Sete receitas de sobremesas para adoçar a vida

Coloque a mão na massa e prepare uma sobremesa caprichada


Seja um cheesecake, uma torta, mousse ou um bolo diferenciado, é possível surpreender com sobremesas caprichadas. Ideias não faltam para preparar um doce de encher os olhos. Os bolos de KitKat, por exemplo, têm um visual interessante, além de serem uma delícia. Acompanhe o passo a passo das receitas e se arrisque.

Foto: Marcelo Rocha_O Liberal
Cheesecake de maracujá

Cheesecake de maracujá

Ingredientes
150g biscoito triturado
1 pitada sal
9 colheres (sopa) de manteiga

Recheio
3 maracujás azedos ou ⅔ de xícara (chá) de polpa de maracujá
750g cream cheese em temperatura ambiente
4 ovos
300g açúcar refinado
⅓ de xícara (chá) de creme de leite fresco

Calda
2 maracujás
¼ de xícara (chá) de água
5 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho

Modo de preparo
BASE. Preaqueça o forno a 180°C. Misture os biscoitos triturados com a manteiga até formar uma espécie de farofa úmida. Coloque em uma forma redonda de 21cm, pressione e nivele bem. Asse por 15 minutos ou até ficar levemente dourada e reserve. RECHEIO. Retire a polpa dos maracujás e leve ao micro-ondas por 2 minutos e 30 segundos (em intervalos de 30 segundos). Passe a polpa por uma peneira para remover as sementes e reserve. Em uma tigela, bata o cream cheese, os ovos e o açúcar até ficar cremoso. Junte o creme de leite e a polpa de maracujá e bata até ficar homogêneo. Reserve. MONTAGEM. Despeje a mistura sobre a base assada. Envolva todo o doce e as laterais da forma com papel-alumínio. Coloque a forma com o doce dentro de uma assadeira maior para fazer um banho-maria. Adicione água quente dentro da assadeira maior até que a água cubra metade da assadeira menor. Asse por 1 hora e 45 minutos, em forno preaquecido a 150°C ou até que as laterais fiquem firmes e o centro cremoso. Desligue o forno e deixe o cheesecake esfriar dentro dele por 1 hora. Retire o chessecake do forno, remova o papel alumínio e deixe esfriar completamente. Quando frio, leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou de um dia para outro. CALDA. Junte em uma tigela a polpa do maracujá, a água, o açúcar e o amido e misture bem. Leve ao micro-ondas por 3 minutos e 30 segundos. Deixe esfriar por 5 minutos. Passe uma faca nas laterais da forma e desenforme o cheesecake. Regue com a calda de maracujá.

Fonte: Letícia Vieira_Água na Boca

Foto: No Papo das Gurias_Divulgação
Torta de maçã com doce de leite

Torta de maçã com doce de leite

Ingredientes

Massa
300g de farinha de trigo
150g de manteiga gelada
80g de açúcar mascavo
1 pitada de sal
1 ovo
1 colher (café) de canela

Recheio
3 maçãs fuji
3 maçãs verdes
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de suco de limão
1 colher (café) de canela

Modo de preparo
MASSA. Corte a manteiga em cubos e misture aos ingredientes secos com a ponta dos dedos até ficar como uma farofa. Adicione o ovo e amasse somente até incorporar. Reserve em geladeira por 30 minutos antes de abrir. RECHEIO. Rale as maçãs no ralo grosso do encaixe do ralador, adicione os outros ingredientes e cozinhe em uma frigideira grande, em fogo baixo, até que as maçãs fiquem macias. Leve à geladeira e reserve. Para fazer a cobertura, use duas latas de leite condensado cozidas por 35 min em panela de pressão.

Fonte: KitchenAid

Foto: Nestlé_Divulgação
Bolo KitKat com frutas vermelhas

Bolo de KitKat com frutas vermelhas

Ingredientes

Massa
6 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de Leite Líquido Ninho Forti+ Integral, morno
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de Chocolate em Pó Nestlé Dois Frades
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio/cobertura
300g de Chocolate Classic meio amargo picado
1 lata de Nestlé creme de leite

Montagem
2 xícaras (chá) de frutas vermelhas picadas
10 tabletes de KitKat ao leite
5 morangos em fatias
10 frutas vermelhas frescas (amora e framboesa)

Modo de preparo
MASSA. Em uma batedeira, bata os ovos até dobrar de volume. Junte o açúcar e bata mais um pouco. Diminua a velocidade da batedeira e junte o Leite Ninho. Bata mais um pouco e desligue a batedeira. Acrescente a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento em pó, peneirados, aos poucos, e misture até ficar homogêneo. Coloque a massa em uma forma de bordas altas (20 cm de diâmetro x 8 cm de altura), untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar completamente e reserve. RECHEIO E COBERTURA. Em um recipiente refratário, derreta o chocolate Classic em banho-maria e acrescente o creme de leite. Misture bem e reserve. MONTAGEM. Com auxílio de uma faca de serra, corte a massa em três partes, na horizontal.
Em um prato de servir, coloque uma das partes, cubra com uma camada de recheio, coloque outra parte de massa, cubra com mais um pouco de recheio, adicione as frutas e finalize com a última parte de massa, cobrindo todo o bolo com o restante do recheio.
Com cuidado, quebre os tabletes de KitKat em palitos e coloque-os, sempre na mesma posição, ao redor do bolo. Finalize amarrando com uma fita de sua preferência.
Decore o topo do bolo com os morangos e as frutas vermelhas e leve à geladeira por 2 horas ou até o momento de servir.

