Sete receitas com feijão branco

De textura macia e sabor único, esse tipo de feijão é rico em proteínas, ferro e fibras, além de auxiliar no controle do peso


O feijão-branco é popular na América do Sul, presente na culinária de muitos países latinos, especialmente, nas saladas. E assim como velhos conhecidos dos brasileiros (o feijão-preto e o feijão-carioca), o branco pode ser facilmente adaptado a inúmeras receitas, contribuindo com sabor e saúde. Esse grão é fonte de proteínas, ferro e fibras, que aumentam a sensação de saciedade podendo auxiliar no controle do peso.

É rico em faseolamina, nutriente que impede a absorção do carboidrato pelo organismo, antes que ele se transforme em açúcar. Possui ainda vitaminas do complexo B, que participam de processos de geração de energia, e minerais, como o magnésio, que promove a saúde muscular, e o zinco, que fortalece nosso sistema de defesa. Esse feijão de cor branca é maior que os demais, sequinho e macio.

Possui sabor suave e levemente amendoado, podendo ser utilizado em uma série de pratos, incluindo o famoso cassoulet, um tipo de feijoada branca. Confira sete receitas deliciosas para experimentar em casa.

Consultoria: Camil

Foto: Luiza Cazzeta e Hugo de Lima_Divulgação
Salada de bacalhau com feijão branco

Salada de bacalhau com feijão branco

Ingredientes

1 ½ xícara (chá) de feijão-branco cozido (sem caldo)
250g de bacalhau dessalgado, desfiado e congelado
1 cebola
1 xícara (chá) de tomates grape
2 colheres (sopa) de azeite
Caldo de 1 limão-taiti
¼ xícara (chá) de salsinha fresca
¼ xícara (chá) de alho-poró fatiado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Em uma panela média, coloque água para ferver. Junte o bacalhau e cozinhe por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. Descasque e corte uma cebola em cubos médios. Lave, seque e corte os tomates ao meio. Lave, seque e pique a salsinha grosseiramente. Leve uma frigideira ao fogo médio, regue com 1 colher (sopa) de azeite e refogue a cebola até dourar. Desligue o fogo. Escorra a água do bacalhau, transfira as lascas para a frigideira e misture com as cebolas douradas. Adicione o feijão-branco e os tomates. Regue com o azeite restante, o caldo de limão e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem. Finalize com a salsinha picada e o alho-poró fatiado. Sirva a seguir em temperatura ambiente ou leve para esfriar na geladeira.

Rendimento: 8 porções
Fonte: Ubiratan Vieira_Luiza Cazzeta_Hugo de Lima

Foto: Divulgação
Feijão branco com molho de tomates e vagem

Feijão branco com molho de tomates e vagem

Ingredientes

Feijão
1 lata de feijão-branco
1/3 da embalagem de vagem congelada
Um fio de azeite de oliva extra virgem
½ cebola picada em cubos
½ dente de alho picado
1 tomate picado em cubos, sem sementes
1 colher (sopa) de folhas de tomilho
Sal e pimenta-do-reino a gosto (opcional)

Arroz
¼ da embalagem de Espinafre Picado Congelado Bonduelle
1 xícara (chá) de arroz branco cozido
Azeite de oliva extra virgem a gosto
1 dente de alho picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto (opcional)

Frango
1 vidro de champignon fatiado e escorrido
Um fio de azeite de oliva extra virgem
½ cebola picada
½ dente de alho picado
1 peito de frango em cubos
Uma pitada de sal
1 colher (sopa) de salsinha

Modo de preparo

FEIJÃO. Em uma panela com azeite, refogue a cebola e o alho e tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione a vagem, o tomate e o tomilho e deixe até que evapore o líquido de cozimento. Acrescente o feijão e deixe até esquentar, mexendo de vez em quando.

ARROZ. Em uma panela com azeite, doure o alho, adicione o espinafre e tempere a gosto. Deixe até que evapore o líquido do cozimento, mexendo de vez em quando. Adicione o arroz cozido, misture e deixe até aquecer.

FRANGO. Em uma frigideira com um fio de azeite, doure o frango. Junte a cebola e o alho e deixe por três minutos. Acrescente o champignon e deixe até secar o líquido de cozimento. Desligue o fogo, adicione a salsinha e misture.

Fonte: Bonduelle

Foto: Divulgação
Nhoque de feijão branco com ragu de costelinha e caldo de legumes

Nhoque de feijão branco com ragu de costelinha

Ingredientes

Nhoque
2 xícaras (chá) de feijão-branco
4 xícaras (chá) de água
1 gema
1 colher (chá) de sal
½ xícara (chá) de farinha de trigo

Ragu
2 colheres (sopa) de azeite
500g de costelinha de porco cortada em cubos médios
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
1 cenoura pequena ralada no ralo grosso
½ xícara (chá) de vinho branco seco
4 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 lata de tomate pelado
1 colher (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (chá) de sal
Pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado

Para enfarinhar: Farinha de trigo

Modo de preparo

NHOQUE. Na véspera, coloque em uma tigela o feijão-branco, cubra com água e deixe de molho. Escorra a água e, em uma panela de pressão, adicione o feijão-branco e 4 xícaras (chá) de água. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos. Desligue o fogo e aguarde sair a pressão.

Escorra bem o feijão-branco e coloque no processador. Processe aos poucos até formar uma pasta. Coloque em uma tigela, cubra com filme plástico e reserve por pelo menos 1 hora ou até esfriar. Em seguida, acrescente a gema, o sal, a farinha e misture bem.

Em uma superfície enfarinhada, faça cordões com a massa e corte-os em pedaços com cerca de 3 cm. Cozinhe os nhoques em água fervente temperada com sal. À medida que os pedaços de nhoque forem subindo à superfície, retire-os com uma escumadeira e coloque-os em um refratário. Repita o processo até terminar a massa. Reserve em local aquecido.

RAGU. Em uma panela aqueça o azeite e frite a carne de costelinha até dourar por igual. Coloque a cebola, o alho e a cenoura, e frite mais um pouco. Junte o vinho e cozinhe, mexendo de vez em quando, até evaporar o álcool.

Adicione o caldo de legumes, o tomate pelado, extrato de tomate, sal e pimenta, e cozinhe com a panela tampada, em fogo baixo, por 50 minutos, mexendo algumas vezes, até reduzir o líquido e cozinhar a carne. Desfie a carne grosseiramente, descarte os ossos da costelinha, junte o cheiro-verde e misture bem. Coloque sobre os nhoques reservados e sirva a seguir.

Fonte: Camil

Foto: Divulgação
Biscoito de arroz integral com pasta de feijão branco com gengibre

Pasta de feijão branco com gengibre

Ingredientes

1 embalagem de feijão-branco (380 )
½ colher (chá) de gengibre fresco ralado
2 colheres (chá) de cebolinha verde picada
Sal a gosto
Azeite a gosto

Para servir
Biscoito de arroz integral
Palitos de cenoura
Palitos de pepino

Modo de preparo

FEIJÃO. Na véspera, coloque o feijão-branco em uma tigela e cubra com água e deixe de molho. Escorra a água e, em uma panela de pressão, adicione o feijão-branco e 4 xícaras (chá) de água e cozinhe por 20 minutos contados a partir do início da pressão. Desligue o fogo e aguarde sair toda a pressão antes de abrir a panela e reserve até esfriar.

PASTA. Escorra o feijão pronto reservando 1 colher (sopa) do caldo. Coloque no processador o feijão e a água de conserva. Processe aos poucos até formar uma pasta. Transfira para uma tigela e adicione o gengibre, a cebolinha, tempere com o sal e pimenta e misture até ficar homogêneo. Regue com azeite e sirva em seguida acompanhado do biscoito de arroz integral, palitos de cenoura e pepino.

Dica. Se preferir, sirva com palitos de salsão ou tomate-cereja.
Fonte: Camil

Foto: Eating Well_Divulgação
Cassoulet de frango

Cassoulet de frango

Ingredientes
1 xícara (chá) de feijão-branco cru
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho espremidos
2 tomates médios picados
300g de peito de frango, sem pele e sem osso, cortado em cubos
2 sobrecoxas de frango, sem pele e sem osso, cortadas em cubos
2 ½ colheres (chá) de tempero pronto de louro
4 xícaras (chá) de água (800ml)

Modo de preparo
Deixe o feijão de molho de um dia para o outro. Escorra e reserve. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite em fogo alto e doure o alho. Junte o tomate e refogue por 5 minutos. Acrescente o peito e a sobrecoxa de frango, aos poucos, e tempere com o tempero de louro. Frite por 10 minutos, ou até secar o líquido formado. Adicione a água e os grãos de feijão reservados, tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo médio. Retire do fogo, espere a pressão ceder e sirva em seguida, acompanhado de arroz branco.

Dica. Você pode substituir a carne de frango por carne bovina ou suína.

Fonte: Sabores Ajinomoto e Eating Well

Salada de feijão branco

Ingredientes
1 xícara (chá) de feijão-branco
1 dente de alho picado
3 colheres (sopa) de vinagre
½ xícara (chá) de azeite
1 maço de salsinha picado
1 cebola roxa picada
2 tomates, sem sementes, picados em cubinhos
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Deixe o feijão de molho em meio litro de água quente (500 ml) durante 2 horas. Aqueça 1 litro de água em uma panela de fundo grosso e acrescente o feijão junto com a água do remolho. Cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, por cerca de 50 minutos, ou até que os grãos fiquem macios.

Para preparar o molho, coloque um pouco de sal e pimenta-do-reino no fundo de uma saladeira. Acrescente o alho e o vinagre e despeje, aos poucos, o azeite em fio, batendo com um garfo ou um batedor de arame, até ficar uniforme. Escorra o feijão e misture-o, ainda quente, com o molho.

Adicione salsinha, cebola e tomates. Prove e, se necessário, acerte o sal. Cubra a saladeira com filme plástico e deixe em geladeira por, pelo menos, meia hora antes de servir.
Fonte: Meu Biju_Josapar

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora