Sobremesa de hotel em casa

Chefs da rede Hilton de hotéis abriram o livro de receitas para compartilhar três sobremesas leves, criativas e saborosas para você fazer em casa


Que tal preparar aquela sobremesa sofisticada (e saborosa), digna de restaurantes e chefs renomados? O Mais Sabor traz três receitas leves e refrescantes para você aproveitar os últimos dias de calor seguindo as dicas dos chefs da rede Hilton de hotéis, Moreno Colosimo e Pablo Ferreyra, ambos do Rio de Janeiro e Rodrigo Mezadri, de São Paulo. São preparações inéditas, exclusivas das cozinhas internacionais e (pasme!) superpráticas para preparar em casa. Confira e se apaixone.

Foto: Hotel Hilton_Divulgação
Na receita de torta vai gelatina em folha, limão siciliano, tahiti e limoncello

Torta 3 limões

Ingredientes
1 limão siciliano
1 limão rosa
1 gelatina em folha
2 limões tahiti
2 ovos
1 clara
190g açúcar
50g farinha de trigo
30g amido de milho
20g manteiga
20ml limoncello

Modo de preparo
CURD DE LIMÃO. Ferva o suco do limão siciliano com 70g de açúcar e raspas do mesmo. Em um refratário, misture os ovos com o amido de milho e despeje o resultado da fervura do limão enquanto mexe, retorne ao fogo até chegar a 82ºC, antes do ponto de fervura. Retire do fogo, adicione a folha de gelatina hidratada e acompanhe a temperatura até atingir 35ºC (este ponto é medido ao levarmos um pouco aos lábios e sentirmos a mistura morna), em seguida, emulsione com a manteiga e limoncello. SUSPIRO DE LIMÃO ROSA. Bata a clara com 60g de açúcar com o suco e raspas do limão rosa até ficar firme. Asse no forno a 70ºC até ficar seco (este processo pode levar de 2 a 4 horas). SORBET DE LIMÃO TAHITI. Ferva as raspas do limão tahiti com 60g de açúcar 400ml de água. Após esta etapa, coe e reserve o líquido, agora acrescentando o suco do limão. Misture, congele e, na hora de servir, bata no processador até ficar cremoso.

Rendimento. A receita serve uma pessoa
Fonte: chef Moreno Colosimo_Hilton Barra Rio de Janeiro

Foto: Hotel Hilton_Divulgação
Panacotta de baunilha com frutas vermelhas (morangos e framboesas)

Pannacotta de baunilha

Ingredientes

Panacotta
510g iogurte natural (3 potes)
500ml creme de leite fresco
110g glaçúcar
1 fava de baunilha
½ xícara (chá) de água

Calda
10g gelatina sem sabor
20g açúcar refinado
10 morangos
10 framboesas

Modo de preparo
PANACOTTA. Amorne todos os ingredientes em uma panela, pois ela deve ser acrescentada após o procedimento fora do fogo. Em seguida, monte em aros, copos ou forminhas e coloque para gelar por 12h. CALDA. Macere as frutas e misture aos demais ingredientes para a calda. Leve ao fogo até engrossar e tornarem-se uma calda. Deixe esfriar na geladeira por 1h. Sirva com a panacotta e outras frutas vermelhas de sua escolha.

Rendimento. 10 porções
Fonte: chef Pablo Ferreyra_Hilton Rio de Janeiro Copacabana

Foto: Hotel Hilton_Divulgação
Parfait de chocolate com avelãs, creme de leite, farinha de amêndoas e frutas vermelhas

Parfait de chocolate com nocciola

Biscuit jocond
150g farinha de amêndoas
150g açúcar de confeiteiro
40g farinha de trigo
4 ovos
30g manteiga
4 claras de ovo
20g açúcar refinado
50g pailetée feuilletine
100g nutella
20g chocolate 70%
40g avelãs tostadas, sem pele e grosseiramente picadas
Parfait de chocolate
6g gelatina em folha, hidratada
100g chocolate 70% cacau
85g chocolate 35% cacau
125g creme de leite fresco
30g creme de avelã
185g creme de leite fresco, batido em picos médios

Coulis de frutas vermelhas
70g morango
50g framboesa
50g amora
20g mirtillo
Suco de ½ limão
60g açúcar refinado
1g goma xantana

Modo de preparo
BISCUIT JOCOND. Numa batedeira, misture os ovos, a farinha de trigo, a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro. Derreta a manteiga e misture à massa, após esta etapa, bata as claras em neve, adicione o açúcar e una à mistura. Espalhe o resultado num silpat com 2mm de espessura e asse em forno preaquecido a 180ºC de 8 a 10 minutos. Por fim, misture ao creme de avelã com chocolate derretido, pailetée feuilletine e as avelãs. Espalhe esta mistura sobre o biscuit jocond e refrigere. O corte que dará o formato ao biscuit fica à escolha de cada um. PARFAIT DE CHOCOLATE. Ferva os 125g de creme de leite, despeje sobre os chocolates e o creme de avelã e mexa, com o auxílio de um fuet, até dissolver. Em seguida, adicione a gelatina hidratada e misture até se tornar homogêneo. Deixe esfriar até atingir a temperatura ambiente e acrescente o creme de leite batido em picos médios, mexendo delicadamente. Refrigere por 12 horas. COULIS. Junte todos os ingredientes, exceto a goma xantana, e cozinhe de 15 a 20 minutos em fogo baixo. Retire do fogo e bata com o mixer, adicionando a goma xantana. Por fim, passe por uma peneira fina e refrigere. MONTAGEM. Utilize o biscuit de base e o parfait como um topping. O coulis pode ser levemente pincelado sobre a sobremesa, ou deixado em pequenas bolsas pelo prato, à escolha do cozinheiro.

Dica. É possível enriquecer ainda mais a apresentação com morangos, amoras e mirtilos frescos, avelãs torradas e sem pele, sorvete de baunilha, pétalas de rosa e folhas de ouro comestíveis.
Fonte: chef Rodrigo Mezadri_Hilton São Paulo Morumbi

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!