Dica. Se preferir um bolo mais úmido faça uma calda de açúcar ou use uma de sua preferência.

Fonte: Receitas Nestlé_Bruno Geraldi

Foto: Nestlé_Divulgação
Mousse de framboesa com KitKat branco

Mousse de framboesa com KitKat branco

Ingredientes
Mousse
2 xícaras (chá) de framboesas frescas
1 lata de Nestlé creme de leite
3 claras
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor

Montagem
20 biscoitos champanhe (300g)
9 tabletes de KitKat branco
Framboesas para decorar

Modo de preparo
MOUSSE. Em um liquidificador, bata rapidamente as framboesas com o creme de leite. Reserve. Em uma panela média, misture bem as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto. Continue a mexer, para não cozinhar. Transfira para uma batedeira e bata até dobrar de volume, formando um merengue firme. Reserve. Acrescente o Creme de framboesas e misture delicadamente, até incorporar tudo e formar uma mousse. Em um recipiente, junte à gelatina, 3 colheres (sopa) de água e leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver. Adicione à mousse e misture delicadamente. Cubra com plástico-filme e leve à geladeira por cerca de 20 minutos. Reserve. MONTAGEM. Em uma forma de aro removível (20 cm de diâmetro), cubra toda a lateral com os KitKat, separados em fingers, e faça uma camada, na base, com os biscoitos. Despeje cuidadosamente metade da mousse reservada, faça outra camada de biscoitos e acrescente o restante da mousse. Leve para gelar por cerca de 2 horas, ou até que esteja firme. Desenforme sobre um prato, decore com framboesas, faça um laço e sirva a seguir.

Dica. Se desejar, substitua as framboesas por morangos, ou framboesas congeladas

Fonte: Receitas Nestlé_Iara Venanzi

Foto: Nestlé_Divulgação
Torta de brigadeiro de limão siciliano

Torta de brigadeiro de limão-siciliano

Ingredientes

Massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de farinha de amêndoas
1 pitada de sal
1 gema
50g de manteiga em temperatura ambiente

Recheio
1 Leite Moça® (lata ou caixinha)
1 colher (sopa) de manteiga
Suco e raspas da casca de 1 limão-siciliano
1 caixinha de Nestlé creme de leite

Modo de preparo
MASSA. Em um recipiente, coloque a farinha de trigo, a farinha de amêndoas e o sal. Junte a gema e a manteiga. Misture e trabalhe com a ponta dos dedos até obter uma massa homogênea. Forre o fundo e os laterais de uma forma de fundo removível (10×34 cm). Fure a massa com o auxílio de um garfo e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até dourar. Reserve. RECHEIO DE BRIGADEIRO DE LIMÃO. Em uma panela, cozinhe o leite condensado com a manteiga por cerca de 8 minutos. Desligue o fogo, acrescente o suco e as raspas do limão-siciliano e o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Deixe esfriar e reserve.
MONTAGEM. Distribua o recheio já frio sobre a massa reservada e decore com rodelas de limão-siciliano. Sirva gelado.

Dica. Se desejar, substitua o limão-siciliano por limão-cravo.

Fonte: Receitas Nestlé_Carol Gherardi

Foto: Nestlé_Divulgação
Cuscuz de tapioca com coco

Cuscuz de tapioca com coco fresco

Ingredientes
2 vidros de leite de coco (400ml)
2 xícaras (chá) de tapioca granulada
1 Leite Moça® (lata ou caixinha)
1 xícara (chá) de coco fresco ralado grosso
½ xícara (chá) de coco em fita para decorar

Modo de preparo
Em uma panela, misture o leite de coco e 1 xícara (chá) de água. Mexa bem e leve ao fogo para aquecer. Quando iniciar a fervura desligue o fogo. Junte a tapioca, o leite condensado, o coco fresco e misture bem. Deixe hidratar por 30 minutos. Em uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) molhada, coloque a tapioca e leve à geladeira por cerca de 2 horas. Em uma frigideira, toste o coco em fita e reserve. Desenforme o cuscuz, e decore como coco em fita reservado. Sirva.

Fonte: Receitas Nestlé_Bruno Geraldi

 

Foto: Nestlé_Divulgação
Torta crocante com doce de leite e banana

Torta crocante com doce de leite

Ingredientes
1 Leite Moça® (lata ou caixinha)
8 pedaços de massa filo pronta (12×30 cm)
6 bananas-nanicas em rodelas finas
Raspas da casca de 1 limão

Modo de preparo
Retire o rótulo e o excesso de cola da lata de leite condensado, coloque-a fechada em uma panela de pressão e adicione água suficiente para cobri-la. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 20 minutos (contados após início da fervura). Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar antes de abri-la. Transfira o conteúdo para um recipiente e misture para ficar homogêneo. Reserve. Em uma assadeira, untada com manteiga, coloque os pedaços de massa filo, pincele manteiga, e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por 8 minutos. Reserve. Em um prato de servir, coloque um pedaço de massa filo, distribua um pouco do leite condensado cozido reservado e cubra com as rodelas de banana. Repita o processo até acabar os ingredientes, finalizando com o leite condensado cozido. Polvilhe as raspas de limão e sirva.

Fonte: Receitas Nestlé_Carol Gherardi

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!