca de 4 minutos. Deixe o chá esfriar e coloque no liquidador junto com o melão. Bata até ficar homogêneo. Sirva gelado.

Rendimento: 4 porções
Peso da porção: 240ml
Valor calórico da porção: 57 Kcal
Tempo de preparo: 10 minutos

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora